Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Príncipe Real recebe uma grande feira com street food saudável, rastreios e aulas grátis
Notícias / Vida urbana

Príncipe Real recebe uma grande feira com street food saudável, rastreios e aulas grátis

Jardim botanico de lisboa
Fotografia: Manuel Manso

No Dia Mundial da Saúde, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim Botânico de Lisboa vão promover hábitos de vida saudáveis através de rastreios, conversas, aulas abertas, workshops, concertos, teatro e até uma feira do livro.

A Feira da Saúde de Lisboa, marcada para 7 de Abril, inaugura com uma caminhada, com os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central, mas o programa conta com mais actividades gratuitas para toda a família e a presença do Hospital dos Pequeninos.

Entre as 10.00 e as 19.00, vão estar a decorrer rastreios cardiovasculares e de nutrição, saúde oral, diabetes, HIV, hepatites virais e sífilis. No mesmo horário, decorre ainda a Feira do Livro de Saúde Mental e haverá um recinto com esplanadas, dedicado à street food saudável.

A partir das 11.00, há muitos workshops para aproveitar, desde o de alimentação saudável (11.00-11.45), no Palmário do Jardim Botânico de Lisboa, ao de emoções (15.00-15.45), com a psicóloga clínica Nathalie Marques, no Pavilhão, antigo picadeiro. Para os séniores, há programação especial, com um workshop de prevenção de quedas (14.30-15.00) e outro com exercício de equilíbrio e força muscular (15.15-15.45). 

Para ficar em forma, há aulas abertas de yoga (11.15-12.00), hip-hop (11.30-12.00), biodanza (12.00-12.45) e danças de salão (17.00-17.30). Mas, se preferir estar sentado, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência terá conversas com a comunidade a decorrer na Sala Vandelli, das 10.30 às 17.50.

Durante todo o dia, poderá aprender mais sobre diabetes, saúde psicológica, relações interculturais na saúde, sono na infância, estilos de vida saudáveis, doenças psicossomáticas, psicoterapia, integração comunitária de pessoas com doença mental e comportamentos seguros para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A agenda contempla ainda dois concertos, um da Inoportuna – Tuna Académica da Faculdade de Letras de Lisboa (14.00-14.30) e outro da Tuna Médica de Lisboa (16.30-17.15), antes de uma sessão de teatro (17.30-18.30).

O encerramento está marcado para as 19.00, com a presença do coordenador do projecto Fábrica de Cidadãos, da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa (CML), do vereador dos Direitos Sociais e Educação da CML e do presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

+ Cascais celebra Dia Mundial da Actividade Física com aulas grátis

+ A bem da saúde, Belém recebe feira com yoga e ginástica grátis

Publicidade
Publicidade