Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Do sofá para a rua: marcas portuguesas com loungewear
MAJATU. STUDIO
Fotografia de Paulo Meixedo MAJATU. STUDIO

Do sofá para a rua: marcas portuguesas com loungewear

Ah as maravilhas do conforto de uma malhinha, sem preocupações nem vaidades. Estas marcas portuguesas apostaram no loungewear

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Depois do primeiro confinamento, da clausura de 2020, parece ter havido palavras que não saíram da nossa boca nem do nosso corpo – é o caso da loungewear, ou em bom português, “roupa de andar por casa”. Aquela roupa que não envergonha e que traz o conforto necessário a quem tem forças para resistir a ficar de pijama o dia todo em casa. Fatos de treino quentinhos ou malhas fluídas, em conjuntos coloridos ou mais sóbrios, é assim a nova moda para ficar em casa ou para ir àquele recado rápido na rua. Indicamos-lhe o caminho do conforto com etiqueta portuguesa. 

Recomendado: Descubra as melhores marcas portuguesas para apoiar os negócios locais

Marcas portuguesas com loungewear

Paparina
Paparina
Paparina

Paparina

A produção é toda feita no ateliê da marca, em Setúbal. E a ligação à zona costeira não acaba aqui. Os materiais com que são feitos a lingerie e o swimwear da Paparina são reciclados a partir de redes de pescadores encontradas no oceano e de garrafas de plástico PET – sustentabilidade sempre na mira. As peças são ajustáveis ao corpo de cada compradora, desde a lingerie com rendas aos fatos de banho coloridos e, mais recentemente, as colecções de loungewear. As sweats e calças são maioritariamente de algodão, mas há também em lã virgem italiana, feitas à mão pela mãe da fundadora. A qualidade, a sustentabilidade e o conforto – está tudo lá.

Conscious
Conscious
Conscious

Conscious

Quando foi mãe, Joana Silva aproveitou o tempo livre da licença para outras coisas, como cerâmica e costura. Do curso que fez desta última, acabou por nascer a Conscious Swimwear, uma marca de fatos de banho sustentáveis cujo tecido é feito a partir de plástico recolhido dos oceanos. Mas a coisa cresceu e a Conscious deixou de ser só para a praia. A novidade do final de 2020 foi a Confy Collection, de fatos de treino. Estão disponíveis em bege e lilás (S, M e L) e são feitos de algodão orgânico.

Publicidade
iUKIYO
iUKIYO
iUKIYO

iUKIYO

A iUKIYO é uma marca 100% portuguesa que nasceu das mãos das influencers portuenses Mariana Machado e Mariana Castro Moreira. A ideia surgiu durante o confinamento e a filosofia acabou a dar nome à marca: UKIYO é uma palavra japonesa que significa "viver o momento, desligando dos problemas da vida". A primeira colecção é uma linha de training em algodão orgânico e em cores leves, como o menta, rosa, off white e azul.  

Rust & May
Rust & May
Rust & May

Rust & May

Depois de uma viagem a Bali, Joana Dias mudou de vida e deu à luz a Rust and May, uma marca conhecida pelos básicos. As colecções são desenhadas por Joana e 100% fabricadas em Portugal, a partir de materiais naturais como o algodão e o linho. O ponto forte são as t-shirts e as sweatshirts unissexo com palavras, statements e desenhos estilizados, que podem ser complementadas com outras peças. O último lançamento apostou forte nos tracksuits, que podem ser vendidos em conjunto ou separadamente. Existem em cinza, bege e camel, todos cardados por dentro.

Publicidade
Açaí com Granola
Açaí com Granola
Açaí com Granola

Açaí com Granola

Tem a sustentabilidade como mote desde a sua fundação. E isso nota-se: da escolha da produção local aos materiais amigos do ambiente, como é o caso do econyl, desenvolvido a partir de plástico recolhido dos oceanos, ou até mesmo peças criadas a partir de “deadstock”, ou seja, lã e algodão que estão parados em fábrica e que seriam destruídos. Além de uma linha de fitwear e outra de swimwear, a marca portuense tem também roupa sustentável para o dia-a-dia, e uma linha de loungewear com conjuntinhos confortáveis para abraçar as malhas em todo o seu esplendor. Existem calças e camisolas vendidas em conjunto e macacões de malha completos, tudo disponível em várias cores.

Decenio
Decenio
Decenio

Decenio

A Decenio não grita imediatamente por colecções desportivas: quem conhece a marca portuguesa, associa-a mais rapidamente a looks clássicos. Mas a moda evolui e a Decenio segue as tendências, tendo lançado recentemente uma colecção de loungewear "para os momentos mais descontraídos, do dia e da noite", dizem, onde predominam os tons nude e cinza. Esta linha tem peças para homem e mulher de onde se destacam as calças, hoodies, casacos e t-shirts.

Publicidade
MAJATU. STUDIO
MAJATU. STUDIO
Fotografia de Paulo Meixedo

Majatu.Studio

Sara Sampaio e Jorge Ribeiro, dois amigos de infância, atiraram-se de cabeça para o conforto e o luxo que é poder vesti-lo em casa e na rua. Juntos criaram a Majatu.Studio, uma marca portuguesa onde a estrela da casa é a loungewear, tudo feito em Portugal e com a sustentabilidade na ponta da língua, com base no conceito de slow fashion. A marca tem camisas, calças, casacos, hoodies e t-shirts para homem e para mulher, contando até com uma colecção sem género.

Concreto
Concreto
Fotografia de André Brito

Concreto

"Speranza" é o mote desta nova linha da Concreto que conta com um modelo de fato de treino completo, em quatro cores diferentes. Todas as peças são feitas de algodão e poliamida, e produzidas em Portugal, tal como todos os artigos da marca. Estão disponíveis online e em algumas lojas seleccionadas. Com esta colecção, a Concreto vai ajudar a HeartSeed, criada com o objectivo de ajudar crianças em Moçambique, dando-lhes acesso a um espaço seguro onde podem participar em ateliês e actividades relacionadas com o mundo das artes, música, cozinha, meditação e empreendedorismo. A associação, fundada por duas portuguesas, vai receber 10€ por cada fato de treino vendido.

Publicidade
parfois
parfois
parfois

Parfois

Muita gente não sabe, mas a Parfois – apesar de bem lançada na internacionalização – é portuguesa, nasceu no Norte do país e continua forte por cá. A aposta no vestuário é cada vez mais robusta, com a qualidade das malhas a sobressair nas cruzetas da loja. É possível encontrar peças em malha, como estas calças e top, que surtem o efeito de “estou bem para estar no sofá e estou bem para ir despachar recados à rua”.

Comprar em português

Compras, Loja, Lã, CHIcoração
© DR

Marcas portuguesas para comprar lãs

Compras

Apesar de a indústria dos lanifícios já ter visto dias melhores, há marcas que continuam a apostar nesta matéria-prima que dá pano para mangas, casacos, meias, bonecos, acessórios para a casa, mantas, mochilas ou até sapatos. Dizemos-lhe onde encontrar as melhores marcas portuguesas de lãs para se aquecer.

Studioneves
Luis Ferraz

Marcas portuguesas de cerâmica

Compras

Há por aí uma nova geração de artesãos da terra e, por isso, atirámos o barro à parede para perceber que ceramistas o apanhavam. Descubra algumas das melhores marcas portuguesas de cerâmica. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade