Notícias

Visitas exclusivas, roteiros e piqueniques para voltar aos parques e palácios de Sintra

As actividades requerem todas marcação para que decorram em segurança. As inscrições podem ser feitas no site da Parques de Sintra.

Dias do Piquenique
Jose Marques Silva
Publicidade

A partir de segunda-feira, dia 5, arranca mais uma etapa do desconfinamento, que permite a reabertura dos museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares. E, por isso, a Parques de Sintra volta a abrir os seus equipamentos a partir dessa data, tendo preparado várias actividades que vão das visitas guiadas aos piqueniques, para receber de novo os visitantes. 

Os programas foram já pensados e implementados de acordo com as regras de higiene e segurança às quais os equipamentos culturais são obrigados a responder, decorrentes da pandemia, de forma a permitir que o público possa usufruir dos palácios, monumentos, parques e jardins sem preocupações. 

Para quem gosta de experiências personalizadas, é possível fazer visitas exclusivas ao Palácio da Pena, ao Palácio de Queluz, ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio de Monserrate. Estas visitas estão disponíveis fora do horário de abertura dos monumentos ao público e incluem acompanhamento com guia e explicação do circuito, tendo a possibilidade de complementar a experiência com opções de catering: brunch, lanche ou cocktail. As marcações são feitas através do site

Além destas visitas existem ainda roteiros temáticos – dos quais já lhe falámos aqui – que podem ser feitos em meio dia ou num dia inteiro e permitem a visita aos monumentos e da natureza em seu redor. Estas actividades requerem marcação e incluem entradas nos parques e monumentos, um guia para explicação do circuito e refeições adaptadas ao contexto específico de cada passeio.  

Não sendo novidade, não deixa de ser boa notícia que os Parques da Pena e de Monserrate e os Jardins de Queluz continuem a receber os piqueniques organizados pela Parques de Sintra. A iniciativa nasceu no Verão passado e quer recriar os piqueniques de do século XIX naqueles jardins, que na altura representavam uma forma incontornável de viver os jardins. Ainda hoje é possível ver no Chalet da Condessa d’Edla, no Parque da Pena, o cesto de piquenique que a segunda mulher de D. Fernando II usava para fazer as suas refeições neste jardim. 

A Parques de Sintra quer recuperar essas experiências criando pacotes de piqueniques que podem ser dirigidos a famílias, avós e netos, a dois ou então para uma experiência de aniversário. Os pacotes, que têm de ser reservados com antecedência, incluem o serviço de visitas livres ou acompanhadas aos monumentos, entradas nos parques e respectivos palácios e, claro, o serviço de cesta individual e com toda a comida.  

Mantém-se também o programa Aqui Há Burro, dirigido aos mais novos, que decorre no Convento dos Capuchos em parceria com a Reserva de Burros - Associação para a Valorização e Preservação do Burro. A actividade para crianças dos 3 aos 12 anos inclui um passeio pela floresta com a companhia dos pais, e acontece todos os sábados às 10.00, 12.00 e 15.00, sempre mediante marcação.

+ Festa do Cinema Italiano arranca a 2 de Novembro em várias cidades

+ Leia grátis a Time Out Portugal desta semana e descubra o Planeta Páscoa

Últimas notícias

    Publicidade