A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rua Cor de Rosa, Cais do Sodré
©Gabriell VieiraRua Cor de Rosa, Cais do Sodré

Doze coisas para fazer nas Jornadas Europeias do Património em Lisboa

As Jornadas Europeias do Património estão de volta, de 24 de Setembro a 3 de Outubro. Estas são as actividades que não pode perder.

Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

Visitar o Cemitério dos Prazeres ao fim da tarde, descobrir os jardins do MAAT, entrar nos bastidores do Museu do Traje, explorar o mundo de Fernando Pessoa ou passear pelas ruas da cidade com um novo olhar. Algumas destas coisas pode fazer sem gastar um euro. As Jornadas Europeias do Património acontecem entre dia 24 de Setembro e 3 de Outubro sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado” e este ano, devido às autárquicas, estendem-se durante uma semana. Há, por isso, mais tempo para participar em actividades por todo o país. Lisboa tem uma extensa programação que pode consultar na íntegra aqui.

Recomendado: A agenda cultural de Lisboa que não pode perder

  • Museus
  • Belém

Até pode conhecer bem a arquitectura e espólio do MAAT, mas conhece os seus jardins? A propósito das Jornadas Europeias do Património, no sábado, 25, há uma visita guiada com Maribel Sobreira pelos jardins do museu, aprofundando a ligação entre a arte e a natureza. A inscrição é necessária e tem o custo de 7€.

Inscrições: visitar.maat@edp.pt

  • Atracções
  • Campo de Ourique

Não precisa deste evento para visitar o Cemitério dos Prazeres. Contudo, na terça-feira, 28, a partir das 10.00, proporciona-se um encontro para dar a conhecer o espaço, os vários estilos arquitectónicos nele presentes e sítios com história como o Jazigo dos Duques de Palmela. Também pode optar pelo passeio de fim de tarde, às 18.30 de sexta, 24, com um roteiro por alguns dos túmulos mais emblemáticos.

Inscrições: licinio.fidalgo@cm-lisboa.pt

Publicidade
Museu Nacional do Traje
  • Museus
  • Lumiar

O Museu Nacional do Traje, no Lumiar, mostra as suas reservas, isto é, as peças que não estão em exposição. Se sempre teve curiosidade sobre os armários do museu ou mesmo sobre o trabalho de bastidores, esta é uma oportunidade de descobrir como é feita a preservação das peças. A inscrição é necessária, mas a visita é gratuita.

Inscrições: servicoeducativo@mntraje.dgpc.pt

Passeio "Lisboa sai do armário"
©Gabriell Vieira

Passeio "Lisboa sai do armário"

Este percurso pela cidade revela histórias, personagens e espaços da comunidade LGBTQI em Lisboa, desde o final da Idade Média até agora. O passeio parte do Largo de São Domingos às 16.00 de sábado, 25, e a participação é gratuita.

Inscrições: reservas@museudelisboa.pt

Publicidade
  • Museus
  • Lumiar

Localizado no Palácio do Correio-Mor, este museu é o grande arquivo das memórias das artes do espectáculo em Portugal. A colecção permanente tem cerca de 250 mil peças, entre trajes, adereços de cena, cenários ou figurinos. No fim-de-semana de 2 (pelas 11.30) e 3 de Outubro (às 14.30) há visitas guiadas por membros da comunidade.

Inscrições: 217 567 410

  • Compras
  • Joalharia
  • Cascais

A propósito das Jornadas Europeias do Património há visitas guiadas às oficinas centenárias da Leitão & Irmão, uma referência da joalharia portuguesa com origem no Porto. O percurso orientado acontece na sexta-feira, 24, às 10.00, e custa 20€.

Inscrições: 213 424 107

Publicidade
  • Museus
  • Belém

O mundo das múmias egípcias é o destaque de uma visita guiada ao Museu de Arqueologia na terça, 28 de Setembro, às 15.00. O que é uma múmia? Para que serve mumificar? São apenas duas das perguntas que serão respondidas neste percurso dirigido ao público mais jovem.

Inscrições: 213 620 000/ malbuquerque@mnarqueologia.dgpc.pt

  • Coisas para fazer
  • Escolas e universidades
  • Chiado

A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é a escola superior de ensino artístico mais antiga de Portugal. Na segunda-feira, 27, às 10.30, pode conhecer o espaço, numa visita sem qualquer custo e que, por causa da pandemia, está limitada a dez pessoas.

Inscrições: 213 252 114 / t.sabido@belasartes.ulisboa.pt 

Publicidade
  • Atracções
  • Campolide

Ao pôr-do-sol pode caminhar sobre o vale de Alcântara, numa visita guiada organizada pelo Museu da Água para conhecer a história do Aqueduto das Águas Livres. O percurso acontece no sábado, 25, às 19.00, e é gratuito.

Inscrições: 21 810 0215/ mda.epal@adp.pt

  • Atracções
  • Campo de Ourique

A Casa Fernando Pessoa abre portas no sábado, 25, às 15.00, para uma visita pelo mundo do escritor português, numa viagem dos muitos heterónimos à vida do autor em Lisboa. Para mergulhar no universo de Pessoa é necessário fazer uma inscrição com, pelo menos, 48 horas de antecedência. 

Inscrições: carlaantunes@egeac.pt

Publicidade
  • Museus
  • Beato

Durante estes dias a entrada também é gratuita no Museu do Azulejo. No sábado, 25, poderá participar numa visita orientada e ficar a saber mais sobre a arte da azulejaria portuguesa. Aproveite que está no antigo Convento da Madre de Deus e visite a igreja, cujas paredes conjugam a talha dourada com azulejos.

Inscrições: servicoseducativos@mnazulejo.dgpc.pt

  • Museus
  • Ciência e tecnologia
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

"800 Anos de Saúde em Portugal". É esse o nome da mostra patente no Museu da Saúde no fim‑de-semana de 25 e 26 de Setembro. Há mais de 400 peças para observar num percurso orientado pela história da saúde no nosso país.

Inscrições: museudasaude@insa.min-saude.pt

Mais coisas para fazer em Lisboa

Conheça alguns jardins escondidos em Lisboa
  • Atracções
  • Parques e jardins

Pode parar de trautear os "Jardim Proibidos" de Paulo Gonzo. Estes que sugerimos são jardins escondidos em Lisboa e não proibidos, embora um deles tenha uma entrada, digamos, bastante restrita. Ou seja, são jardins que decoram esta linda cidade, mas que não são muito conhecidos do grande público. Pois bem, nesta Lisboa há muito que existem espaços verdes, públicos e privados, que estão só à espera da sua visita. Se entretanto tropeçar num jardim igualmente tímido, diga-nos tudo para leitores@timeout.com – temos a esperança de alargar esta lista e desvendar alguns segredos da cidade.

Recomendado: Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta

 

 

  • Museus

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destacam-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, bem como as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes e que, por vezes, passam despercebidas. A lista de melhores museus em Lisboa não pára de crescer e nós estamos cá para actualizá-la.

Recomendado: Os museus grátis de Lisboa

 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade