A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Valentine's Day
Photograph: Unsplash/Laura Ockel

Cinco coisas que não sabe sobre o Dia dos Namorados

Fevereiro é o mês do amor. A pensar nisso, contamos-lhe cinco coisas que não sabe sobre o Dia dos Namorados.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Um encanto para uns, um enjoo para outros. O Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, é um verdadeiro frenesim consumista, mas por outro lado é mais uma desculpa para celebrar o amor. Em Lisboa temos um santo casamenteiro e vai ler já de seguida como Santo António também está de alguma forma ligado ao Dia dos Namorados, embora longe de Portugal. De qualquer forma, assim sempre temos a oportunidade de falar sobre namoro e casamento duas vezes por ano, a 14 de Fevereiro e a 13 de Junho, feriado municipal em honra ao santo do amor lisboeta.

Recomendado: Sete filmes sobre o Dia dos Namorados

Cinco coisas que não sabe sobre o Dia dos Namorados

O culpado disto tudo
©DR

1. O culpado disto tudo

Comecemos pelo culpado, o senhor Valentim. A data de 14 de Fevereiro assinala a morte deste mártir cristão que viveu no século III, contemporâneo do general e imperador romano Cláudio II, um insensível que decretou o fim dos casamentos. Mas o então sacerdote Valentim decidiu casar pessoas em segredo, o que resultou numa tragédia: descoberto o esquema, foi decapitado. Antes de morrer escreveu uma mensagem para a sua amada que terminava com “o seu Valentim”, dando assim origem às mensagens do Dia dos Namorados.

Postal mania
©DR/Museu de Londres

2. Postal mania

E sabe quando começou esta mania toda dos postais decorados com corações e das declarações de amor? A tradição veio de Inglaterra, quando no século XIX se oficializaram os cartões enfeitados e se celebrizou a frase “Would you be my valentine?”. Na imagem, um dos 1700 postais que estão sob a guarda do Museu de Londres.

Publicidade
Jogada publicitária
Fotografia: Arlindo Camacho

3. Jogada publicitária

Não tome nada por certo. Nem o Dia dos Namorados. Pelo menos no Brasil, onde a data é diferente e ainda metem o nosso Santo António ao barulho. Do outro lado do Atlântico a data é celebrada a 12 de Junho, véspera de Santo António, o santo casamenteiro, como todos os alfacinhas sabem bem. A ideia foi do publicitário paulista João Doria que em 1949 lança uma campanha comercial com o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor".

Aguenta coração
©rud0070/Pixabay

4. Aguenta coração

O dia 14 de Fevereiro é também o Dia Nacional do Doente Coronário. O que faz sentido, sendo que o amor é também uma maleita do coração (embora haja dias melhores que outros). Ora, o Dia Nacional do Doente Coronário foi instituído pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que aproveita a efeméride para alertar a população para os perigos dos maus tratos ao coração (como o tabaco). Também a 14 de Fevereiro assinala-se o Dia Europeu da Disfunção Eréctil, vá-se lá saber porquê...

Publicidade
Quem vê caras também vê corações

5. Quem vê caras também vê corações

Voltando a Valentim, per se. O crânio do santo pode ser visitado numa das capelas laterais da Igreja Greco-Católica de Santa Maria em Cosmedin, em Roma. E a relíquia foi a base para que, em 2017, o designer 3D brasileiro Cícero Moraes apresentasse a face do santo. Assim já pode associar uma carinha laroca ao nome.

Mais para os pombinhos

  • Bares

A ginga, o vai-não-vai, aquele mando ou não mando mensagem, sabemos como é. Às vezes, só precisa de um empurrão. Ou do sítio certo. A pensar nisso, sugerimos um rol de sítios onde pode levar a cara metade, com cantos, recantos, com pouca gente, música no volume certo, mood convidativo. Não podemos fazer tudo por si, é um facto, mas se seguir as sugestões desta lista de bares românticos em Lisboa fica pelo menos a saber quais são os sítios que lhe sobem os créditos. Sem mel a mais, por favor.

  • Filmes

As comédias românticas podem ser dolorosamente más – pirosas e esquecíveis, tudo menos cómicas e sem pinga de romance. Mas seria preciso termos um coração de pedra para não nos apaixonarmos pelos melhores exemplares do género. Ocasionalmente hilariantes, às vezes com humor negro e amargo-doce, dificilmente o cinema nos terá dado uma melhor, mais divertida, mas também mais detalhada, anatomia das relações amorosas. Prepare os lenços para rir e chorar com as melhores comédias românticas de sempre, de Uma Noite Aconteceu, de Frank Capra, a Amor de Improviso, de Michael Showalter.

Publicidade
  • Compras
  • Joalharia

Com cada vez mais marcas de jóias portuguesas, não há desculpas para não brilhar – no dia-a-dia ou numa ocasião para lá de especial. Nesta lista, apresentamos as melhores lojas e ateliers para comprar jóias em Lisboa. Mas o melhor é mesmo não ser preciso endividar-se para levar uma peça para casa: há espaço para jóias acessíveis, sem descurar o design, mais orgânico ou mais geométrico, e para investimentos de uma vida. Brincos, pulseiras, colares, de todas as formas e feitios, em materiais nobres, mas não só. Tome nota da nossa selecção – é totalmente portuguesa.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade