A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Vêm aí oito serões musicais no Palácio da Pena

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Cinco programas, cinco fins-de-semana, oito concertos. Os Serões Musicais regressam à Pena, em Sintra, já partir desta sexta-feira, às 21.00. 

Os sons oitocentistas, que inauguram a temporada erudita nos Parques de Sintra, prometem reviver os encontros promovidos pelo rei-artista D. Fernando II, e pela sua segunda mulher, a Condessa d'Edla. O cenário é o Salão Nobre do Palácio da Pena, que a partir de dia 2 e até 30 de Março recebe estes programas nocturnos, com uma lotação de 80 lugares.

À quarta edição, os Serões Musicais encetam hostilidades com o ensemble Trio Pangea, composto por dois franceses, pai e filho, pianista e violoncelista, e ainda pelo violoncelo de Teresa Valente Pereira. O evento, que se repete no dia seguinte, sábado, afirma-se como uma homenagem ao pianista e compositor José Vianna da Motta (1868-1948), que ainda bem jovem frequentava o palácio para actuar para o monarca. 

Nos dias 9 e 10 de Março, ocorre o primeiro de três programas concebidos por João Paulo Santos, que acompanhará ao piano. O primeiro, “Cruzando o Atlântico: a música entre Portugal e o Brasil, da chegada da corte aos alvores do modernismo”, lança um olhar sobre a relação entre os dois países e culturas. Em palco, estarão as sopranos Mariana Castello-Branco e Dora Rodrigues, e o barítono Diogo Oliveira, presenças habituais no palco do São Carlos ou da Fundação Gulbenkian. O segundo programa é “Da ‘Mélodie’ à ‘Comédie’”, com uma passagem pela canção de câmara e pelo teatro de boulevard.

O terceiro e último programa idealizado por João Paulo Santos, e apoiado por Luísa Cymbron, à semelhança dos casos anteriores, cumpre-se a 23 e 24 de Março, para um enfoque no intercâmbio cultural que existiu entre Portugal e Espanha, entre 1850 e o primeiro terço do século XX. A interpretação estará a cargo da soprano Sónia Alcobaça e do tenor Mário João Alves. Os Serões Musicais encerram a 30 de Março com a visita da meio-soprano escocesa Karen Cargill e pelo pianista Simon Lepper.

Os bilhetes para esta iniciativa conjunta dos Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal custam 10€ e estão à venda nos locais habituais. 

+ A colecção de Francis Cook mostra-se no Palácio de Monserrate

+ 33 coisas para fazer em Sintra

Últimas notícias

    Publicidade