A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Plataforma de streaming gratuita aposta no cinema falado em português

Dois cineastas criaram uma nova forma de ver filmes em língua portuguesa. Chama-se NOVOCINE e é uma sala de cinema online, onde a cada vinte dias fica disponível uma nova obra. O acesso é gratuito.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Foi lançada na última quinta-feira a NOVOCINE, uma nova plataforma de streaming dedicada ao cinema falado em português. Fundada pelos cineastas portugueses Afonso Mota e Madalena Fragoso, que se têm dedicado à produção e realização de filmes independentes, é de acesso é gratuito, não pede registo e todos são livres de partilhar as obras que lá vão sendo disponibilizadas.

A ideia central deste projecto é a divulgação de filmes independentes que tiveram poucas oportunidades de serem vistos pelo público – ou porque não tinham uma estrutura de distribuição, porque estiveram pouco tempo no circuito de festivais ou mesmo porque ficaram esquecidos no tempo. Sejam curtas ou longas-metragens, documentários ou obras de ficção, com imagem real ou animada, aqui não há restrições de género ou duração, numa plataforma que quer também ser um arquivo aberto que, a cada partilha, vai sendo enriquecido. Ou seja, sempre que um novo filme fica disponível, o anterior desaparece, mas no separador "Arquivo" ficará disponível o conteúdo extra a ele associado, além da sinopse e ficha-técnica.

É a cada 20 dias que a NOVOCINE disponibiliza uma nova produção e os filmes são sempre acompanhados por conteúdos adicionais, que tanto podem ser um texto sobre o filme ou uma conversa com os realizadores, que até podem propor, por exemplo, um link para a banda-sonora do filme ou extras relacionados, num projecto que promove a intervenção dos autores dos filmes na construção do site, com elementos visuais, sonoros ou escritos. Além disso, os autores de cada obra são pagos para mostrar o seu trabalho, graças ao apoio Ad Hoc do Instituto do Cinema e Audiovisual e também do Programa Garantir Cultura.

novocine
©DRA Casa e os Cães (2019), realizado por Madalena Fragoso e Margarida Meneses

A escolha para o primeiro filme, que pode ver na plataforma até 17 de Outubro, é, como descreve Afonso Mota à Time Out, uma espécie de “slow opening”, além de uma obra que é próxima dos dois fundadores do projecto: A Casa e os Cães (2019), realizado por Madalena Fragoso e Margarida Meneses e que contou com Afonso na equipa técnica. Um filme gravado por cinco amigos que, ao longo de cinco anos, filmaram as suas vidas e que chegaram a partilhar uma casa, “tomada pela especulação”, durante um ano. Associado ao filme, foi disponibilizado um texto assinado pela cantora e compositora Maria Reis, que também dá voz a Madalena Fragoso. Sobre o filme, a realizadora responde à Time Out: “Foi realizado por mim e pela Margarida, mas é assinado por um grande grupo de amigos. Teve duas exibições em Lisboa e uma no Porto e quando foi visto foi muito acarinhado”, recorda, sublinhando o desejo de que agora seja mais “falado, discutido e partilhado”.

O nome do segundo filme é ainda uma surpresa, apesar de já terem planeadas as exibições dos seis próximos meses. Revelam, no entanto, que vem do Brasil, passa-se noutra época, é uma longa-metragem e “altamente diferente”, garante Afonso. "Temos dado mais preferência a filmes que não tiveram tantas hipóteses de serem vistos", explica o cineasta, adiantando que, brevemente, irão adicionar a opção para submissão de filmes directamente na plataforma. E não fecha a possibilidade a parcerias que permitam a exibição de filmes em salas físicas. Apesar de estar totalmente dedicada às produções faladas em português, a NOVOCINE está também traduzida em língua inglesa, uma forma de ampliar a audiência, já que é possível adicionar aos filmes legendas na língua de sua majestade.

+ Música, cinema, teatro e duas novas exposições. A 5 de Outubro, é tudo grátis no maat

+ Temps d’Images prolonga festa dos 20 anos com música e espectáculos

Últimas notícias

    Publicidade