Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta (parte 4)

Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta (parte 4)

Conhece bem Lisboa vista de cima? Não basta saber onde se vende a melhor ginja, bifana, pastel de nata ou caracóis.

Por Renata Lima Lobo |
Publicidade
campo martires da patria

Considere isto um treino para não corar quando alguém de fora lhe fizer perguntas difíceis sobre a sua própria cidade. Este é o quarto teste que o pode validar como um verdadeiro alfacinha, o que só acontece se responder a pelo menos três dos cinco desafios propostos. As soluções estão a seguir à imagem n.º 5 (ou antes da imagem n.º 1, como lhe der mais jeito) e, apesar das imagens terem sido retiradas do Google Maps, não vale ir copiar ao Google. Aceita o nosso desafio?

Recomendado: Descubra onde é isto e teste se é um verdadeiro lisboeta (parte 3)

miradouro de santa luzia

Imagem 1

Na zona central desta imagem está um dos muitos miradouros da cidade, mas não lhe podemos dizer nada sobre que bairro são as desafogadas vistas. Mas podemos adiantar que este é um dos mais bonitos miradouros de Lisboa, muito por culpa de dois painéis de azulejos, produzidos na Fábrica da Viúva Lamego, onde estão representados a Praça do Comércio antes do terramoto de 1755 e o ataque ao Castelo de São Jorge em 1147. Também há videiras para descansar à sombra.

rua dos condes

Imagem 2

Está a ver a rua pintada com quadradinhos brancos? É mesmo o nome dessa via que queremos na resposta a este quiz. Tem pouco mais de 60 metros, mas no século XX foi a morada de três salas de cinema e uma delas não só tinha o mesmo nome da artéria lisboeta como ainda hoje ostenta o nome do antigo cinema na fachada. E daqui também se vê a redacção da Time Out Lisboa.

Publicidade
jardim zoologico

Imagem 3

É um dos grandes espaços verdes da cidade, mas paga-se para entrar. Existe neste local desde 1913, tem muitos moradores de culturas diferentes, uma taxa de natalidade bastante simpática, uma piscina que é um espectáculo e até um teleférico. 

campo martires da patria

Imagem 4

No início do século XVI chamava-se Campo do Curral, porque era aqui que se fazia o abate do gado que abastecia a cidade. Também chegou a albergar uma praça de touros em madeira, demolida em 1891, e a Feira da Ladra, umas décadas antes. Hoje não tem gado, mas tem patos e galináceos à solta e é um também palco de diversas actividades culturais e desportivas.

Publicidade
estadio pina manique

Imagem 5

É o estádio de um dos clubes históricos da cidade, fundado em 1920 e que actualmente vive dias felizes. A estrutura encontra-se de portas fechadas por motivo de obras, mas a reabertura está para breve. Tem 5000 lugares e o mesmo nome de um popular largo da freguesia de Arroios.

Soluções

1 - Miradouro de Santa Luzia
2 - Rua dos Condes
3 - Jardim Zoológico de Lisboa
4 - Campo Mártires da Pátria
5 - Estádio Pina Manique

Trabalho de casa

parque das nações
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor do Parque das Nações

Esqueça o sentimento de culpa caso decida refastelar-se numa das mesas que se seguem. É que depois do repasto não faltam quilómetros e mais quilómetros de áreas verdes para fazer a digestão a preceito. Para os mais atléticos, aconselhamos a saltar cedinho da cama ou a aproveitar o melhor da vista ao cair do dia. Em plena zona oriental da cidade, o Parque das Nações é um convite descarado à boa vida, com opções gastronómicas, culturais, desportivas e de lazer. Aproveite o melhor de um bairro que é para toda a família.

principe real, top
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

O melhor do Príncipe Real

Por ocasião dos 50 anos da Time Out, os editores de todo o mundo elegeram os 50 bairros mais cool do momento. O Príncipe Real ficou em 5.º lugar. O que quer afinal dizer cool? É um anglicismo, uma daquelas palavras certeiras dos camones para a qual não temos equivalente imediato. Ou então temos demais. Cool é incrível, invejável, desejável, pode ser espectacular, óptimo, bom, maneiro, porreiro, giro, divertido, bacano, yo!, fixe, bestial. Cool é o novo que nunca saiu de moda, que tem pinta e é supimpa. Cool é uma atitude sem pose, uma tendência que tende a não querer saber disso. Cool é uma unidade de medida relativamente rigorosa, vagamente objectiva, usada genericamente para avaliar o grau de estilo de alguma coisa. Ora, isto é tudo o que acontece no Príncipe Real, onde as novidades se sucedem, as referências se mantêm e as figuras convivem, onde o novo se alicerça no antigo e a cidade não se expulsa a si mesma. E isso é realmente cool.

Publicidade
quiosque jardim fernando pessa
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer, Caminhadas e passeios

O Melhor de Roma (a avenida)

Há um ditado que diz que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, o que só vem provar que a nossa Roma, a avenida, é muito melhor do que a de Itália. Faz-se lindamente num dia, de uma ponta à outra, e ainda sobra tempo para parar em cada uma destas 10 capelinhas, sem pressas. Convenhamos: é uma via sacra bem mais agradável do que aquelas do Vaticano. Pode parar de procurar voos baratos na Easyjet para a capital italiana e vir connosco à descoberta do melhor de Roma (a avenida).

You may also like

    Publicidade