Notícias

Sanimaia: um novo paraíso da decoração no centro de Lisboa

Nasceu há 30 anos para se especializar em casas de banho. Hoje, tem uma palavra a dizer em todas as divisões da casa e acaba de abrir uma loja em Lisboa.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Sanimaia
Francisco Romão Pereira
Publicidade

Depois de uma longa tradição na área da moda, parece que na Rua Castilho começa a desenhar-se um novo roteiro, desta vez voltado para a decoração e para os interiores. A mais recente novidade chama-se Sanimaia e é uma loja portuguesa há 30 anos no mercado. Se inicialmente se dedicou em exclusivo às casas de banho, hoje abrange toda a casa – do mobiliário aos pequenos objectos de decoração.

"Há seis meses, esta loja estava só no campo das ideias. Encontrámos este este espaço e achámos que era o sítio", explica Helena Maia, directora-geral da empresa portuguesa, que tem na Trofa o seu quartel-general, uma loja com 2000 metros quadrados. A norte há ainda outras duas lojas e ambas ficam no Porto.

Sanimaia
Francisco Romão Pereira

Para a Rua Castilho, a Sanimaia trouxe uma amostra do seu catálogo. A decoração domina a frente da loja, com uma selecção de luxo de títulos das editoras Assouline e Taschen. Não é por acaso que o espaço está ultra perfumado – é que as velas são mesmo um dos ex-líbris da casa (logo a seguir às decorações de Natal que, com a abertura da loja tão em cima da quadra, acabaram por não vir para Lisboa). Baobab Collection, Onno ou a italiana Ortigia são as responsáveis pelos aromas que se sentem no ar. A Comporta, que agora também tem sprays para a casa, é uma das novidades.

Sanimaia
Francisco Romão Pereira

Os vidros e cerâmicas são outras das estrelas, com representantes tão ilustres como a Lalique, a Bordallo Pinheiro, Les Ottomans ou a EDG. Numa loja que se divide de acordo com as divisões de uma casa, chegamos rapidamente à cozinha, com objectos impossíveis de ignorar. Falamos de tachos e caçarolas da Le Creuset, utensílios da Alessi e pequenos electrodomésticos Smeg. Nos têxteis, a selecção de marcas não é menos ambiciosa e vai da Missoni a produtores nacionais como a Habidecor e a Celso Lemos. Todo este mostruário devidamente complementado com peças bordadas à mão, incluindo alguns exemplares de bordado Madeira.

Sanimaia
Francisco Romão Pereira

Conhecidos, até hoje, como os "alfaiates das casas de banho", como admite Helena, o segmento não podia ser deixado de fora. Para aqui, vieram alguns dos objectos mais notáveis do catálogo da Sanimaia, como o lavatório de quartzo rosa em destaque num dos expositores.

Sanimaia
Francisco Romão Pereira

Nem a decoração de exteriores escapa a esta curadoria – a nova loja tem um pátio interior mobilado pela belga Tribù. Um prenúncio de uma agenda que a gerência quer ver preenchida de exposições, workshops e provas de vinhos.

Rua Castilho, 57C (Marquês de Pombal). 21 385 0241. Seg-Sáb 10.00-19.00

 + Aos 90 anos, a Sanjo está mais fresca do que nunca

+ Edições limitadas e uma fila à porta: a Nude Project chegou a Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade