A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Paço de Arcos vai ter quatro dias de vinho generoso (e petiscos)

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Prepare-se para quatro dias de comes e bebes em Oeiras. A Mostra Gastronómica de Paço de Arcos está de regresso. Este ano pode contar com a presença de mais de dez restaurantes, uma gelataria e uma padaria. Carcavelos contribui com o “Villa Oeiras”, um dos únicos quatro generosos que se produzem em Portugal.

A 10.ª edição da Mostra Gastronómica de Paço de Arcos decorre de quinta-feira a domingo, em pleno centro histórico, na Rua Costa Pinto, que estará encerrada ao trânsito automóvel. A entrada é livre e o evento começa todos os dias às 12.30, mesmo a tempo de começar a pensar em reconfortar o estômago.

O objectivo é continuar a promover a salvaguarda do património, assim como dinamizar o comércio local através da divulgação da restauração, cujas especialidades e doçaria local se propõe apresentar para degustação.

O vegetariano Govinda ou O Pátio Antico, com cozinha típica do Sul de Itália, que chegou o ano passado ao Saldanha, estão entre os restaurantes que por lá vai encontrar. Se preferir sabores tradicionais, conte também com a familiar Mercearia André e a Taberna 106, perfeita para quem é fã de petiscos. Pode ainda experimentar a Comida com Graça, Os Arcos ou os Momentos no Paço.

Para se refrescar, tem a gelataria artesanal Don Pavili, fruto de um sonho de um português e dois italianos, que ganhou o ano passado o prémio de “O Melhor Gelado de Portugal”, atribuído pela Camera di Commercio Italiana per il Portogallo, graças aos sabores de morango e avelã. Na ementa, há gelados com matérias-primas provenientes dos quatro cantos do mundo, sorvetes sem lactose e com muita fruta, uma versão adaptada da gaufre bruxelloise, uma especialidade da gastronomia belga, e muitas outras iguarias, como frappè e tiramisú trevigiano.

A Confraria do Vinho de Carcavelos fica responsável por lhe encher o copo – com o “Villa Oeiras”, um vinho generoso que remonta ao século XIV e atingiu o seu período áureo pelas mãos laboriosas do Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. O branco é produzido a partir de quatro castas: Galego Dourado, Ratinho, Arinto, Rabo-de-Ovelha e Seara-Nova. No tinto, diz-se que a combinação perfeita entre outras três: Castelão, Amostrinha e Trincadeira. É provar.

O evento começa no dia 20, às 12.30, encerrando apenas pelas 22.00. Nos dias seguintes, 21 e 22 de Junho, pode comer, beber e passear até às 23.00. No último dia, 23, a mostra encerra novamente às 22.00.

+ A Madragoa ganhou uma livraria, galeria e café onde o desenho é rei

Últimas notícias

    Publicidade