Quatro mesas novas a menos de uma hora de Lisboa

Os dias são maiores, mas ainda não está tempo de praia (obrigadinha Félix, Gisele e Hugo). Porém já apetece sair de Lisboa, petiscar e só voltar depois do sol posto. Eis quatro restaurantes novos ou acabados de reabrir e que merecem a visita.

Fotografia: Manuel MansoA Cavalariça, na Comporta, já reabriu

Está oficialmente encerrada a época da comida ao domicílio, perfeita para aquelas tardes de Inverno no sofá, com a manta, a fazer maratonas de séries. A Primavera chegou e há escapadinhas gastronómicas a menos de uma hora de Lisboa que valem a viagem. Eis quatro mesas novas (ou acabadinhas de reabrir). 

Recomendado: Primavera em Lisboa

Quatro mesas novas a menos de uma hora de Lisboa

1

TABERNA Ó BALCÃO Santarém

Os lisboetas começam aos poucos a conhecer o nome Rodrigo Castelo, o cozinheiro autodidacta que primeiro conquistou Santarém e se prepara para repetir a façanha na capital, com o Mariscador, um restaurante que abrirá portas no mês que vem no Campo Pequeno. Para surpresa de muitos, venceu no início do ano o prémio “Mesa Diária” do blogue Mesa Marcada, mas não é apenas por isso que é altamente recomendável. O que se prova aqui é o receituário tradicional do Ribatejo, entre petiscos e pratos de tacho, com invenções criativas como os coscorões do rio até ao mar, uma receita de massa de coscorões da avó do chef, com um recheio de ceviche feito de atum e fataça.

Rua Pedro de Santarém, 73. 243 055 883. Seg-Qui 12.00-22.00, Sex-Sáb 12.00-23.00

2

ZAGAIA Setúbal

Luís Barradas é um setubalense de gema e um daqueles
nomes que os lisboetas não se importariam de roubar
para si. Passou pelo Sea Me, esteve no Tago’s, no Monte da Caparica, e em Novembro entrou aos comandos do Zagaia Marisqueira, um restaurante instalado na mais famosa avenida de Setúbal – essa mesma, a Luísa Todi. A ementa trabalha o peixe da zona (selo de qualidade, logo à partida), que pode vir para a mesa depois de uma passagem pelo carvão, pelo forno ou apenas cru, depois de se submeter ao tratamento da faca do chef e ser usado em especialidades do Japão. O marisco também marca presença, em pratos mais portugueses ou mais japoneses. Há ainda outros pratos do dia, às vezes bem tradicionais, como a massa de corvina.

Avenida Luísa Todi, 510. 93 717 2255. Seg, Qua-Dom 12.30- 15.30/ 19.00-23.00 (Sex e Sáb até 00.00)

Publicidade
3

CAVALARIÇA Comporta

O restaurante que o chef Bruno Caseiro ocupou no Verão passado, mesmo no centro da Comporta, foi o verdadeiro talk of the town dos meses quentes. O espaço não era novo, já tinha conhecido outros cozinheiros, mas com o português, que tem carreira feita em Londres, conheceu uma nova vida. Uma carta com produtos da região, importância dada à sazonalidade e apresentação dita mais internacional. Reabriu no dia 16 de Março, e estará aberto durante a Páscoa todos os dias e nos meses que se seguem, de quinta a domingo, para jantar (aos almoços também ao fim-de- semana, claro). Prove o pão caseiro feito com massa-mãe, e a tatin de chalota, alho francês e queijo de cabra.

Rua do Secador,9. 93 045 1879

4

VIRAPRATO Alcochete

Há seis meses, Luís Boieiro transformou uma antiga peixaria numa loja de roupa e decoração onde também serve vinho a copo, à qual chamou Peixe Vira... Trapo. Agora, estendeu a ideia aos comes e bebes, com um restaurante, a 50 metros da loja, que tem dois andares e um terraço, ao qual vai chamar Viraprato. Sim, só abre dia 8 de Abril, mas a ementa já está definida. Faz-se à base de pratos para picar como, por exemplo, camarões com jalapeños e abacate, o tártaro de novilho com salsa de rábano ou o creme de abóbora menina e ovo escalfado.

Rua Diário de Notícias. Reabertura dia 8 de Abril

Publicidade

Primavera, Primavera

As melhores escapadinhas para a Primavera

Vá passear. Que é como quem diz ponha-se a andar, vá dar uma volta, desapareça daqui. Reunimos os melhores planos de fuga que andámos a engendrar nos últimos seis meses, em lugares espalhados por todo o país.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Cinco sumos que queremos beber esta Primavera

Arranca a Primavera e dá vontade de trocar as sopas quentinhas por sumos fresquinhos. Estes são os que queremos beber na nova estação. Sai um brinde se álcool! 

Ler mais
Por Mariana Correia de Barros
Publicidade

Quatro eventos gastronómicos em Lisboa para esta Primavera

Esta Primavera anuncia-se recheada de eventos gastronómicos para todos os gostos: discute-se política e activismo através da gastronomia, provam-se vinhos, misturam-se espirituosas e homenageia-se o que vem do mar. Eis quatro eventos gastronómicos a não perder nesta Primavera em Lisboa. 

Ler mais
Por Catarina Moura

Comentários

0 comments