Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Já pode ver tubarões-de-port-jackson no Oceanário de Lisboa

Já pode ver tubarões-de-port-jackson no Oceanário de Lisboa

É a primeira vez na história que nascem tubarões desta espécie em todo o mundo. E agora pode vê-los no Oceanário de Lisboa

Por Renata Lima Lobo |
Publicidade
tubarão portugues jackson
© Pedro A. Pina/Oceanário

São alfacinhas e nasceram no Oceanário de Lisboa entre 2013 e 2015. Quatro machos e uma fêmea de tubarão-de-port-jackson (Heterodontus portusjacksoni) vivem agora no aquário dos Peixes do Sul da Austrália, convivendo agora com outras espécies que partilham o mesmo habitat natural, além da originalidade do nome, como o peixe-bobo-de-faixa-negra, a zebra-de-armadura, o riscadinho e a viola-de-faixas.

O que deve saber sobre os tubarões-de-port-jackson

1

São adeptos da mariscada, alimentando-se de peixes, camarões e lulas. Sempre durante a noite.

2

Gostam de passar o dia deitados em fundos arenosos.

Publicidade
3

As fêmeas põem cerca de doze ovos e enroscam-nos, com a boca, em buracos e fendas para os proteger.

4

Nascem com 20 centímetros e vivem os primeiros dez anos em águas pouco profundas.

Publicidade
5

Machos e fêmeas só se juntam uma vez por ano e não é para falar sobre o tempo.

Publicidade
7

O tamanho médio desta espécie é 165 cm, da ponta do “focinho” à barbatana caudal.

Animais em Lisboa

Hotéis

Hotéis que aceitam animais de estimação em Portugal

Têm cada vez mais direitos, são cada vez mais mimados, fazem parte da família e até existe um guia da felicidade para amigos de quatro patas – e ainda bem. Felizmente, há hotéis em Portugal que apanharam boleia da tendência, o que é sempre um bom sinal dos tempos. Para que não haja lágrimas na altura de os deixar com amigos, familiares ou num hotel para cães, escolhemos hóteis, pousadas e guest houses (para humanos) pet friendly de norte a sul do país. Do campo à cidade, entre o luxo e o rústico, há opções para todos os gostos, bolsos e feitios. O que é certo é que estes hotéis aceitam animais de estimação.

Dog Park do Jardim Fernando Pessa, Areeiro
Inês Félix
Coisas para fazer

Tire a trela ao cão e deixe-o brincar nestes parques caninos em Lisboa

Nem todos têm aquele espaço exterior lá em casa ideal para atirar a bola um bocado mais além da mesa da sala de jantar. Lisboa está bem servida de espaços verdes e em alguns começam a nascer pequenos núcleos totalmente dedicados à espécie Canis lupus familiaris que agora pode ser um bocadinho mais feliz na cidade. Equipamentos para treino, água para saciar a sede e até casas de banho para patudos. Descubra (ou relembre) estes parques caninos em Lisboa onde pode levar o seu animal de estimação e delicie-se a vê-lo fazer novos amigos. 

Publicidade
Hotéis

Hotéis para animais em Lisboa: onde deixar o seu melhor amigo

Nem sempre é possível levar o patudo ou o bichano de férias e nessas alturas é bom saber que deixa o seu amigo em boas mãos. Assim, sempre ameniza aquele choque de emoções, entre o ir finalmente descansar e ficar com o coração nas mãos de tantas saudades. E há espaços para todos, numa altura em que começam a proliferar hotéis para cães. Esta lista inclui gatos e, surpreendentemente, há pelo menos um hotel que lhe fica com as aves, com os roedores e com os répteis do agregado familiar. Conheça estes hotéis para animais em Lisboa.

Publicidade