Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Siga estes desfiles de Carnaval em Lisboa

Siga estes desfiles de Carnaval em Lisboa

O Carnaval está aí a bater à porta e nem precisa de sair de Lisboa para ver o corso a passar

Colombina Clandestina
Colombina Clandestina
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

É verdade que o nosso Carnaval fica um pouco aquém das históricas e pujantes celebrações de Ovar, da Madeira ou de Torres Vedras (nossos ricos vizinhos) e nem vamos falar do que acontece todos os anos em Veneza ou no Rio de Janeiro. Mas em Lisboa, embora algumas tradições tenham ficado pelo caminho, ainda há foliões suficientes, e de todas as idades, que vão sair à rua para celebrar o entrudo. Agora, vista a sua melhor ou pior roupa para assinalar a efeméride e junte-se a estes desfiles de Carnaval em Lisboa.

Recomendado: Coisas para fazer no Carnaval em Lisboa

Bué Tolo
Bué Tolo/Facebook
Coisas para fazer

Carnaval Fabão & Bué Tolo

Ribeira das Naus, Cais do Sodré

Pelo segundo ano consecutivo, a parceria entre o cantor Fábio Allman e o bloco Bué Tolo ganha vida nas ruas lisboetas em mais um Carnaval barulhento e colorido, no dia 23 de Fevereiro. A bateria vai concentrar-se por volta das 12.00 no quiosque da Ribeira das Naus. O desfile segue em direcção ao beco onde fica o Boteco da Dri, no Cais do Sodré. Chegados ao restaurante, os foliões fazem a festa de encerramento com uma batucada e um DJ para animar a malta, sempre com petiscos para afagar o estômago.

23 Fevereiro 12.00. 

Baque do Tejo
Baque do Tejo/Facebook
Coisas para fazer

Cortejo de Carnaval Baque do Tejo

Vários locais

Tem maracatu de baque virado em Lisboa com o bloco Baque do Tejo que festeja a efeméride com mais um desfile. Arranca do Largo da Rosa e por aí vai Lisboa fora, sempre em festa e com os instrumentos a tremer – pode juntar-se à festa a partir das 15.00. No fim do festejo, que vai até à porta do BUS – Paragem Cultural, a festa continua aí com quatro DJ sets da festa The Rolê.

23 Fevereiro 19.00. 2€ (não sócios do BUS – Paragem Cultural) + 1€ (contribuição para artistas).

Publicidade
Lisbloco
Lisbloco/Facebook
Coisas para fazer

Carnaval Lisbloco

Jardim Roque Gameiro, Cais do Sodré

Formado por músicos e dançarinos residentes em Lisboa, o bloco carnavalesco Lisbloco nasceu da vontade de fazer um Carnaval à moda brasileira na cidade. O primeiro desfile está marcado para dia 25 de Fevereiro e parte do Jardim de Roque Gameiro no Cais do Sodré. Mas antes há ensaiosque são abertos a todos os que queiram abanar os ossos e acontecem no Titanic Sur Mer. O tema do desfile deste ano será a sustentabilidade e as questões ambientais.

4, 11 e 18 Fevereiro (ensaios), 25 Fevereiro (desfile).

Guia para foliões

Carnaval
Fotografia: Ugur Arpaci/ Unsplash
Viagens

Oito festas de Carnaval no mundo

Já no século XIII, nomeadamente no reinado de D. Afonso III, se festejava o Entrudo em Portugal. Do latim introitus, que significa “entrada”, tratava-se de um período de três dias antes da entrada na Quaresma, onde se lançavam pelas ruas baldes de água, ovos, laranjas e até farelos e se cometiam excessos na comida, antes do jejum. Actualmente, há cortejos, máscaras e muitas serpentinas. Mas a festa não acontece apenas em terras lusas. Estas são as melhores festas de Carnaval no mundo. 

roupas da Miss Suzie
©Miss Suzie
Compras, Trajes de fantasia

As melhores lojas de disfarces de Carnaval

Sabemos que é uma busca difícil, por isso, damos uma ajuda. As melhores lojas de disfarces de Carnaval têm tudo o que precisa para fazer um brilharete nas festas dos próximos dias, só tem de escolher o modelito ou os acessórios deste ano. Se comprar não for uma opção, tem sempre os dois guarda-roupas obrigatórios para quem quer alugar uma fatiota. Estas são as melhores lojas de disfarces em Lisboa.

Publicidade
Filmes

Fantasias inspiradas em filmes para o Carnaval

Bruce Wayne, Clark Kent ou Selina Kyle não servem de disfarce. Batman, Super-Homem ou Catwoman, ainda vá que não vá, mas são, todos eles, sinal de fraca imaginação. É que a sétima arte está repleta de boas referências para boas máscaras, que oscilam entre o simples e o sofisticado, o aterrorizador e o fofinho. Pode até reutilizar algumas ideias em Outubro, visto que são arrepiantes o suficiente para o Halloween. Destaque-se da multidão com uma destas sete fantasias inspiradas em filmes.

Publicidade