Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Lisboa pet friendly: aqui os animais são sempre bem recebidos
Polly no metro
Fotografia: Ana Luzia

Lisboa pet friendly: aqui os animais são sempre bem recebidos

Esplanadas, lojas, cabeleireiros, cafés: eis um roteiro pet friendly de Lisboa, uma cidade cada vez mais felpuda

Por Renata Lima Lobo e Vera Moura
Publicidade

Há cada vez mais lugares na cidade onde não há cão nem gato que não seja bem-vindo. Não são humanos, mas são família muitas vezes sonegada e amarrada ao poste, enquanto o tutor vai, por exemplo, a correr ao supermercado comprar provisões. Momentos de stress que só quem partilha o lar com seres patudos e na sua maioria felpuldos (porque também existem os American Hairless Terrier) sabe o que dói. Para não ter de se afastar um segundo do seu amigo, siga com atenção esta lista recheada de sugestões pet friendly por esta cidade fora. Nestes sítios em Lisboa os animais são sempre bem recebidos.

Recomendado: Conheça o dístico que autoriza a entrada de animais em restaurantes

Lisboa pet friendly: aqui os animais são sempre bem recebidos

caes alegro alfragide
caes alegro alfragide
©Alegro Alfragide

Alegro Alfragide

Coisas para fazer Grande Lisboa

O Alegro Alfragide é um centro comercial dog friendly e tem tudo preparado para receber os amigos peludos. Os cães caloiros nestas andanças têm de fazer um registo inicial no Balcão de Informações, onde é emitido o Passaporte Cãopanheiro Alegro, o documento de acesso que deve ser religiosamente guardado pelo dono. Depois de registados, têm acesso a um WC exclusivo e podem estar em qualquer loja que ostente a placa "Bem-vindos Cãopanheiros", como a Tiger, Benetton ou Rituals, entre outras. Leia o regulamento em alegro.pt.

Bad Bones
Bad Bones
Fotografia: Ana Luzia

Bad Bones

Compras Tatuagens e piercings Bairro Alto

Todos os cães podem entrar na loja de tatuagens e até recebem tacinhas de água para se refrescarem enquanto os donos enfeitam o corpo. “Gosto mais de animais do que de pessoas. As pessoas ofendem-nos, enquanto os animais só mordem quando lhes fazem mal”, diz a colorida Natacha, que não compreende por que alguns clientes ficam incomodados na presença dos cães. Os animais não estão autorizados a entrar nas salas de trabalho por questões de higiene e segurança, mas não faltam pessoas a sair de lá de dentro com eles. Em tatuagem, claro.

Publicidade
Café na Fábrica
Café na Fábrica
©Café na Fábrica

Café na Fábrica

Restaurantes Alcântara

Muitos trabalhadores da Lx Factory levam os seus animais para o escritório – e, na pausa para o café ou para o cigarro, instalam-se na esplanada do Café da Fábrica. “Sinto que as pessoas estão cada vez mais à-vontade para sair de casa com os seus animais, porque sabem que existem lugares onde eles são bem-vindos”, diz Rita Estanislau. Ali são. Sempre bem-vindos. 

Cozinha da Mouraria
Cozinha da Mouraria
Fotografia: Arlindo Camacho

Cozinha Popular da Mouraria

Restaurantes Global São Vicente 

A fotógrafa Adriana Freire sonhou ter uma cozinha cheia de gente, como se fosse uma casa de família onde todos se reúnem à volta da mesa e há sempre alguém a cozinhar. Assim nasceu a Cozinha Popular da Mouraria onde não há serviço de mesa: cada pessoa vai buscar o seu prato e senta-se onde quiser. Já os cães têm sempre uma tacinha de água à disposição e muito, muito mimo.

Publicidade
Duna da Cresmina
Duna da Cresmina
©Duna da Cresmina

Duna da Cresmina

Atracções Parques e jardins Cascais

É o ponto de partida (ou de chegada) perfeito para um passeio à beira-mar pela ciclovia do Guincho. Com vista panorâmica para a praia e para a Serra de Sintra, a esplanada do Centro de Interpretação da Duna da Cresmina serve mojitos, caipirinhas, sumos, saladas, crepes, tostas e petiscos a pessoas. Os cães têm direito a um cantinho especial no deck de madeira, o “Dog’s Café”, onde há bebedouros com água fresca e um parque de estacionamento reservado para os mais excitados, que não conseguem andar por ali sem trela, à solta, sem mandar umas lambidelas a meros desconhecidos.

Embaixada
Embaixada
© Ana Luzia

Embaixada

Compras Princípe Real

Se tem cães, de certeza que já passou pela situação frustrante de, a meio de um passeio com eles, querer parar para fazer umas compras e das duas, uma: ou não se desgraça e segue caminho, ou não tem outro remédio senão prendê-los a um poste na rua. A Embaixada resolve esse problema – e mesmo ali, à beirinha do jardim do Príncipe Real.

Publicidade
Figaros Barbershop Lisboa
Figaros Barbershop Lisboa
©DR

Figaro's

Coisas para fazer Chiado/Cais do Sodré

Nesta barbearia de inspiração e ambiente clássicos, os cães são sempre bem-vindos. Se gosta da barbinha feita à antiga, com uma toalha quente, se os cortes de cabelo vintage americano dos anos 50 são a sua onda – e se tem um cão – rume à Figaro's e espere sentado para ser atendido. Além de mulheres, aqui não se aceitam marcações.

Polly no Metropolitano de Lisboa
Polly no Metropolitano de Lisboa
Fotografia: Ana Luzia

Metropolitano de Lisboa

O metro é amigo dos animais e permite que nos acompanhem, desde que não sejam considerados perigosos (com excepção dos que estiverem de serviço, como cães de assistência ou ao serviço das forças policiais) e estejam saudáveis e limpos. E há regras: trela curta e açaime, uma regra aplicada à rua que poucos cumprem, especialmente quem tem um amigo pequeno, meigo e fofo. Já os donos devem fazer-se acompanhar de boletim de vacinas e licença municipal. Do cão, claro.

Publicidade
Noobai
Noobai
Fotografia: Ana Luzia

Noobai

Restaurantes Cafés Chiado/Cais do Sodré

Quando falamos de esplanadas, a do Noobai é quase imbatível. Mesmo ao lado do Miradouro de Santa Catarina (mais conhecido como Adamastor), com vistas de tirar o fôlego, fica este café-restaurante cheio de estilo. Não tem um, mas dois terraços, e em ambos é permitida a permanência bem comportada de acompanhantes de quatro patas. E se a taça da água do Bobby ficou em casa, o staff do Noobai não nega um recipiente (normalmente usado para take-away) com água até acima. 

Pousada de Lisboa

Hotéis Santa Maria Maior

Há Pousadas de Portugal onde é possível hospedar-se com seu o cãopanheiro, desde que este não ultrapasse os 15 quilos. É o caso da Pousada Lisboa, em plena Praça do Comércio. Um hotel de luxo construído num edifício pombalino do Terreiro do Paço, sob a alçada do Arco da Rua Augusta. Se quiser recomendar ou passar uma noite aqui com o seu melhor amigo, a reserva tem um custo adicional, mas inclui um kit animal: cama, comedouro/bebedouro, base de chão, sacos higiénicos e embalagem de alimentação.

Publicidade
Wip Hairport
Wip Hairport
©DR

Wip Hairport

Saúde e beleza Chiado/Cais do Sodré

A vassoura está sempre em acção nos cabeleireiros, por isso mais pelo, menos pelo não faz diferença. O Wip é não só é para almas determinadas, como é amigo dos patudos que aqui se sentem em casa. Só não lhes cortam o pelo. Já os clientes encontram aqui um o salão mais criativo da cidade. Claro que ninguém leva a mal se aparecer para algo menos arrojado, mas vá por nós, dizer algo como: "é só para aparar as pontas" é quase sacrilégio.

Mais Lisboa amiga dos animais

Hotéis que aceitam animais de estimação em Portugal

Hotéis

Têm cada vez mais direitos, são cada vez mais mimados, fazem parte da família e até existe um guia da felicidade para amigos de quatro patas – e ainda bem. Felizmente, há hotéis em Portugal que apanharam boleia da tendência, o que é sempre um bom sinal dos tempos. Para que não haja lágrimas na altura de os deixar com amigos, familiares ou num hotel para cães, escolhemos hotéis, pousadas e guest houses (para humanos) pet friendly de norte a sul do país. Do campo à cidade, entre o luxo e o rústico, há opções para todos os gostos, bolsos e feitios. O que é certo é que estes hotéis aceitam animais de estimação.

Dog Park do Jardim Fernando Pessa, Areeiro
Inês Félix

Tire a trela ao cão e deixe-o brincar nestes parques caninos em Lisboa

Coisas para fazer

Nem todos têm espaço em casa para atirar a bola um bocado mais além da mesa da sala de jantar. Mas Lisboa está bem servida de espaços verdes e em alguns começam a nascer pequenos núcleos totalmente dedicados aos nossos melhores amigos, que agora podem ser um bocadinho mais felizes na cidade. Equipamentos para treino, água para saciar a sede e até casas de banho para cães. Descubra (ou relembre) estes parques caninos em Lisboa onde pode levar o seu animal de estimação e delicie-se a vê-lo fazer novos amigos.

Publicidade

Hotéis para animais em Lisboa: onde deixar o seu melhor amigo

Hotéis

Nem sempre é possível levar o patudo ou o bichano de férias e nessas alturas é bom saber que deixa o seu amigo em boas mãos. Assim, sempre ameniza aquele choque de emoções, entre o ir finalmente descansar e ficar com o coração nas mãos de tantas saudades. E há espaços para todos, numa altura em que começam a proliferar hotéis para cães. Esta lista inclui gatos e, surpreendentemente, há pelo menos um hotel que lhe fica com as aves, com os roedores e com os répteis do agregado familiar. Conheça estes hotéis para animais em Lisboa.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade