A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Espontâneo — Campeonato Mundial de Improviso 2022
Rodrigo Simas

Quatro países disputam a final do Campeonato Mundial do Improviso no Coliseu este fim-de-semana

Ponha o cachecol e vá ao Coliseu dos Recreios torcer pela selecção portuguesa no campeonato mais cómico do ano.

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares
Publicidade

Depois da bem sucedida edição do ano passado, em que o Brasil foi a equipa vencedora – com os improvisadores Rafael Pimenta, da Porta dos Fundos, e Daniel Nascimento, do colectivo Barbixas –, o Campeonato Mundial de Improviso está de volta ao Coliseu.

A edição de 2023 é disputada pelas selecções nacionais de Itália, México, Brasil e Portugal, com dois improvisadores por equipa. Como é habitual em espectáculos de teatro de improviso, é da plateia que vêm as palavras que servem de mote a cada cena de improviso, e é isso que torna cada espectáculo completamente único e irrepetível. 

No Campeonato Mundial, cada cena, de cinco minutos, põe em palco um par de países, representados por dois improvisadores cada, até que todas as equipas tenham defrontado as restantes e sido avaliadas pelo público e dois jurados. Um árbitro de apito em riste está em palco para fazer cumprir os tempos e as regras. A pontuação obtida passa para a noite seguinte, em que se disputa a eleição do Campeão do Mundo 2023 entre as duas equipas finalistas.

Não se pense no entanto que a segunda noite é um desfile na avenida para a equipa com mais pontuação. Neste formato de comédia de improviso, as equipas podem jogar trunfos, como por exemplo trocar de pontuação com um adversário, se o público lhes der a vitória nessa ronda. Na edição do ano passado, o recurso às mais diversas jogadas permitidas pelas regras fez com que o suspense sobre o campeão se mantivesse até ao fim.

O Campeonato Mundial de Improviso é uma co-produção do Coliseu com o colectivo de teatro de improvisação Instantâneos, responsável também pelo Espontâneo – Festival Internacional de Teatro de Improviso, que ao longo dos últimos dez anos tem trazido a Portugal alguns dos nomes internacionais mais relevantes desta arte de palco.

Coliseu dos Recreios. Sex-Sáb 21.30. 15€

+ Festas secretas inspiradas no Burning Man estão de volta a Lisboa

+ Festival 5L. Mais de 100 autores e um programa para ler, ouvir e fazer

Últimas notícias

    Publicidade