Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Meu querido mês de Agosto: festas populares em Lisboa e arredores

Meu querido mês de Agosto: festas populares em Lisboa e arredores

Entra Agosto e o calendário das festas populares em Lisboa aquece

feira da luz
Fotografia: Arlindo Camacho
Por Francisca Dias Real e Raquel Dias da Silva |
Publicidade

Está aberta a época da fartura, da música popular e do folclore, do fogo de artifício, das procissões e das quermesses. Ou seja, de tudo aquilo que o mês de Agosto tem de melhor nos arredores de Lisboa quando a agenda na cidade enfraquece. Damos-lhe várias festas para se entreter durante o mês – e até pode estender as romarias para Setembro. Pelo caminho, temos sugestões do que pode fazer ou comer à beira de cada uma.

Todos os dias são dias de festa, prova disso é esta nossa lista de bailaricos.

Recomendado: O melhor do Verão em Lisboa

Meu querido mês de Agosto: festas populares em Lisboa e arredores esta semana

feira da luz
©Gonçalo Ferreira
Coisas para fazer

Feira da Luz

icon-location-pin Jardim da Luz, Carnide/Colégio Militar
icon-calendar

Setembro está para o Largo da Luz como o pão para a manteiga. Dos concertos às bancas, está de volta a Feira da Luz, no jardim com o mesmo nome, até 29 de Setembro. A feira sempre foi um complemento das festividades religiosas em honra de Nossa Senhora da Luz, mas com o passar dos tempos e o evoluir dos cânticos, tornou-se paragem obrigatória no roteiro das festas de Verão. Ela é loiças, ela é têxteis, panelas, tapetes ou cães de loiça, há de tudo. A dar música vão estar João Pedro Pais, Sons do Minho, Rouxinol Faduncho e Herman José, que se faz acompanhar pelo Quarteto para ajudar à festa. A fadista Cuca Roseta dá a sua voz à festa e o Projecto Cid também faz as honras. Para encerrar as actuações, há Ana Bacalhau e o clássico grupo Carapaus, Azeite & Alho para que esta não deixe de ser uma festa popular como todos a conhecem.

JÁ QUE AQUI ESTÁ...atire-se à carne do bairro com, por exemplo, um naco na pedra da Adega das Gravatas (Travessa do Pregoeiro, 15). Se quer um bom polvo à lagareiro vá ao Jardim da Luz (Largo da Luz), mesmo ali no largo da feira.

Verão na cidade

Festas do Mar
©DR
Música

Concertos em Lisboa em Agosto

Entra Agosto e escasseiam os concertos em Lisboa. Mas nem tudo está perdido. Nunca está tudo perdido. Podemos sempre contar com festivais como o sempre recomendável Jazz em Agosto ou o Sol da Caparica. Além disso, a uns quilómetros de Lisboa realiza-se mais uma edição do MEO Sudoeste. Post Malone, Anitta, Rita Ora, Russ e 6blak são alguns dos nomes que já se conhecem do cartaz deste ano. E as Noites de Verão da Filho Único, todas as sextas no MNAC, são um oásis em pleno Chiado. 

Miradouro da Graça
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Coisas para fazer em Lisboa em Agosto

Chega Agosto e o Verão já se vive em pleno na cidade. A vontade de sair à rua é grande e olhe que a oferta cultural e gastronómica que a cidade lhe dá é bem capaz de responder ao que precisa para este tempo. E, como manda a tradição, estes meses veranis são propícios a arruadas sem fim em busca pelo melhor sunset, a melhor festa de final de dia ou o melhor spot para cinema ao ar livre. 

Publicidade