A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Revelado esboço de Siza e Souto de Moura para o terreno da antiga Feira Popular

Dois Pritzkers para Entrecampos. A Fidelidade, que comprou os terrenos da antiga Feira Popular em Entrecampos, apresentou parte do projecto que pode ser aprovado esta semana.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Quem avançou a notícia foi o jornal ECO, que divulgou imagens cedidas pelo vereador do PSD João Pedro Costa e alguns pormenores do processo, como a apresentação de um esboço do projecto em reunião de Câmara, pela Fidelidade: o masterplan para os antigos terrenos da Feira Popular, em Entretecampos, inclui, pelo menos, cindo edifícios e é assinado por Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, arquitectos portugueses vencedores do Prémio Pritzker. Deve ser aprovado pela autarquia durante esta semana. A próxima reunião dos vereadores de Lisboa está marcada para quinta-feira, 23 de Julho.

Foi no final de 2018 que a Fidelidade se tornou a proprietária de um conjunto de lotes que faziam parte da chamada Operação Integrada de Entrecampos. Os terrenos foram arrematados por 273,9 milhões de euros em hasta pública.

Nesse ano, a CML anunciou o projecto Operação Integrada de Entrecampos, desenhado para a construção de 700 apartamentos de habitação a renda acessível, 279 em regime de venda livre, creches, um jardim de infância, uma Unidade de Cuidados Continuados, um Centro de Dia e Lar, uma galeria de arte e até um espaço de preservação da memória do Teatro Vasco Santana, o grande palco da antiga Feira Popular de Lisboa. A área total da operação é superior a 25 hectares, um terço dos quais serão reservados a espaços verdes.

Os novos edifícios vão ocupar vários terrenos, entre eles os terrenos onde durante 42 anos (1961-2003) funcionou o antigo parque de diversões. Nesta área já estava prevista a construção de edifícios de promoção privada destinados a escritórios, comércio e habitação. A venda foi feita em parcelas autónomas, mas a Fidelidade arrematou todos os lotes.

Na passada sexta-feira solicitámos à CML que confirmasse as informações publicadas pelo ECO, mas até à publicação deste artigo não chegou uma resposta.

+ Mastros e Pescadores: mais duas ruas onde as esplanadas substituíram os carros

+ Leia já, grátis, a nova edição da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade