5 ideias para celebrar o Dia Mundial da Imprensa

A 13 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Imprensa, um dia de reflexão para emissores e receptores

Fotografia: Ana LuziaNewsmuseum

No século XXI somos albarroados por informação, ao ponto dos nossos filtros começarem a ficar entupidos. Mas esta quinta-feira é dia de parar, reflectir e mergulhar no incrível mundo das notícias.

5 ideias para celebrar o Dia Mundial da Imprensa

Hemeroteca Municipal de Lisboa

A Hemeroteca virou a página há dois anos quando levantou a poeira dos jornais e se mudou para as Laranjeiras. Também foram dois os anos que viveu sem morada, após 40 anos no Palácio dos Condes de Tomar, no Bairro Alto, local que deixou de ter condições para acolher o arquivo da imprensa nacional. E mesmo esta nova casa das Laranjeiras tem índole temporária. Mesmo com este espírito nómada, a Hemeroteca de Lisboa dá-lhe acesso a mais de 500 mil volumes de jornais e revistas, à espera de ser consultados por investigadores, jornalistas, instituições ou curiosos. Há rede wifi disponível e computadores com acesso total e gratuito à internet, e apesar da grande maioria do acervo estar num depósito nos Olivais, aqui há um conjunto de títulos para consulta imediata, como O Século Ilustrado, a revista Ler, a Vértice, a Eva, a Seara Nova, a Sábado e a Visão, o Diário Popular, o Correio da Manhã, o Público e a revista Time Out Lisboa. Tudo o resto terá de ser requisitado, presencial ou remotamente (telefone ou email), com um tempo médio de espera de 72 horas. Se esperar não for o seu forte, há alguns títulos digitalizados no site oficial.

Ler mais
Sete Rios/Praça de Espanha

Kidzania

Este parque temático do Dolce Vita Tejo funciona como uma verdadeira cidade, construída à escala da pequenada que aqui pode fazer de conta que já é muito crescida. Existe uma moeda própria e tudo, mas como sabemos o dinheiro não cresce nas árvores. Para ganharem kidZos (o nome da moeda), os cidadãos desta espécie de cidade-estado têm de escolher a profissão que mais gostarem e os mais comunicativos vão gostar de explorar a vertente de locução num estúdio de rádio a sério ou então entrar num estúdio de televisão e escolher entre as profissões de técnico de som, técnico de luz, operador de câmara, jornalista ou pivot. A cidade também tem um jornal, alimentado pelos pequenos repórteres que não têm mãos a medir com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo.

Ler mais
Grande Lisboa
Publicidade

NewsMuseum

4 /5 estrelas

Veio substituir o Museu do Brinquedo, mas a boa notícia é que aqui também se brinca. O interactivo Newsmuseum é totalmente dedicado ao universo dos media e da comunicação e conta a história de Portugal e do mundo através dos meios de comunicação social. Mas no roteiro também encontra más notícias. Algumas podem ser recordadas num tablet com 67m2, onde a cada meia hora passa um vídeo sobre os últimos 100 anos contados pelos media portugueses, do naufrágio do Titanic aos recentes atentados terroristas. Há ainda uma área totalmente dedicada à propaganda com vídeos e cartazes ideológicos, entre o Tio Sam e a Juventude Hitleriana, ou com símbolos da identidade nacional criados por António Ferro, director do Secretariado de Propaganda Nacional, durante o Estado Novo. Pode ainda enviar um comunicado ao estilo do MFA num estúdio de rádio dos anos 70, gravar um vivo com apoio do teleponto num estúdio televisivo ou tentar acompanhar as últimas notícias em 70 ecrãs com canais de todo o mundo.

Comprar bilhetes Ler mais
Sintra

Espaço Memória - Tipografia Popular do Seixal

É uma extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal e está atestada com antigos equipamentos tipográficos. O espaço chegou mesmo a ser a Tipografia Popular do Seixal fundada nos anos 50. Na impossibilidade de rumar ao Porto para visitar o Museu Nacional da Imprensa, onde encontra máquinas utilizadas em antigas tipografias, o Seixal de repente parece muito perto. A entrada é livre e ainda tem direito a um guia-tipógrafo que transmite os saberes e as memórias da sua profissão, enquanto lhe apresenta valiosas peças de impressão de finais do século XIX e primeira década do século XX.

Ler mais
Grande Lisboa
Publicidade
Diário de Lisboa

Diário de Lisboa

Para esta não precisa de sair de casa. Basta-lhe uma ligação razoável à internet para encontrar todos os números do Diário de Lisboa no site da Fundação Mário Soares (no separador Arquivo & Biblioteca). De 1921 a 1990 há muito para ler, mas pode ir directo para o seu dia de nascimento e ver as efemérides da grande data. Por exemplo, se nasceu 4 de Março de 1982 fica a saber que nesse dia foi anunciado que um terreno do Martim Moniz iria entrar em fase de hasta pública para a construção de um edifício comercial e de escritórios. A base de licitação era de 200 mil contos (um milhão de euros) e o edifício o futuro Centro Comercial da Mouraria.

Coisas para fazer em Lisboa

50 atracções em Lisboa

Nota prévia: esta é uma lista que tem tudo para crescer em tamanho, não fosse Lisboa uma das melhores cidades do mundo e arredores. Não encare portanto estas paragens como um guia definitivo mas antes como um aperitivo para todas aquelas propostas que ficaram de fora (por agora) deste nosso menu. Opte por calçado confortável e venha daí.  

Ler mais
Por Maria Ramos Silva

Os melhores museus em Lisboa: 20 que tem mesmo de visitar

Alguns museus ainda funcionam como a arrecadação lá de casa: servem para amontoar tralha. Mas as coisas estão a mudar, a começar pelo impressionante Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia e a acabar na proposta do Governo de fixar a entrada gratuita para quem tem menos de 30 anos de idade. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir os clássicos e ideias para explorar colecções surpreendentes.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Os melhores passeios com crianças em Lisboa

Parque infantil, bicicleta à beira-rio e toca a voltar para casa que já está na hora do banho. A Time Out quer acabar com os velhos hábitos, ajudá-lo a quebrar rotinas e levar os miúdos a descobrir Lisboa. Sempre em diferentes meios de transporte. Sim, até de helicóptero! Estes são os melhores passeios com crianças em Lisboa. 

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Comentários

0 comments