Quatro passeios grátis em Lisboa

Devagar ou em passo apressado, não faltam caminhadas em Lisboa. O melhor de tudo? Há vários passeios grátis

Arlindo Camacho

A ementa de sugestões grátis na cidade cresce de semana para semana, com oportunidades únicas para quem não quer gastar um cêntimo – acabaram-se todas as desculpas. Partilhamos algumas propostas a custo zero. São passeios e caminhadas grátis para fazer em Lisboa. Seja para conhecer melhor as ruas da cidade (ou o seu subsolo), seja para descobrir os cantos à residência oficial do primeiro-ministro. Estes são os melhores passeios grátis para fazer nos próximos meses. 

Recomendado: Os melhores parques e jardins em Lisboa

 

Passeios grátis em Lisboa

Enfie-se debaixo de terra

Enfie-se debaixo de terra

A efeméride dos 70 anos do Metropolitano de Lisboa celebra-se, apropriadamente, no subsolo. Desde Fevereiro que há percursos guiados pela história e pela arte deste meio de transporte. Só tem que se inscrever nas “Visitas para (re)viver Lisboa”. É na penúltima quinta-feira de cada mês, até 26 de Julho, que pode mergulhar na rede com paragens em diferentes estações. A fórmula de base mantém-se: desvendar a história, a arquitectura e a azulejaria que tantas vezes passam despercebidas durante as viagens. As visitas arrancam sempre às 11.00 e têm uma duração prevista de duas horas. Lembre-se ainda que as inscrições para cada visita estão disponíveis durante as 3 semanas que antecedem a sua realização e até 72 horas antes. 

Adira à recriação histórica que já foi capa da Time Out

Adira à recriação histórica que já foi capa da Time Out

Talvez já tenha visto um mouro e um cruzado numa recente capa Time Out e o facto é que uma recriação histórica a preceito nunca fez mal a ninguém. As personagens Mendo Domingues e Wasim Fahad mostram que a relação entre cristãos e mouros pode ser pacífica – apesar de revisitarem toda uma relação tortuosa e de até poderem simular um breve duelo pelo caminho. Ah, já lhe dissemos que tudo isto é gratuito? Bom, na realidade é simpático deixar gratificação no final do périplo pelas ruas de Alfama e Mouraria.

www.livehistory.pt

Publicidade
Espreite São Bento

Espreite São Bento

A Assembleia da República organiza visitas guiadas ao Palácio de São Bento, mediante marcação, com a duração aproximada de hora e meia, sendo que o palácio também está aberto ao público no último sábado de cada mês. Individualmente ou em grupo (às 15.00 e 16.00), também pode seguir dois roteiros com data marcada: Palácio de São Bento: vi(r)ver o Parlamento (28 de Abril, 30 de Junho e 27 de Outubro – visita guiada centrada na história e na actividade e competências do Parlamento); e Palácio de São Bento: um património com história (26 de Maio, 28 de Julho e 24 de Novembro – visita mais focada nos aspectos arquitectónicos e patrimoniais. 

A toque dos coches

5 /5 estrelas

As visitas orientadas são a forma mais completa de conhecer um museu, e nada como uma boa data para motivar programas paralelos. No Museu dos Coches, por exemplo, a investigadora Maria Adelina Amorim regressa a 29 de Novembro de 1807, quando foi ordenada a partida da frota que levou cerca de 15.000 pessoas do cais de Belém com destino ao Brasil. Este marcante acontecimento da história de Portugal é revivido todas as penúltimas quartas-feiras até Junho, sempre às 11.00. 

Comprar bilhetes Ler mais
Belém
Publicidade

Mais passeios em Lisboa

Ciclovias em Lisboa. Só precisa de pedalada para percorrer a cidade

Até 2018 a cidade de Lisboa deverá atingir os 200 quilómetros de vias cicláveis. Enquanto nos ficamos pelos cerca de 60 já disponíveis não faltam opções para recorrer à bicicleta como meio de transporte, para que cada vez mais as duas rodas não sejam apenas um plano B. Venha daí pedalar.     

Ler mais
Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Comentários

0 comments