Há seis exposições a inaugurar esta semana em Lisboa

Se quiser fugir do calor siga o roteiro artístico dentro de portas
pedrita, underdogs
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Lisboa está aberta para obras. O calor chegou finalmente e com ele as paredes de galerias e museus enchem-se com as grandes exposições de Verão. Só esta semana, inauguram seis exposições. O lote desta meia dúzia de exposições contempla as várias vertentes artísticas, da fotografia à pintura, dos retratos ao azulejo, sem esquecer as vídeo-instalações. 

Fomos armar-nos em mirones para lhe dizer as inaugurações que não pode perder esta semana, para quem não está assim com tantas ganas de mergulhos e prefere refrescar-se com arte. Ora atente.

Recomendado: Exposições que tem mesmo de ver este Verão

Seis exposições a inaugurar esta semana em Lisboa

Arte

Germinal

icon-location-pin MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Belém
icon-calendar

Depois de uma primeira apresentação na Galeria Municipal do Porto, o núcleo Cabrita Reis, adquirido pela Fundação EDP, apresenta-se agora em exposição no MAAT. “Germinal” é composta por obras de artistas portugueses da coleção do escultor Pedro Cabrita Reis, construída durante 30 anos, e mostra as origens, numa reflexão sobre os momentos iniciais e originários das carreiras de artistas nacionais – característica essa que deu mote ao título da exposição – e cujos percursos se têm vindo a afirmar ao longo do tempo. Aqui vai encontrar o olhar de Cabrita Reis como coleccionador e não artista, com a ajuda de trabalhos de António Olaio, Joana Vasconcelos, Nuno Cera, Vasco Araújo, Paulo Brighenti, Paula Soares e Miguel Palma.   

Mais arte em Lisboa

Museu do Oriente
©Museu do Oriente
Museus

Os melhores museus em Lisboa

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. 

colecção moderna na gulbenkian
©DR
Arte

Conheça estes museus de arte contemporânea em Lisboa

Não há muitos museus de arte contemporânea em Lisboa (e arredores), mas os que existem merecem uma visita. Têm colecções importantes e exposições que os colocam cada vez mais em destaque no panorama intercional das artes. Lisboa entrou no mapa da arte contemporânea e tem razões para isso. De Júlio Pomar a Andy Warhol, pode correr as mais variadas variantes artísticas ao longo deste roteiro que aqui lhe traçamos. 

Publicidade