As lojas mais bonitas de Lisboa

Ir às compras é sempre mais divertido quando o espaço nos faz cair o queixo. De boca aberta, escolhemos cinco lojas
Tous – Ourivesaria Aliança
©DR
Por Renata Lima Lobo |
Publicidade

Há muito por onde escolher – e ainda bem. Lisboa é linda e muitas das suas lojas também, das mais vintage a criatividades recentes. Agora venha às compras connosco.

As lojas mais bonitas de Lisboa

conserveira de lisboa
Fotografia: Arlindo Camacho
Compras

Conserveira de Lisboa

icon-location-pin Santa Maria Maior

Atire-se à variedade conserveira desta loja que vive na Rua dos Bacalhoeiros há anos e está, ela própria, muito bem conservada (a piada impunha-se). As prateleiras de madeira forradas a coloridas latas de conservas convidam à compra das marcas exclusivas da casa, a Tricana, a Prata do Mar e a Minor, e há um banco de madeira que promove o convívio entre clientes e moradores. Na Conserveira de Lisboa vendem-se as latas a clientes, a grossistas escolhidos a dedo e a negócios mais pequenos, como mercearias e outras lojas, que permitem manter a qualidade dos produtos.

vellas loreto
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Decoração

Caza das Vellas Loreto

icon-location-pin Chiado

Esta oficina é tão velhinha, tão velhinha que o nome sobreviveu a quase todos os acordos ortográficos. Anterior à chegada da electricidade a Lisboa, a loja vai na sexta geração de família Sá Pereira. De França, o fundador Domingos Sá Pereira trouxe a técnica de fabricar velas com cera de abelha, ainda hoje o ex-líbris da casa, perdão, caza. Para comprar, há velas para todos os gostos e orçamentos, mas nem só de cera vive o negócio. Aqui ainda se fazem pavios para lamparinas de azeite.

Publicidade
Tous – Ourivesaria Aliança
©DR
Compras, Joalharia

Tous - Ourivesaria Aliança

icon-location-pin Chiado

A surpresa foi grande quando em finais de 2012 demos pela reabilitação feita pela espanhola Tous na antiga loja da Ourivesaria Aliança. As compras até sabem melhor quando olhamos para cada pormenor que foi preservado, desde a fachada, datada de 1914, aos frescos, passando pelas molduras e os móveis restaurados, o que faz com que entrar no número 50 da Rua Garrett seja um conto de fadas ainda mais perfeito. Além da beleza, a loja apresenta também um património histórico, com obras do pintor Artur Alves Cardoso (também autor das pinturas da sala de sessões da Assembleia da República). Por todo o espaço há vitrines com jóias e, na segunda sala, expositores com malas e carteiras que sobem até à galeria – uma visão a cor-de-rosa e dourado, com muitos ursinhos à mistura.

Claus Porto
Fotografia: Ana Luzia
Compras

Claus Porto

icon-location-pin Bairro Alto

Veio do Porto e veio em bom (ou em ‘baum’, se usarmos o sotaque original). A marca de perfumes, sabonetes, colónias e cremes portuense instalou-se no Chiado, numa loja decorada a rigor, com uma parte artística assinada por Joana Astolfi e uma zona onde os homens também podem ser barbeados. Com 130 anos de vida, esta é a primeira loja física da marca e promete deixar Lisboa ainda mais cheirosa.

Publicidade
Amélie au Théâtre
Fotografia: Arlindo Camacho
Compras

Amélie au Théâtre

icon-location-pin Princípe Real

Desde que abriu a loja no Príncipe Real, Amélia Antunes quis criar um universo à parte para as compras. E conseguiu. Mais balcão, menos balcão, a Amélie au Théâtre permanece fiel ao imaginário do boudoir luxuoso, decorado com lustres e flores. Criado um dos ambientes mais femininos de Lisboa, Amélia selecciona a moda que melhor assenta no espaço, mistura-a com os seus acessórios e peças de design únicas. Tudo isto com o devido toque de extravagância.

Sobrou-lhe dinheiro? Espreite estas lojas

Mid Mod
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Decoração

As melhores lojas de decoração em Lisboa

Quem é que precisa de contratar um decorador quando tem as melhores lojas de decoração de Lisboa mesmo à mão de semear? Dos candeeiros às cadeiras, do vintage às linhas mais contemporâneas, as novas tendências já espreitam e se a missão dos próximos tempos é mesmo redecorar, então estas lojas são paragens obrigatórias.

Loja Jncquoi
©DR
Compras, Moda

As melhores lojas para homem em Lisboa

Da alfaiataria ao streetwear, as lojas de roupa e acessórios exclusivamente dedicadas ao universo masculino estão a crescer a olhos vistos. Com a vaidade aumenta a exigência, por isso neste roteiro também vai encontrar algumas das lojas mais bonitas de Lisboa.

Publicidade
The Oitavos
©DR
Compras, Boutiques

As melhores lojas de hotel em Lisboa

Umas estão escondidas em lobbies luxuosos, outras têm montras directamente para a rua. O certo é que não precisa de fazer check-in para descobrir as melhores lojas de hotel em Lisboa. Não incluem pequeno-almoço, mas podem valer-lhe uns bons achados.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com