A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Uma plantação de canas de açúcar no Campo das Cebolas para lembrar todos os escravizados

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

“Plantação – Prosperidade e Pesadelo”, do artista angolano Kiluanji Kia Henda, foi o projecto eleito para se tornar no futuro memorial do Campo das Cebolas.

Uma plantação fictícia de 540 canas de açúcar com três metros de altura cada, feitas em alumínio preto e separadas por 1,5 metros entre si. Pelo meio, uma zona mais folgada da plantação, com um anfiteatro semi-circular em betão, um ponto de encontro que também servirá para eventos culturais, como música, teatro, leituras ou diálogos académicos. Vai ser este o memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas no Campo das Cebolas. 

A ideia para o memorial partiu da Djass – Associação de Afrodescendente e foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Lisboa 2017. No final do ano passado, a associação apresentava os projectos finalistas para o memorial. Após seis sessões públicas de votação, foi a obra de Kiluanji Kia Henda a ser escolhida para o Campo das Cebolas, uma zona da cidade com história no tráfico de escravos.

©Kiluanji Kia Henda

Com esta obra, o artista propõe narrar “o vínculo histórico entre monocultura e escravidão, num monumento que trata da relação entre o excesso de riqueza e a exploração desumana da vida”, num “lugar de memória, aberto à reflexão”, como se lê na apresentação do projecto.

©Kiluanji Kia Henda

Com “Plantação – Prosperidade e Pesadelo”, Kia Henda resgata a memória apagada da escravidão que considera ser o “eixo central na história do desenvolvimento económico europeu”, recordando que a exploração da cana-de-açúcar começou na ilha da Madeira. “Para satisfazer a carência de mão-de-obra foram levados para a ilha escravos originários das Canárias, de Marrocos, da Mauritânia e, mais tarde, da África subsaariana. Desde modo, no século XVII os negros alcançaram 10% da população de Portugal. O porto de Lisboa tornou-se um dos maiores portos de escravos do mundo.” Pode encontrar toda a informação sobre a proposta aqui.

+ Memorial em azulejo faz homenagem a Sophia de Mello Breyner

+ CCB ganha jardim vertical e vai inaugurá-lo com uma festa de Primavera

Últimas notícias

    Publicidade