Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Festival literário Lisboa 5L convida as famílias a viver a cidade
Lisboa 5L
Fotografia: Francisco Levita

Festival literário Lisboa 5L convida as famílias a viver a cidade

O novo festival literário de Lisboa arranca a 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa. Descubra o que não pode perder.

Por Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Lisboa 5L ‒ Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, que esteve para se estrear em 2020, está a tomar a capital de assalto. No total, vão ser cinco dias de actividades para toda a família, desde mesas de autor até exposições e concertos. A programação, que procura transformar a cidade no recinto de uma grande festa, prolonga-se até domingo, 9 de Maio, em ruas, largos, praças e locais como o Teatro São Luiz, o Capitólio, o Museu da Farmácia e o Cinema Ideal. “O mais importante é o envolvimento da cidade na realização do festival, com a participação de livrarias, cafés, hotéis, instituições culturais, fundações e muitos outros agentes, que convidámos a apresentar programação própria”, assegura o director artístico José Pinho, que se recusa a destacar individualmente “este ou aquele”. Mas não hesita em passar o programa a pente fino e a convidar as famílias a ir viver a Lisboa literária.

Recomendado: Estante Time Out: As melhores sugestões de livros

Donatella Di Cesare
Donatella Di Cesare
©DR

1. Debates e Mesas de Autor

O streaming está sempre garantido, quer os debates aconteçam online ou na cidade, no São Luiz ou no Museu da Farmácia. Entre os convidados, destacam-se autores e especialistas portugueses e de países de língua portuguesa, como André Letria, Filipe Melo, Isabel Minhós Martins, Mirna Queiroz, Matilde Campilho, Ondjaki e Rui Zink; mas também nomes internacionais, como Jean-Luc Nancy e Donatella Di Cesare (na foto). Em discussão, estará o papel do português no quotidiano de milhões de pessoas, a renovação dos conceitos de lusofonia, o mercado nacional do livro infantil, as grandes bibliotecas privadas, as livrarias independentes e muito mais.

5 a 9 de Maio. Vários horários.

Exposição, Livros, A Janela
Exposição, Livros, A Janela
©DR

2. Exposições

“Em Dezembro de 2020, iniciámos um projecto de educação para a cidadania, que resultou na exposição ‘A Janela’, que vamos poder ver na Livraria Snob, ali na Brotéria. Reúne álbuns ilustrados e actividades, que ainda estão a ser trabalhadas nas escolas”, revela o director artístico José Pinho, que também nos convida a ir espreitar uma mostra de cartas privadas. “Convidámos artistas portugueses para as ilustrar e vamos exibi-las em cinco endereços da Lisboa antiga, do Largo das Portas do Sol até ao Jardim Roque Gameiro.” Mas há mais. Em formato digital, encontra o Atlas das Paisagens Literárias de Lisboa, pensado para transeuntes que, deambulando pela cidade, podem usar o telemóvel para ler excertos de obras literárias relacionados com os recantos por onde passam.

5 a 31 de Maio. Vários horários.

Publicidade
Sérgio Godinho
Sérgio Godinho
©Arlindo Camacho

3. Concertos

Coisas para fazer Avenida da Liberdade

Para celebrar a relação da música com a língua e a literatura, o Cineteatro Capitólio abre portas a um ciclo de concertos, onde a “palavra escrita, dita, musicada e cantada” ganha protagonismo. O cartaz conta com artistas como Sérgio Godinho, Filipe Raposo, Capicua e Camané, mas também com o Poetry Ensemble e a Lisbon Poetry Orchestra, que irá apresentar a antestreia exclusiva de um espectáculo criado de raiz e dedicado aos surrealistas, “um grupo de artistas, que, num Portugal cinzento, percebeu a urgência da liberdade”, e inclui nomes como Mário Henrique Leiria, Mário Cesariny e Alexandre O’Neill.

5, 7, 8 e 9 de Maio. Vários horários.

Biblioteca do Palácio Galveias
Biblioteca do Palácio Galveias
©DR

4. Percurso Performativo

“Bem Essencial: Pão, Água e Livros” é um passeio para saciar a fome e a sede de mundo. A experiência oferece-se aos participantes ao longo de uma tarde de vagueio, com paragem em sete “livros” ‒ ruas e recantos da cidade ‒ e diferentes propostas, reveladas apenas no local.

6 a 9 de Maio. Vários horários. Pré-inscrição através de e-mail (bemessencial.reserva@gmail.com)

Publicidade
Escritora, Livros, Matilde Campilho
Escritora, Livros, Matilde Campilho
©Ana Paganini

5. Encontros

Nas redes sociais da Rede de Bibliotecas de Lisboa, vão realizar-se, em formato virtual, quatro encontros breves entre autores literários e os seus leitores. As conversas, mediadas por Raquel Marinho, serão previamente anunciadas no Instagram, sendo possível enviar perguntas.

6 a 9 de Maio. 21.00.

Lisboa 5L
Lisboa 5L
Fotografia: Francisco Levita

6. Programas Parceiros

Além de cinco percursos literários, em parceria com o programa Itinerários de Lisboa da Direcção Municipal de Cultura, poderá contar também com eventos programados por editores, livreiros, institutos culturais, fundações e associações da cidade de Lisboa, que foram convidados a apresentar programação própria, desde lançamentos de livros a concertos e sessões performativas. O melhor é consultar o site do festival.

Lisboa literária

Atlas Almirante Reis
Fotografia: Gabriell Vieira

Livros sobre Lisboa que tem de ler

Compras Livrarias

As edições que se seguem têm a cidade das sete colinas como pano de fundo, embora a tratem sob diferentes perspectivas, de transportes públicos, arte, cultura e roteiros a histórias de tempos idos ou até a um gato aventureiro. Mas se há conclusão comum a todos estes livros sobre Lisboa, é que a cidade também apresenta um grande potencial no papel.

leituria
Duarte Drago

Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

Coisas para fazer Centros culturais

Sabemos bem quais são as nossas livrarias independentes preferidas, aquelas que não estão presas a uma cadeia, um franchising, um conglomerado ou qualquer tipo de substantivo colectivo usado para designar agremiações do género. Na hora de pensar em rechear as estantes lá de casa, lembre-se destes pequenos livreiros e do esforço hercúleo que têm feito para sobreviver.

Publicidade
Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade