A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
sítios para adoptar cães em Lisboa
Fotografia: ipet photo/ Unsplash

13 canis em Lisboa e outros sítios para adoptar cães (bebés e adultos)

Se está à procura de cães para adoptar, o melhor é começar pelo canil em Lisboa que lhe está mais próximo. E depois ir alargando o raio.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Diz-se que o cão é o melhor amigo do homem. Se concorda e por acaso anda à procura de um fiel companheiro, espreite esta lista de canis e outros sítios para adoptar cães em Lisboa. À medida que vai conhecendo os animais que estão a precisar de um lar, pode começar a imaginar os passeios nas manhãs amenas de Primavera e Outono, as corridas de Verão no jardim mais próximo ou as brincadeiras dentro de casa no Inverno. Mas não se esqueça de que é um compromisso para a vida. Caso não tenha uma casa espaçosa ou disponibilidade para um animal mais dependente, o melhor é ver a lista de sítios para adoptar gatos. O importante é dar e receber amor.

Recomendado: Caixas de subscrição para animais (e os seus donos)

Sítios em Lisboa com cães para adoptar

  • Coisas para fazer
  • Alcântara

É o centro de recolha oficial de animais errantes na cidade. Promove a sua captura e tratamento, combate o abandono e fomenta a adopção responsável. Se estiver interessado em levar um novo amigo para casa, a Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza toda a informação sobre os animais em condições de ser adoptados, que poderá visitar em dias úteis, mediante marcação prévia por telefone (218 172 300), das 09.00 às 12.00 e das 14.30 às 16.30. Vale a pena saber, contudo, que a todos os canídeos com mais de três meses é feita a identificação electrónica gratuita. A desparasitação interna e a esterilização, também gratuitas, são igualmente efectuadas a todos os animais adoptados, desde que a sua idade e situação de saúde o aconselhem.

  • Coisas para fazer
  • Sintra

A Câmara Municipal de Sintra gosta de relembrar que “ter um cão a seu lado aumenta a sensação de felicidade e segurança, melhora a interacção com outras pessoas e faz bem à saúde”. No Sítio dos Animais, promovido pela autarquia, pode encontrar cães para adopção responsável. Há cachorros, juvenis e adultos, machos ou fémeas, calmos ou mais espevitados, medricas ou corajosos, é para todos os feitios. Só tem de ter paciência para encontrar o companheiro perfeito para si (e, claro, para ser o companheiro perfeito também). Para manifestar interesse, é basta preencher um formulário online para marcar uma reunião para adopção. Os animais adoptados são entregues com identificação electrónica, vacinação, desparasitação interna e externa, boletim sanitário e esterilização (animais com menos de oito meses de idade deve ser feita marcação prévia). Terá ainda direito a acompanhamento veterinário e esclarecimento de dúvidas nos três meses seguintes à adopção.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Sete Rios/Praça de Espanha

A União Zoófila defende e trata animais domésticos em risco, albergando centenas de cães e gatos – e suportando todas as despesas de alimentação, tratamento diário e cuidados veterinários. De momento, o processo de adopção requer uma candidatura, que deve ser enviada por e-mail (uniaozoofila.adopcoes@gmail.com), e uma entrevista no albergue. Mas antes poderá preparar-se, através da leitura do guia para adopções de cães, e dar aqui uma vista de olhos nos canídeos à procura de uma nova casa. Se preferir, até dá para filtrar por sexo e cor e as fichas têm tudo o que precisa de saber: quantos anos tem cada animal, se é saudável e se gosta de pessoas e de outros animais, por exemplo.

Animais de Rua
Animais de Rua

Animais de Rua

A associação Animais de Rua ajuda muitos milhares de animais nas ruas, esterilizando-os para que não se reproduzam, tratando-os quando estão doentes e alimentando-os. Conta com núcleos de actuação espalhados por todo o país, incluindo em Lisboa, Vila Franca de Xira, Seixal, Sintra e Amadora. Além de campanhas informativas sobre posse responsável de animais de companhia, também promove workshops e acções de formação, bem como um programa de adopção, apadrinhamento ou Família de Acolhimento Temporário. Para mais informações, o melhor é enviar e-mail para o núcleo mais perto de si.

Publicidade
O Cantinho da Milu
O Cantinho da Milu

O Cantinho da Milu

Este albergue setubalense foi oficialmente constituído Associação Protectora de Animais, sem fins lucrativos, em 2011. Emília Silva, a fundadora, acolhe actualmente cerca de 750 cães. Se quiser ajudar, pode criar campanhas de angariação de fundos no Facebook, divulgar e participar activamente nas actividades da associação, tornar-se sócio ou voluntário, mas também pode apadrinhar, tornar-se Família de Acolhimento Temporário ou adoptar. Na plataforma digital, é possível ver a lista completa de amigos patudos. Entretanto, aproveite para ver o calendário solidário deste ano, cuja receita reverte para cuidar dos animais.

UPPA
Joana Gomas/ UPPA

UPPA

A União Para a Protecção dos Animais (UPPA) foi fundada em 2007, mas apenas em 2013, após cedência de um terreno, ganhou um espaço físico. No Albergue UPPA, em Sintra, encontram-se todos os animais resgatados à espera de uma família que os adopte. Disponíveis para adopção responsável, são entregues já vacinados, desparasitados, microchipados e esterilizados. No site, é possível consultar os animais que estão para adopção. Se algum despertar a sua atenção, basta enviar e-mail a pedir mais informações (uppa.adoptantes@gmail.com).

Publicidade
Rafeiros SOS
Rafeiros SOS

Rafeiros SOS

A Rafeiros SOS é uma associação zoófila sem fins lucrativos, com sede na Amadora, que resgata animais de rua e promove a sua adopção responsável. Para adoptar, é necessário preencher um formulário online, mas antes pode ver os cães para adopção. Se a sua candidatura for aceite, será contactado de volta. Até lá pense em ajudar através do apadrinhamento ou com compras na Loja Solidária, onde encontra camas para cães, canecas, cinzeiros e conjuntos de viagem.

Adopta-me
DR

Adopta-me

Criada em 2001 por Jorge Diogo e Susana Crespo e actualmente mantida por um dedicado grupo de voluntários, esta plataforma reúne num só sítio anúncios para adopção de animais que tenham sido encontrados ou que estejam em risco de abandono. Basta usar os filtros para encontrar o que procura, escolher o cão certo para si e preencher a respectiva ficha de candidatura. Se tudo correr bem, estará a preencher o termo de responsabilidade mais depressa do que previa.

Publicidade
Petify
Fotografia: Anoir Chafik

Petify

Nesta plataforma de adopção e resgate de animais, suportada por uma equipa de voluntários, poderá encontrar o seu animal perdido ou adoptar um animal abandonado. Há uma lista, que beneficia de diferentes filtros (idade, tamanho, sexo, distrito), e todos os animais disponíveis para adopção estão devidamente identificados. Há ainda uma outra lista com associações e respectivos anúncios.

Amiga-me
Fotografia: James Barker

Amiga-me

O Intermarché tem uma plataforma de adopção animal, onde não só ficará a saber como ajudar sem ter que levar um animal para casa (através da compra de vales donativos, por exemplo), como poderá encontrar o seu futuro melhor amigo de quatro patas. Basta explorar esta página, para encontrar o patudo ideal para si. Os filtros ajudam-no: pode procurar por distrito, sexo, idade, tamanho e até por cor. Mas não seja picuinhas. Há muitos animais a precisar de um novo lar e são todos maravilhosos.

Publicidade
Associação São Francisco de Assis
Fotografia: Associação Francisco de Assis - Cascais

Associação São Francisco de Assis

Esta associação cascalense presta cuidados a cerca de 600 animais residentes e ainda a todos os animais perdidos, errantes ou vítimas de acidentes ou maus tratos, que precisam de ajuda. O serviço de piquete de intervenção e resgate funciona 24h, mas o atendimento para outras questões, como adopções por exemplo, só funciona de segunda a sexta-feira, das 09.30 às 13.00 e das 14.30 às 18.00, e sábados, com marcação, das 09.30 às 13.00. Se quiser mais informações, basta consultar a página relativa a adopções.

  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

A Bianca – Associação de Protecção aos Animais Sem Lar do Concelho de Sesimbra foi fundada a 17 de julho de 2002, mas só em 2006 foi criado o abrigo com capacidade para 50 animais. Ao longo dos anos, este abrigo foi sofrendo melhorias e actualmente alberga 400 cães e 100 gatos, em residência permanente. Os cães para adopção estão todos listados nesta página. Se algum lhe despertar a atenção, basta enviar e-mail (adocoes.bianca@gmail.com) a mostrar interesse.

Publicidade
PetSharing
PetSharing

PetSharing

Promovida pela Purina, a PetSharing é uma comunidade para donos e amantes de animais, bem como para associações de protecção animal. Além de servir como uma rede de partilha e entreajuda, onde é possível pedir e dar apoio a terceiros nos cuidados animais, esta plataforma também disponibiliza informações acerca de apadrinhamentos e adopções responsáveis. Nesta página, encontra todos os animais à procura de uma família temporária ou permanente. Só tem de explorar os filtros disponíveis para encontrar o cão perfeito para si.

Guia para cães e para os seus donos

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade