Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas para fazer nas Jornadas Europeias do Património em Lisboa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Parque de Monserrate
© PSML Emigus

Coisas para fazer nas Jornadas Europeias do Património em Lisboa

As Jornadas Europeias do Património estão de volta e fizemos uma selecção de algumas das actividades em que pode participar

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Descobrir o Cemitério dos Prazeres à noite, passar os olhos pelos registos históricos do Hospital Júlio de Matos ou explorar diversos espaços que habitualmente não estão acessíveis ao público. Tudo isto sem gastar um euro. As Jornadas Europeias do Património acontem entre esta sexta e domingo, sob o tema Artes Património Lazer. A iniciativa, uma parceria do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, envolve mais de 70 mil actividades por todo o país e Lisboa é uma das felizes contempladas com uma lista extensa de programação especial. Pode consultar toda a programação para Lisboa aqui.

Recomendado: A agenda cultural de Lisboa que não pode perder

Coisas para fazer nas Jornadas Europeias do Património

Igreja da Madre de Deus
Igreja da Madre de Deus
©Museu Nacional do Azulejo

Museu do Azulejo

Museus Beato

A entrada ao longo dos três dias será gratuita, sendo que no dia 27 poderá participar na visita orientada ao Museu e convento da Madre de Deus sobre o tema Arte e Património, uma forma de ficar a saber mais sobre a arte do azulejo e com tempo ainda para visitar a Igreja do Convento da Madre de Deus.

Informações: 218 100 340, servicoseducativos@mnazulejo.dgpc.pt

Sala do Despachio do Palácio Nacional da Ajuda
Sala do Despachio do Palácio Nacional da Ajuda
©Palácio Nacional da Ajuda

Palácio Nacional da Ajuda

Atracções Ajuda

Não vai precisar de pagar bilhete à entrada durante os dias das JEP, mas além disso há uma série de actividades em que pode participar. Nesses dias também pode visitar a mostra das diferentes colecções da Biblioteca da Ajuda (BA), alusiva ao tema das Jornadas: Artes, Património, Lazer, e será complementada por uma visita às instalações da BA, normalmente não integrada nos circuitos de visita. A 27 acompanhe a visita encenada “Vida de Príncipe no Paço Real da Ajuda” (14.30), e descubra o quotidiano da familia real, abordando temáticas de arte e lazer. A 29, às 14.30, descubra como era um verdadeiro dia de festa na corte da rainha.

Inscrições:21 363 7095/ servicoeducativo@pnajuda.dgpc.pt

Publicidade
Torre de Belem
Torre de Belem
© Lydia Evans / Time Out

Torre de Belém

Atracções Belém

Também a Torre de Belém está aberta sem ter de pagar um chavo, sendo que se quiser que o guiem monumento fora e lhe expliquem todos os detalhes há visitas orientadas no dia 27 às 10.30 e ao 12.00, e nos dias 28 e 29 às 10.30m 12.00, 14.30 e 16.00.

Inscrições: 21 362 0034/ servicoseducativos@mjeronimos.dgpc.pt

Panteão Nacional
Panteão Nacional
Fotografia: Ana Luzia

Panteão Nacional

Atracções São Vicente 

O Panteão Nacional
 terá visitas de entrada livre. Às 14.30 de dia 27, alinhe na visita comentada que o leva a percorrer o monumento de uma ponta à outra, o primeiro monumento barroco no país, e ainda terá acesso ao terraço do zimbório, zona habitualmente encerrada, de onde poderá contemplar o Tejo.  

Inscrições: 21 885 4820/ geral@panteao.dgpc.pt

Publicidade

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

Coisas para fazer Alvalade

Ao longo dos vários dias das JEP, também o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa abre portas para uma mostra de registos de Património do Hospital Júlio de Matos, como manuscritos, fotografias ou documentos (dia 27: 09.00-17.00; dias 28 e 29: 10.00-12.00).

Inscrições: 21 791 7009/comunicacao@chpl.min-saude.pt

Publicidade
Aqueduto das Aguas Livres
Aqueduto das Aguas Livres
©Lydia Evans / Time Out

Aqueduto das Águas Livres

Atracções Campolide

Noutras visitas, o Aqueduto das Águas Livres estará aberto fora de horas para uma visita ao seu interior e exterior na travessia do vale de Alcântara (dia 28; 19.00).

Inscrições: 21 810 0215/ mda.epal@adp.pt

MAAT
MAAT
Fotografia: Arlindo Camacho

MAAT

Museus Belém

O MAAT também participa nas Jornadas com oficinas para os miúdos, visitas guiadas à exposição "Playmode" e ainda pode participar no percurso momumental que o leva a conhecer o circuito interno da Central Eléctrica (29, 15.00).

Inscrições: 21 0028130/visitar.maat@edp.pt

Publicidade
Museu das Marionetas - Barnabé
Museu das Marionetas - Barnabé
©DR

Museu da Marioneta

Museus Estrela/Lapa/Santos

O Museu da Marioneta organiza para dia 28 uma caça à marioneta, uma visita-jogo para as famílias explorarem o museu através de pistas (14.30, 15.30 e 16.30). No dia 29, o museu vai buscar inspiração a uma das mais antigas marionetas portuguesas: os Bonecos de Santo Aleixo e vai contar-lhe a história destas marionetas (10.30).

Inscrições:21 394 2810/ museu@museudamarioneta.pt

JARDINS DO PALACIO DE MONSERRATE
JARDINS DO PALACIO DE MONSERRATE
©EMINGUS

Palácio de Monserrate

Atracções Edifícios e locais históricos Sintra

A propósito das Jornadas Europeias do Património, o Palácio de Monserrate estará aberto à noite no dia 28, e sem ter de pagar nada. A visita inclui uma volta pelo palácio e por parte do parque. A reserva é obrigatória, por isso chegue-se à frente. As portas ficam abertas entre as 20.00 e as 00.00.

Inscrições: 21 923 7300/info@parquesdesintra.pt

Mais coisas para fazer em Lisboa

Jardim da Gulbenkian
©Pedro Ribeiro Simões

Os melhores parques e jardins em Lisboa

Coisas para fazer

O sol pede programas e passeios ao ar livre. Em Lisboa há parques e sombras para todas os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique nos intervalos dos dias de praia.

Museu do Oriente
©Museu do Oriente

museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Museus

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade