Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Dia da Mulher: eventos online para comemorar a data
Desta vez o Dia da Mulher, a 8 de Março, celebra-se online com várias iniciativas.
O Dia Internacional da Mulher, proclamado pelas Nações Unidas em 1977, é assinalado todos os anos a 8 de Março, de forma a reconhecer e a celebrar a importância e o contributo das mulheres na sociedade. Em Portugal, são várias as iniciativas criadas para comemorar a data e celebrar as mulheres, e em ano pandémico está tudo à distância de um clique. Nesta lista encontra uma programação eclética, com ciclos de cinema, conversas no feminino ou até um show cooking. Espreite nesta lista as várias iniciativas online disponíveis no dia 8 de Março.
Recomendado: Os melhores serviços de entrega de flores ao domicílio
Dia da Mulher


1. Encontro de respostas partilhadas
A Junta de Freguesia de Benfica vai aproveitar o Dia Internacional da Mulher, a 8 de Março, para lançar o projecto NO!, que se estreia com o webinar “Encontro de respostas partilhadas”, na próxima segunda-feira, 8 de Março, pelas 10.30, via Zoom. A missão principal é prevenir a violência contra as mulheres e a violência doméstica através da promoção de uma cultura de não violência e da formação de profissionais nesta matéria de prevenção.
2. Histórias das mulheres do meu país

Inspirado da obra homónima (1948) de Maria Lamas, o filme Mulheres do meu país, da realizadora Raquel Freire, deu origem a Histórias das mulheres do meu país, uma minissérie documental, que se vai estrear na RTP, às 22.45 de 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A proposta recupera retratos filmados de mais de uma dezena de mulheres, desde a mulher da limpeza à geneticista, da pescadora à cuidadora informal.


3. Março Delas
A programação online do ciclo de conversas Março Delas foi concebida tendo por base a homenagem a quatro mulheres, que se apresentam como arquétipos do evento. Os temas abordados durante os encontros incluem problemáticas como o empreendedorismo feminino e sustentável e a percepção das mulheres migrantes sobre as suas vivências no país. No próximo dia 6 de Março, é o “Dias das Luísas” com Luísa Mafei, que trocou o palco pela cozinha e hoje tem mais de 70 alunas inscritas no seu curso online Nossa Cozinha Vegana. No final da conversa, haverá ainda um show cooking vegan.
Mulheres ao Poder
Cinco mulheres marcantes da história de Lisboa
São cinco, mas podiam ser muitas mais. Especialmente se tivermos em conta que muitas mulheres viveram na sombra dos acontecimentos históricos, pelo menos na informação que chega aos dias de hoje, relegadas para segundo plano nos destaques da imprensa, na biografia literária ou nos documentos históricos que recheiam arquivos de todo o mundo.
‘Mulheres sem medo’ é o guia feminista de que precisávamos
São 150 anos de coragem, garra e visão de quem lutou e ainda luta pelos direitos das mulheres à volta do globo. Da luta abolicionista ao movimento #MeToo, passando pela história das sufragistas e do direito ao aborto, está (quase) tudo nesta banda desenhada, que se assume como uma breve história do feminismo, das suas principais figuras e das causas que defende.
Vinte filmes sobre feminismo
O movimento #MeToo é o responsável por este novo interesse no feminismo. Mas a causa já é antiga. Causa que o cinema tem representado, ou de que pelo menos há muito vem dando sinais, alguns involuntários (até porque a maioria dos filmes continua a ser feito por homens), mas nem por isso menos importantes.