A Time Out na sua caixa de entrada

Jardim Zoológico de Lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa

Os novos inquilinos do Zoo de Lisboa são os maiores mamíferos da Austrália

Agora há cangurus-vermelhos à sua espera no Jardim Zoológico de Lisboa. São os maiores mamíferos australianos e os maiores de todos os marsupiais.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

A morada mais selvagem da cidade está cada vez mais animada. Este ano, além das novas crias de suricata e zebra, há um novo grupo de inquilinos: são quatro cangurus-vermelhos (Macropus rufus) e chegam agora a Portugal pela primeira vez, vindos de dois zoos franceses. Para celebrar, o Jardim Zoológico de Lisboa está a promover um passatempo muito especial. Se for um dos vencedores, terá oportunidade de visitar o zoo e conhecer esta espécie sem ter de puxar os cordões à bolsa.

Endémico da Austrália, o canguru-vermelho é conhecido não apenas como o maior dos cangurus, mas também como o maior mamífero australiano: quando de pé, chega a atingir os dois metros de altura. Apesar da pelagem das fêmeas ser cinza-azulada, a dos machos é avermelhada e contrasta com as restantes espécies de canguru. Para comunicar, usam vocalizações semelhantes a grunhidos, tosse e assobios. Na alimentação, são selectivos (preferem plantas verdes, como rebentos) e podem fazer deslocações de mais de 200 km só para encontrarem a refeição perfeita.

Como o seu habitat natural são os desertos e savanas áridas do continente australiano, os cangurus-vermelhos estão muito bem adaptados às condições adversas do meio e, além de conseguirem permanecer várias semanas sem beber água, conseguem ainda suportar o calor extremo, recorrendo a uma técnica de arrefecimento que passa pelo humedecimento das patas dianteiras com saliva. Quer saber mais? Há uma página inteira dedicada a este marsupial no site do zoo, com muitas curiosidades.

Jardim Zoológico de Lisboa, Praça Marechal Humberto Delgado. Seg-Dom 10.00-20.00. 13,78-21,38€ (5% de desconto online).

+ Actividades para miúdos que gostam de animais

+ Leia já, grátis, a edição Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade