Chakall abriu em pleno coração de Marvila um restaurante italiano, o Refeitório do Senhor Abel, nos antigos armazéns Abel Pereira da Fonseca. À comida junta-se a bebida do Heterónimo Baar, o espaço que complementa o restaurante, ambos inspirados em Fernando Pessoa, com a curadoria de Miguel Tojal, que se juntou ao chef neste projecto.
O Heterónimo Baar, cujo nome responde às iniciais de cada heterónimo de Fernando Pessoa (Bernardo Soares, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis), está mesmo na porta ao lado do restaurante e com uma passagem secreta pelo interior do restaurante — mesmo daquelas à filme — disfarçada por uma estante de livros, um objecto que está por toda a parte no espaço, do tecto às estantes. Atrás do balcão está o bartender Sandro Pimenta, que saiu do Farol Design Hotel, vencedor da Bacardi Legacy Portugal e um dos seis finalistas da competição nacional de mixologia World Class.
Este bar, confessa-nos Miguel Tojal, quer ser um local de paragem para quem quer descontrair depois de um longo dia de trabalho, em vez de se enfiar no trânsito, por exemplo. "As pessoas vêm aqui, bebem um copo e muitas vezes ficam para jantar. No fim, como gostaram do cocktail, voltam aqui à zona do bar e é isso que nós queremos implementar em Lisboa", diz Miguel.
Além da carta fixa do Heterónimo Baar, há ainda uma certa flexibilidade, que é como quem diz, é possível chegar ao balcão e pedir uma sessão de improviso. Nestes casos, Sandro recorre às suas capacidades de cocktelaria e faz as misturas que se adequarem à pessoa e ao momento.
Atente aqui em três dos cocktails que lhe sugerimos e que são a imagem de marca do bar.