A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Tem dúvidas sobre novas regras nos arrendamentos? Resolva com um telefonema

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Câmara de Lisboa lança linha telefónica "É Habitação", após medidas criadas para o mercado privado de arrendamento no âmbito da pandemia.

A 19 de Março, o Governo decidiu suspender todas as acções de despejo a nível nacional, bem como a denúncia de contratos de arrendamento, habitacional ou não, e a execução de hipotecas sobre habitação própria e permanente. Medidas que podem suscitar dúvidas e que a Câmara de Lisboa se disponibiliza a esclarecer, através de uma linha de apoio. A iniciativa “É Habitação” foi pensada para ajudar os munícipes a clarificar questões relacionadas com as novas regras no arrendamento. Por exemplo, se tiver dúvidas sobre processos de despejo a decorrer ou sobre aumentos de rendas, ligue para o 800 919 075 (chamada gratuita).

Este novo canal de comunicação também ajudará o município a avaliar necessidades que surgem na sequência da pandemia e os efeitos que esta poderá ter no mercado de habitação. Desta forma, o município poderá implementar políticas de resposta adequadas, lê-se em comunicado. “Precisamos de perceber como é o dia de amanhã das pessoas, para pensar em novos modelos, em novas medidas”, acrescenta Paula Marques, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local.

A linha "É Habitação" está em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 09.00 e as 17.30, e além do número de telefone também pode usar o email ehabitacao@lisboa.pt.

Relembramos que a 24 de Março, a Câmara Municipal de Lisboa suspendeu de forma imediata o pagamento das rendas em todas as casas municipais, uma medida que fica em vigor até 30 de Junho de 2020. Após esta data, o valor não cobrado poderá ser liquidado ao longo de 18 meses, sem juros ou penalizações. Lojas e espaços usados por associações locais em espaços municipais também são abrangidos por esta medida.

+ É Um Restaurante reabre para oferecer refeições a quem mais precisa

+ Poemas ao ouvido? A Casa Fernando Pessoa faz leituras por telefone

Últimas notícias

    Publicidade