0 Gostar
Guardar

Animais de estimação. Produtos e serviços para focinhos exigentes

Pintura de unhas, lenços para o pescoço, spas, hotéis, biscoitos artesanais. Há disto e muito mais em Lisboa. Calma, não é para si, é para eles

©Krista Mangulsone/Unsplash
Escolha a nossa cãopanhia e evite comprar gato por lebre

Este é um daqueles temas sensíveis, em especial se simpatizar pouco com pessoas que perdem tanto tempo a vestir as suas mascotes como a si próprios. Se a sua tolerância ao tópico for razoável, explore as categorias que se seguem. Se adorar ver cães com laçarotes, imprima a lista e guarde-a na carteira.  

Para os bichos

Para educá-los - treinos e conselhos

Para educá-los - treinos e conselhos

Vai viajar daqui a uns meses e gostava de levar o seu animal de estimação, mas já está a stressar com o assunto (porque sabe que ele ou ela também vão stressar com a coisa). Se falarmos dos bichos domésticos mais comuns, o Instituto do Animal pode dar uma ajuda. Aqui faz-se preparação dos animais para viajar tranquilamente, seja de avião, comboio ou automóvel.

Se os seus patudos parecem um puto birrento que não sabe ouvir um não, ao ponto de ter vergonha de sair com eles à rua, tenha calma. Em matéria de nome bem escolhido a Oh My Dog já ganhou. Por aqui ensinam-se truques, treina-se a sociabilização, e tenta-se que os níveis de obediência aos donos aumente. Para que eles não voltem a saltar para cima do seu vizinho como se ele fosse uma enorme taça de ração.

Para deixá-los bem entregues - creches, petsitters e afins

Para deixá-los bem entregues - creches, petsitters e afins

Se acha que o entretenimento proporcionado pela Dog Tv não chega para ocupar as tardes da sua cria felpuda, talvez se interesse pela hipótese de inscrevê-la numa creche ou ATL. O atelier da Cãopreensão faz-se de relvados e muitos lançamentos de bolas e discos. De regresso a casa, depois de muita energia gasta, não se preocupe que prometem devolvê-los de banho tomado e bem cheirosos.

Na Mestre Patas chamam-lhe creche ou daycare, feita de jogos que estimulam a parte física e mental. Também oferecem soluções para pernoita em sofás de famílias de acolhimento, caso precise de ir passar uma noite fora. Ah, e também tratam do transporte com o seu dog taxi. 

Há vários serviços de petsitting, que incluem cuidados ao domicílio e passeatas para os cães desentorpecerem as patas. Na Fiel Amigo nem as aves, rodeadores e répteis são esquecidos. Fale com eles para tratar do seu hamster.

Na O Gato Fica é fácil adivinhar ao que vai. Os gatinhos e gatinhas são o público alvo do serviço. 

A Vizinha combina o serviço de petsitting com o de táxi e ainda vende umas trelas vintage que não vai querer perder de vista.

Para estadias mais prolongadas (e para alargar os horizontes do seu bicho) espreite o Pet Hotel do Jardim Zoológico. Sim, também pode trazer a sua cobra, que irá divertir-se com outras cobras.

Para enfeitá-los - acessórios com pinta

Para enfeitá-los - acessórios com pinta

Sabe o que é uma Chewy Vuitton? Bom, é uma espécie de Louis Vuitton em versão felpuda, para cadelinhas, e provavelmente irá durar muito menos que uma original usada pela dona. A Niu Niu Pets é um paraíso cool para quem acha que um acessório cai sempre bem. Falamos de hoodies para enfrentar o frio, impermeáveis para enfrentar a chuva, e tendas que dão vontade de ocupar, mesmo que não tenha quatro patas.  

Para engordar o armário pessoal do seu animal de companhia, visite a Pets Closet, com a sua linha de coleiras, trelas, peitorais, camas, almofadões e mantas. Tudo feito em casa, com o devido amor e carinho. 

Acabou de adoptar um novo amigo? Trate do kit de boas vindas, ou melhor, deixe que tratam disso por si. Na Chi Cães e Gatos vendem-se enxovais por 95 euros. O pack para um gato, por exemplo, inclui iglo, transportadora, brinquedo, shampô, filtros de wc, coleira, sacos para areia, pente a taça cerâmica.

