A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Quase a fazer 100 anos, o Carnide Clube vai deixar a sede de sempre

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Está a terminar o prazo para a colectividade entregar as chaves à proprietária, a marquesa do Lavradio, que decidiu não renovar o contrato de arrendamento.

Aproximam-se os últimos dias para se resolver a situação do histórico Carnide Clube. A 31 de Agosto termina o prazo para o colectivo entregar as chaves a Teresa Almeida, marquesa do Lavradio e proprietária do edifício.

Neste momento, "o ponto da situação é um ponto de interrogação", desabafa Tânia Estronca, que há 18 anos preside ao clube fundado em 1920 e agora se vê a braços com uma luta contra o tempo. Em Abril deste ano o Carnide foi notificado pelo proprietário: o contrato de arrendamento não seria renovado. "De Abril para Agosto não conseguimos mudar", lamenta a presidente.

Mas foram accionados mecanismos que podem ajudar o clube a ganhar tempo para uma mudança de instalações. Falamos da ajuda da Junta de Freguesia de Carnide que subscreve a petição "Não ao Despejo do Carnide Clube" e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que submeteu a consulta pública, terminada na passada semana, a proposta de reconhecer o clube como entidade de interesse histórico e cultural ou social local. "Isto ajuda", garante Fábio Sousa, presidente da Junta. "Leva inclusive a que a CML possa disponibilizar mecanismos de apoio superiores face àquilo que são as necessidades do clube. Digamos que é necessário encontrar uma nova sede e há aqui uma mudança no posicionamento camarário para encontrar uma solução", explica. Em Setembro esperam-se novidades.

+ Os melhores restaurantes em Carnide

+ Uma livraria em Carnide onde a solidariedade é um livro aberto – e outros projectos solidários

Últimas notícias

    Publicidade