O treino ao ar livre e em grupo deixou ser uma moda para passar a ser parte do cenário lisboeta. Depois de ler as nossas propostas, se vir uma grupeta à beira-rio ou gente a subir e descer bancos de jardim, já sabe de onde vêm. Praticar exercício físico fora de quatro paredes pode ser a solução perfeita para tempos estranhos como estes que vivemos. À beira-mar ou tirando partido dos altos e baixos de Lisboa (e de outras geografias da Área Metropolitana), conheça estes grupos para treinar ao ar livre em Lisboa, para suar sozinho ou em grupo (grupos controlados, atenção).
A requalificação do Jardim do Torel, na Colina de Santana, chegou ao fim e a situação que vivemos obrigou a uma inauguração discreta a 1 de Junho. O jardim está renovado e muito bem cheiroso.
Promovida pela Junta de Freguesia de Santo António, a intervenção contou com o planeamento da arquitecta paisagista Raquel Alho que desenhou espaços para os utilizadores se sentarem na relva, envolvidos por canteiros de plantas aromáticas, como lavanda, verbena ou maçaroco (orgulho-da-Madeira). O sistema de rega também foi todo renovado, num espaço que tem um jardineiro em permanência e segurança durante a noite, quando os portões se encontram encerrados.
No projecto, que teve como base a ideia de “jardim do amor”, os bancos foram restaurados e em cada um deles pode ler-se poesia de nomes como Ary dos Santos, Fernando Pessoa ou o letrista João Monge (autor de “Os Loucos de Lisboa”). O lago artificial, no patamar superior, está límpido e fresco e ao centro a escultura feminina voltou a erguer uma lâmpada luminosa.
O ginásio ao ar livre do Jardim do Torel também está pintado de fresco e mais perto da relva, encontra um pequeno gazebo em ferro onde pode ler ou sentar-se só a apreciar a vista sobre a cidade.
Recomendado: Conheça alguns jardins escondidos em Lisboa