A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Varandas Verdes - Jardins Abertos
Armindo Ribeiro/Câmara Municipal de Lisboa

Quem quer um jardim na fachada do prédio? Varandas Verdes voltam a oferecer as plantas

O festival terá, mais uma vez, uma edição mista com actividades presenciais e outras online. A programação sai em breve.

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Que o Festival Jardins Abertos ia regressar para uma edição de Outono já nós lhe tínhamos dito, mas o que talvez não saiba ainda é que a iniciativa Varandas Verdes volta também para transformar fachadas de prédios em autênticos jardins.  

A edição de Julho já trouxe um novo formato híbrido, que mistura actividades presenciais com outras online, e que agora se mantém na edição outonal do festival marcada para os fins-de-semana de 17 e 18 e 24 e 25 de Outubro. Uma das novidades da última edição foi precisamente o projecto Varandas Verdes, cujo objectivo é tornar mais verdes as fachadas de alguns prédios da cidade com a ajuda de grupos de vizinhos que o queiram fazer.  

A organização quer identificar comunidades de vizinhos, em diferentes zonas da cidade, que partilhem entre si o interesse pelas plantas. Depois vão ser escolhidas mais quatro fachadas da cidade para serem intervencionadas e se transformarem em selvas urbanas. 

Quem tem um prédio com vizinhos amigáveis e com interesses verdejantes pode inscrever-se aqui, sendo necessário haver um coordenador do prédio que partilhe também os contactos de todos os moradores e intervenientes para uma reunião virtual prévia para alinhar detalhes. 

A inscrição requer a escolha dos dias mais oportunos para a intervenção e também as motivações dos moradores em fazer parte da iniciativa.

Depois de escolhidas as fachadas, e de acordo com as normas de segurança e higiene impostas pela Direcção-Geral da Saúde, os materiais (plantas, vasos ou substractos) são deixados à porta do prédio e cada vizinho fica encarregue da actividade de plantio com a ajuda, à distância, de técnicos e jardineiros que dão instruções a partir da rua com um megafone.

As intervenções, que estão abertas até 30 de Setembro, são gratuitas e feitas com o apoio da Planta Livre.

+ Leia já, grátis, a edição Time Out Portugal desta semana

+ Teatro do Bairro Alto monta o palco no Lux até ao final do ano

Últimas notícias

    Publicidade