Se foi convidado para uma festa e pode levar o seu fiel amigo, não se esqueça dele quando tratar da indumentária. Alguns dos laçarotes da Zua Petlovers podem ser tão giros que talvez se arrisque a disputá-los com o seu cão.

Para alimentá-los - biscoitos e rações

Para alimentá-los - biscoitos e rações

Pato e batata doce? Sabores do pacífico e da pradaria? Está no sítio certo quando começa a salivar frente a rações para o seu cão. Na Dogs Wish a comida caseira é um dos pratos fortes da casa, porque as tendências bio e naturais não estão a conquistar apenas os donos. Quanto a biscoitos, o que tem a dizer de tomate, azeite e parmesão; peixe, azeite e ervas aromáticas; ou iogurte, mel e noz? Não é você, são eles.

Em matéria de lenços, ou dog bandanas, a My Dog tem a palavra a dizer, e de resto esta é a sua especialidade (mais um daqueles casos em que vai suspirar pelos padrões). São artesanais e cheios de pinta, mas os biscoitos não são menos artesanais. Ainda pode requisitar o serviço de fotos.

Para mimá-los - spas e outras experiências

Para mimá-los - spas e outras experiências

Se é daquele tipo de pessoa que mal se dá ao trabalho de pentear de manhã, salte para o próximo ponto. Caso não, entre sem preconceitos no capítulo reservado à estética. A Cão Vira Gato é apenas um desses sítios onde as estrelas da companhia são eles, com a escovagem e a higiene em geral a assumirem todo o protagonismo. 

Na Petsglow o conceito vai mais longe. Imagine máscaras faciais, cuidados dermatológicos, serviços de manicure, massagens de relaxamento e coloração, total ou mais inclinadas às madeixas. Sim, aqui tudo isto é possível. E a parte de manicure inclui pintura de unhas. 

Sem tempo para deslocações? O Spa do Bicho corre a zona de Lisboa, Cascais, Estoril, Oeiras, Odivelas, Amadora e Loures, e trata dos banhos e tosquias dos seus mais-que-tudo.

Para encher as molduras - as fotos que queremos em casa

Tem um telemóvel xpto e nem assim consegue apanhá-los como gostaria? Na Studio P, há várias hipóteses para eternizar aquele focinho ou bigodes de que tanto gosta. Pode optar por um retrato clássico, se achar que apanhá-los quietos já é uma sorte, mas se preferir algo mais elaborado, saiba que até pode recriar uma situação de época, e aqui o dono também pode alinhar na caracterização. 

Na Patas e Focinhos, os eventos com animais são objecto de reportagem fotográfica. Mas quando não estão a captar uma qualquer cãominhada colectiva, estas duas fotógrafas podem estar a fazer cliques frente ao seu pet, seja em contexto outdoor ou num mini estúdio portátil.

Para tratar de burocracias - viagens e horas difíceis

São assuntos aborrecidos, um mais do que outro, mas de vez em quando é preciso tratar de cada um deles. É para isso que existe quem o ajude nesta hora. Primeiro, a parte boa, quando precisa de partir para o outro lado do mundo e recusa-se a deixar para trás o seu amigo. A Global Pets, que opera a partir de Sintra, encarrega-se do processo, certificando-se de que o animal chega em perfeitas condições ao seu destino, tratando também de toda a documentação necessária. 

Por mais que tente evitar, chegará a altura de dizer adeus ao seu bicho de estimação. É aqui que entra a Holly Pet, especializada em serviços fúnebres. Recolhas, velórios, funerais, cremações, urnas de recordação. Eles tratam de tudo.

Para ajudá-los - porque nem todos são sortudos como os nossos

Para ajudá-los - porque nem todos são sortudos como os nossos

Esta é aquela parte em que pensamos nos bichos que não são nossos, ou melhor, que ainda não são nossos, porque se os visitar é provável que não saia de lá sem adoptar um novo amigo. O Natal aproxima-se a passos largos, pretexto ideal para oferecer presentes que fazem sentido, como os artigos solidários da União Zoófila. Canecas, mochilas, aventais, velas perfumadas, mantas. Pode encomendar e receber em casa, e pelo caminho ainda sabe que ajudou à sobrevivência de quem vive neste abrigo.

Comentários

0 comments