Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores mercados em Lisboa este fim-de-semana
Mercado
Peter Wendt/Unsplash

Os melhores mercados em Lisboa este fim-de-semana

Este fim-de-semana esqueça a ronha e saia à rua. Há mercados para todos os gostos.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Mercados em Lisboa há muitos e nós dizemos-lhe aqueles que não pode perder. Roupa, calçado, acessórios, livros e decoração. Pode contar com cada uma destas coisas nos mercados deste fim-de-semana, incluindo opções para consumir de forma ambientalmente responsável. É só organizar a agenda e começar a rechear o armário com a colecção para a estação fria. Pode até comprar peças de decoração para a casa (vai certamente encontrar coisas fora da caixa), isto para não falar que até a despensa da cozinha vai ficar recheada com os mercados de produtores locais. Afinal, ir ao mercado é sempre uma óptima desculpa para pôr o pé na rua e aproveitar a cidade, com todos os cuidados a que os novos tempos obrigam, claro.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em Lisboa

Os melhores mercados em Lisboa este fim-de-semana

Trendy Market
Trendy Market
Trendy Market

1. Trendy Market

Coisas para fazer Oeiras Parque, Oeiras

O evento decorre no piso -1 do Oeiras Parque, na zona de acesso ao parque infantil e restauração, entre as 10.00 e as 23.00 durante os dias 30, 31 e 1 de Novembro, repetindo-se depois de 6 a 8 de Novembro.  As dezenas de expositores apresentam uma oferta de roupa, acessórios, decoração e artigos infantis.  O Trendy Market volta assim à sua regularidade habitual, com mercado no primeiro e último fim-de-semana de cada mês. A plataforma online mantém-se activa para divulgação de projectos portugueses, mesmo com as edições físicas a decorrer. 

Comida Independente
Comida Independente
Fotografia: Manuel Manso

2. Mercado de Produtores

Coisas para fazer Mercados e feiras Praça de São Paulo, Cais do Sodré

Este novo Mercado de Produtores é quase uma extensão da mercearia especializada Comida Independente, fundada por Rita Santos, que ao longo dos últimos quatro anos tem viajado pelo país, a conhecer produtores, os seus métodos e os seus produtos. Irá acontecer na Praça de São Paulo, todos os sábados, das 10.00 às 16.00, até 19 de Dezembro, em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, e terá alguns produtores fixos e outros convidados por apenas uma semana. Cada sessão terá como tema um legume da época e um cozinheiro convidado para confeccionar um prato estilo “street food” baseado nesse produto. 

Publicidade
Fruta, Desperdício Zero
Fruta, Desperdício Zero
© DR

3. Farmers Market

Compras Igreja de Santos-o-Velho, Santos

A comunidade de Santos está cada vez mais unida -- culpa do Santos Collective, um colectivo que desde a quarentena tem dinamizado eventos e congrega os pequenos negócios do bairro para que estes continuem vivos da silva. Agora, todos os sábados há também um mercado de produtos, frutas e legumes orgânicos, o Farmers Market, no Largo da Igreja de Santos-o-Velho. Sempre entre as 09.00 e as 14.00.

Feira da Ladra
Feira da Ladra
Fotografia: Ana Luzia

4. Feira da Ladra

Coisas para fazer Campo de Santa Clara, São Vicente 

Há coisas que nunca mudam e ainda bem. Falamos da selecção ecléctica e absurda que a Feira da Ladra mostra todas as semanas. O clássico lisboeta não passa de moda e continua a ter uns quantos achados daqueles, basta ter paciência para correr tudo a pente fino. Armas, moedas e selos antigos são as peças mais procuradas por coleccionadores, mas o surreal espreita ao virar de cada esquina na forma de Barbies descadeiradas, electrodomésticos moribundos e bibelôs que desafiam a criatividade dos decoradores mais atrevidos.

Publicidade
roupa
roupa
Amanda Vick

5. Loving Home Market

Compras Av. Bombeiros Voluntários de Algés, Oeiras

Laura e Mariana juntaram-se para despachar um monte de roupa que lhes ocupava espaço no armário e que agora pode ganhar uma nova casa, já que esta dupla decidiu organizar o Loving Home Market. Transformam assim a própria casa, em Algés, numa feira indoor, com as devidas restrições e cuidados. Há mais de mil peças à venda de 1€ a 10€, tudo para lhes dar um novo ciclo de vida e servir outros propósitos noutros armários. A morada será divulgada depois de marcada a hora que mais convém à clientela (91 558 1629), sendo que os dois dias de mercado decorrem entre as 09.30 e as 14.00.

árvore do jardim do principe real
árvore do jardim do principe real
Fotografia: Manuel Manso

6. Mercado Biológico do Príncipe Real

Compras Jardim do Príncipe Real, Princípe Real

Se há poiso obrigatório para mercados é no Jardim do Príncipe Real, que todos os fins-de-semana é ocupado por bancas de pequenos produtores e artesãos. O melhor é levar um saquinho de pano, que isto do plástico já não se usa, para tratar das compras da semana no que diz respeito às frutas e legumes frescos: todos os sábados há mercado biológico, das 07.00 às 14.00.

Mais compras em Lisboa

Benamôr
Benamôr

As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Compras

Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia toda lá de casa, dos móveis às plantas. Há lojas em grandes palácios e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade há lojas à espera da visita.

Tous – Ourivesaria Aliança
©DR

Saiba quais são as lojas mais bonitas de Lisboa

Compras

Temos vistas incríveis de miradouros, fachadas de azulejos de fazer inveja, a calçada portuguesa (que ninguém nos tira), restaurantes de cá e do mundo – um menu completo que faz de Lisboa uma beleza. A par de tudo isto, há uma série de lojas onde vale a pena entrar, mesmo que não vá para abrir a carteira. Lisboa é linda e muitas das suas lojas também.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade