Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Uma carta aberta às primeiras chuvas de Outono (e às sarjetas de Lisboa)
O Provedor
uma carta aberta às primeiras chuvas de Outono (e às sarjetas de Lisboa)

Uma carta aberta às primeiras chuvas de Outono (e às sarjetas de Lisboa)

Publicidade

Sempre que chove em Lisboa é como se chovesse pela primeira vez. Os habitantes da cidade ficam pasmados – “Mas que substância é esta que está a verter do céu!?” – o trânsito torna-se caótico e todas as infra-estruturas da cidade são apanhadas de surpresa. “Que líquido é este que ousa perturbar a tranquilidade da nossa sofisticada urbe? Não estávamos a contar com isto.”

A prova mais evidente da falta de preparação ou total desconhecimento dos padrões meteorológicos são as sarjetas. As primeiras chuvas de Outono parecem servir para nos lembrar que elas existem e que cumprem uma função – mas apenas a cumprem se não estiverem entupidas. Como costumam estar.

Será que as autoridades competentes passam os meses quentes do ano intrigadas com aqueles buracos na berma da estrada? “O que é que são aquelas grelhas de metal e por que é que ainda não as vendemos para construir um hotel?”

Uma sarjeta entupida tem o poder de transformar uma estrada num riacho, mas várias sarjetas unidas podem fazer de Lisboa a Nova Atlântida. Pracetas transformam-se em lagos e escadarias íngremes tornam-se pequenos parques aquáticos.

As primeiras chuvas de Outono têm o dom de nos fazer acordar para a vida. Mas se calhar era melhor programar o despertador da vida para uns minutos antes. Sempre se evitavam problemas com a humidade.

O Provedor do Lisboeta é um vigilante dos hábitos e manias dos alfacinhas e de todos aqueles que se comportam como nabos e repolhos nesta cidade. Se está indignado com alguma coisa e quer ver esse assunto abordado com isenção e rigor, escreva ao provedor: provedor@timeout.com.

+ Uma carta aberta ao carro, com um papel a dizer “estou no 22, 2º esq”, que nos está a bloquear

+ Uma carta aberta ao descampado da Feira Popular

Share the story
Últimas notícias
    Publicidade