Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Inverno em pele de cordeiro: marcas portuguesas para comprar lãs
Compras, Loja, Lã, CHIcoração
© DR CHIcoração

Inverno em pele de cordeiro: marcas portuguesas para comprar lãs

Dizemos-lhe onde comprar marcas portuguesas de lãs para se aquecer com camisolas, casacos ou mantas.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

O Inverno deixa a alma e o corpo frios, a precisar do aconchego de uma boa chávena quente ou de um casaquinho de malha grossa, tão típico da estação. Ou até uma manta pesada, para aquelas tardes de preguiça no sofá. Portugal tem provas dadas na qualidade de produção têxtil, e nas lãs é um justo vencedor. Apesar de a indústria dos lanifícios já ter visto dias melhores, há marcas que continuam a apostar nesta matéria-prima que dá pano para mangas, casacos, meias, bonecos, acessórios para a casa, mantas, mochilas ou até sapatos. Dizemos-lhe onde encontrar as melhores marcas portuguesas de lãs para se aquecer.

Recomendado: Descubra as melhores marcas portuguesas para apoiar os negócios locais

Marcas portuguesas para comprar lãs

Burel Factory
Burel Factory
DR

Burel Factory

Compras Chiado

Qualquer visita a uma loja da Burel é uma autêntica viagem à Serra da Estrela, seja nas lojas de Lisboa, na do Porto ou mesmo na que opera online. A história desta marca começa com a reconstrução de uma fábrica de lanifícios do século XIX, a Burel Factory. É lá, em Manteigas, que se movem os teares para produzir o que hoje vai parar às lojas: produtos em pura lã, mantas e o burel, um tecido tipicamente português que agora é reinventado e aplicado tanto em roupa como em peças de decoração. Mantas, almofadas, puffs, tapetes, roupa, acessórios e até brinquedos para crianças, há de tudo e de toda a espécie e para todas as idades e gostos. Os mais curiosos encontram no site a informação sobre todo o processo por detrás de cada peça, passo por passo, da cardagem à tecelagem. Quem diria que o burel ia dar pano para tanta coisa.

Naz - Lx Factory
Naz - Lx Factory
Manuel Manso

Näz

Compras Alcântara

Cristiana Costa costura a Näz com linhas 100% portuguesas e grande parte da produção é feita em pequenas confecções familiares. As peças são inspiradas por estéticas minimalistas (também para reduzir os custos de produção), como a japonesa e a belga, aplicada aos vestidos, às camisolas, às calças e aos casacos – feitos a partir de fibras recicladas do desperdício pré-consumo. Usa, por exemplo, lã reciclada proveniente da economização de resíduos de lã pré-consumo de aterros, conseguindo poupar grandes quantidades de água e evitando o uso de químicos para tingimento. No ano passado, a marca passou a ter loja própria na Lx Factory.

Publicidade
Compras, Lojas, Stró
Compras, Lojas, Stró
©Arlindo Camacho

Stró

Compras Princípe Real

As três lojas da Stró oferecem à cidade de Lisboa cantinhos recheados de produtos sustentáveis para encher o saco com mantas, cachecóis, cobertores ou chinelos de retalhos – feitos a partir do têxtil excedente. Os produtos são feitos em linho, algodão e, claro, lã; muita lã se teceu para dourar estas prateleiras, tudo feito em produção controlada. Por aqui encontra os famosos cobertores de papa, que dantes aqueciam os pastores da Serra da Estrela e se transformaram numa peça actual e valorizada. São feitos com lã churra mais longa e espessa, com técnicas ancestrais mas reinventados com novas cores e padrões.

Compras, Loja, Lã, CHIcoração
Compras, Loja, Lã, CHIcoração
©DR

CHIcoração

Compras Grande Lisboa

As mantas são as peças mais vendidas desta marca lisboeta que também aposta na decoração, no vestuário e nos chapéus. A CHIcoração recorre a técnicas artesanais para confeccionar produtos com lã nacional, e é na fábrica mãe, na Serra de Aire, que tudo acontece. As mantas, disponíveis em vários tamanhos, têm padrões antigos reinterpretados, combinando-os com cores vivas para contrastar com dias mais cinzentos. Além disso, há almofadas, cachecóis, casacos, malas, écharpes e até bonecos.

Publicidade
armazem das malhas
armazem das malhas
©Duarte Drago

Armazém das Malhas

Compras Moda Lisboa

Se está farto de borbotos na roupa à segunda lavagem, este é o sítio a que se deve dirigir. Hoje são os netos de Durbalino Figueiredo, o fundador da casa, que mantêm o espírito de bairro, a qualidade dos artigos e dão um cheirinho de inovação ao negócio de família. Tomás e Tiago Marques são novos, mas têm um saber antigo, trabalhando com os produtores fabris de sempre, que põem amor em cada peça que vai parar às prateleiras da loja ou à montra online – a novidade mais recente. É fácil atirar-se às sweaters e aos cardigans feitos de lã de carneiro, daqueles que duram uma vida.

Coração de Alecrim
Coração de Alecrim
© João Saramago

Coração Alecrim

Compras Cedofeita

Tem uma das portas mais coloridas da Baixa do Porto, o convite perfeito para entrar numa loja onde tudo o que é local, feito à mão e sustentável ganha protagonismo. A Coração Alecrim tem plantas, acessórios e decoração a compor o recheio da loja, coisas que se juntam à colecção de roupa própria que tem muitas peças 100% lã e feitas em Portugal, desde casacos a saias ou camisolas. Pode comprar na loja ou online.

Publicidade
Compras, Lojas, Pardo Originals, Mantas
Compras, Lojas, Pardo Originals, Mantas
©DR

Pardo Originals

Fundada em 2015, a Pardo Originals estreou-se como uma marca portuguesa de mantas 100% algodão, mas a coisa evoluiu e agora tem uma toda fofinha de lã de cordeiro, azul e com tamanho normal para decorar o braço do sofá, o fundo da cama ou embrulhar-se que nem um burrito. Todos os modelos estão à venda no site e podem ser personalizados.

Ecolã
Ecolã
Ecolã

Ecolã

Compras Princípe Real

É com lã da ovelha bordaleira, uma raça própria da Serra da Estrela, que a Ecolã trabalha de forma ecológica e sustentável, da tosquia ao produto final. A marca é um negócio da família Clara, que já vai na terceira geração. Às cores naturais da lã, como o branco e o castanho, acrescenta um leque variado de tons em acessórios, decoração e vestuário, feito em malha ou em burel. As mantas são um dos best-sellers e há opções para todos os gostos: de viagem, com uma textura mais fina; de pastor, com mais espessura; e mantas de bebé, mais suaves.

Mais marcas portuguesas

Cecile Mestelan
Cecile Mestelan

Marcas portuguesas de cerâmica

Compras

Há por aí uma nova geração de artesãos da terra e, por isso, atirámos o barro à parede para perceber que ceramistas o apanhavam. Descubra algumas das melhores marcas portuguesas de cerâmica.

alpargatas bento
bento

Marcas portuguesas de calçado

Compras

Aqui apresentamos-lhe algumas das melhores marcas portuguesas de calçado, muitas delas sustentáveis e vegan, que deixam uma pegada ambiental reduzida, mas com estilo. 

Publicidade
Light Years Away
Light Years Away

Marcas portuguesas de roupa desportiva

Compras

E como não nos cansamos de bater na tecla das marcas portuguesas, e olhe que as há em todos os sectores e mais alguns, também no desporto quisemos dar voz e espaço a quem se lançou neste mercado. Do design à produção, estas marcas portuguesas de roupa desportiva pensaram em tudo para lhe dar a motivação necessária para voltar aos treinos (se for o caso) ou para continuar forte na malhação, agora com mais motivos: o da performance e o da vaidade. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade