Tire a trela ao cão e deixe-o brincar nestes parques caninos em Lisboa

Melhor do que levar o seu amigo a passear, só mesmo levar o seu amigo a passear sem trela. Eis as coordenadas
Dog Park do Jardim Fernando Pessa, Areeiro
Inês Félix
Por Renata Lima Lobo |
Publicidade

Nem todos têm aquele espaço exterior lá em casa ideal para atirar a bola um bocado mais além da mesa da sala de jantar. Lisboa está bem servida de espaços verdes e em alguns começam a nascer pequenos núcleos totalmente dedicados à espécie Canis lupus familiaris que agora pode ser um bocadinho mais feliz na cidade. Equipamentos para treino, água para saciar a sede e até casas de banho para patudos. Descubra (ou relembre) estes parques caninos em Lisboa onde pode levar o seu animal de estimação e delicie-se a vê-lo fazer novos amigos.

Recomendado: Conhece o gato mais famoso da Colina de Santana? A sua vida deu um livro

Parques caninos em Lisboa

dog park, campo grande, cão, cães, parque
Fotografia: Duarte Drago
Coisas para fazer

Campo Grande

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Foi o primeiro parque canino a chegar a Lisboa, corria o ano de 2013. Uma emoção só para quem gosta de dar muita trela ao cão e que aqui pode até mesmo dispensar a utilização do objecto de contenção. O espaço vedado tem uma série de estruturas em madeira e cimento que compõem um percurso de obstáculos ideais para o exercício canino e árvores para os donos se poderem sentar à sombra. A grande vantagem deste parque é que está localizado no coração do jardim do Campo Grande, também ele um dos melhores locais para passear o amigo patudo. Mas fora da cerca, só com trela.  

Dog park da Praça São João Bosco, Estrela
Fotografia: Inês Félix
Coisas para fazer

Praça São João Bosco

icon-location-pin Grande Lisboa

Em 2017, a Junta de Freguesia da Estrela decidiu intervir nesta subaproveitada praça e ofereceu pelo menos dois motivos para que fosse mais usada pelos fregueses: um parque infantil e um parque canino. Talvez por isso este seja o parque canino mais colorido da cidade no que aos equipamentos para exercício e brincadeiras caninas diz respeito. Há ainda uma fonte e um WC para os cães, num pequeno espaço delimitado para necessidades de última hora.

Publicidade
dog park, campo mártires da pátria, cão, cães, parque
Duarte Drago
Coisas para fazer

Campo Mártires da Pátria

icon-location-pin Lisboa

Aos galos e aos patos que vivem à solta no campo, juntaram-se em 2017 os cães de Arroios. Embora com uma área de movimentação mais pequena que as aves vizinhas, neste parque canino encontra um percurso de obstáculos, um bebebouro, um dispensador de sacos para dejectos e banquinhos para os donos se sentarem à sombra, num jardim recheado de árvores centenárias.

Dog Park do Jardim Fernando Pessa, Areeiro
Fotografia: Inês Félix
Coisas para fazer

Jardim Fernando Pessa

icon-location-pin Areeiro/Alameda

Antes da inauguração do parque canino, já o Jardim Fernando Pessa era povoado por matilhas. Quem diz matilhas, diz um conjunto de vizinhos que já tinha por hábito passear pelo jardim com os respectivos cães. Era pois um dos espaços verdes da cidade que gritava por um lugar oficial de convívio entre amigos de quatro patas. O desejo foi realizado em 2017, cortesia da junta de freguesia do Areeiro que aqui instalou um sobe e desce, um slalom, barreiras de salto, um bebedouro à entrada e um WC para os peludos utentes.

Publicidade
parque das artes e do desporto
©Manuel Manso
Coisas para fazer

Parque canino do Parque das Artes e do Desporto

icon-location-pin Grande Lisboa

Não fica em Lisboa, mas há parques caninos na Amadora que foram erguidos num novo parque monumental. Falamos do Parque das Artes e do Desporto, uma antiga lixeira convertida num parque de lazer. E claro que numa área de nove hectares, onde cabem três campos de futebol, três campos de ténis ou dois campos de padel, também tinha de haver espaço não para um, mas para dois parques caninos.

Mais Lisboa amiga dos animais

Hotéis

Hotéis para animais em Lisboa: onde deixar o seu melhor amigo

Nem sempre é possível levar o patudo ou o bichano de férias e nessas alturas é bom saber que deixa o seu amigo em boas mãos. Assim, sempre ameniza aquele choque de emoções, entre o ir finalmente descansar e ficar com o coração nas mãos de tantas saudades. E há espaços para todos, numa altura em que começam a proliferar hotéis para cães. Esta lista inclui gatos e, surpreendentemente, há pelo menos um hotel que lhe fica com as aves, com os roedores e com os répteis do agregado familiar. Conheça estes hotéis para animais em Lisboa.

abrigo de gatos no areeiro
©Junta de Freguesia do Areeiro
Notícias, Vida urbana

Areeiro já tem dois abrigos para gatos silvestres

É bom ser gato no Areeiro. Pelo menos, melhor do que em muitos outros cantos da cidade. A Junta de Freguesia do Areeiro preocupa-se com os bichanos que ainda não têm tutores (é assim que se diz agora) e criou um Corpo de Voluntários para os Animais que diariamente acompanha a vida das mais de 20 colónias de gatos silvestres da freguesia. Isto na sequência da criação, este ano, do Pelouro do Ambiente e Bem-estar Animal.

Publicidade
Notícias, Vida urbana

Conheça o dístico que autoriza a entrada de animais em restaurantes

Entrou em vigor esta segunda-feira a lei que autoriza a entrada de animais em estabelecimentos de restauração que o permitam. Se não vir o dístico produzido pela AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e autorizado pela ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica não pode entrar com um animal atrelado.

Publicidade