O melhor street style da ModaLisboa: dia #1

Fora da passerelle e sem medo de dar nas vistas, estes foram os looks que abrilhantaram o primeiro dia da ModaLisboa

Fotografia: Manuel Manso

Já sabemos como é: os desfiles acontecem entre quatro paredes, mas na rua, há todo uns quantos que se destacam na multidão. Isto da moda de rua tem muito que se lhe diga, exige muito bom gosto, mas também uma pitada de extravagância. Eis o melhor street style da ModaLisboa, mas atenção, foi só o primeiro dia. Amanhã há mais.

O melhor street style da ModaLisboa: dia #1

Fotografia: Manuel Manso
1/17
Fotografia: Manuel Manso
2/17
Fotografia: Manuel Manso
3/17
Fotografia: Manuel Manso
4/17
Fotografia: Manuel Manso
5/17
Fotografia: Manuel Manso
6/17
Fotografia: Manuel Manso
7/17
Fotografia: Manuel Manso
8/17
Fotografia: Manuel Manso
9/17
Fotografia: Manuel Manso
10/17
Fotografia: Manuel Manso
11/17
Fotografia: Manuel Manso
12/17
Fotografia: Manuel Manso
13/17
Fotografia: Manuel Manso
14/17
Fotografia: Manuel Manso
15/17
Fotografia: Manuel Manso
16/17
Fotografia: Manuel Manso
17/17

Mais sobre ModaLisboa

Caras da ModaLisboa #1: Ivan, o terrível polícia do sitting

No jogo social de ir a um desfile, ser visto e fotografado, ele tem a faca e o queijo na mão. Ivan Martins faz o sitting de imprensa de todos os desfiles da ModaLisboa desde 2011 e o que mais ouve é que parece um polícia. "Houve uma editora que reparou que eu trago as pessoas até ao sítio e digo 'senta-te!'", diz, imitando um tom ameaçador. Mas logo se desfaz em sorrisos entre o pavilhão do check-in e o outro onde acontecem os desfiles e onde estão os bastidores, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Ler mais
Por Catarina Moura

Caras da ModaLisboa #2: os bastidores são de Luís Pereira e da artista Sara Sá Machado

Quando Sara Sá Machado chega aos bastidores da ModaLisboa, à sexta-feira, a técnica é vir muito relaxada. “Já sei que assim que chegar o Luís vai descarregar toneladas de informação em cinco segundos — para sexta, para sábado e se for preciso até para domingo. Tenho de estar preparada para receber isso tudo”, conta a assistente de bastidores num momento de pausa depois do ensaio de Sangue Novo, o primeiro desfile que é “como passar do zero para o 8 mil”, já que é o momento de oito designers e não de um só. Sara tem uns 10 minutos para se sentar connosco, enquanto come qualquer coisa, mas com Luís Pereira, director de casting e coordenador de bastidores, o método de entrevista tem de ser outro, avisa ele, enquanto nos conduz a um canto nas traseiras do backstage — “não pode ser um sítio por onde passem pessoas, se não vão querer falar comigo”. Durante o primeiro dia de ModaLisboa falam com ele centenas de pessoas e é ele que faz rolar a informação entre toda a gente. Um mês antes da ModaLisboa é também ele que coordena toda as ligações entre bookers, agências, designers e aderecistas. Mais do que uma mera ponte entre eles, certifica-se que o casting de modelos corresponde à imagem que o designer idealiza. “O casting é sempre só para manequins novos, para os outros só quero ver imagens se tiverem alguma mudança no cabelo, nas medidas — se engordaram eu quero ver.” Quando vê um manequim a desfilar pela primeira vez, já o evento de três dias está em contra-relógio, é o momento

Ler mais
Por Catarina Moura
Publicidade

ModaLisboa: o primeiro dia de passerelle

Um dia já está e, embora o primeira jornada da 48ª edição da ModaLisboa tenha tido apenas três desfiles, a passerelle do CCB deu pano para mangas. Do combo de oito jovens criadores que apresentaram as suas pequenas colecções no Sangue Novo ao conto de fadas non stop de David Ferreira, estes são os nossos looks favoritos do primeiro dia da ModaLisboa.     João Oliveira© ModaLisboa / Fotografia: Rui Vasco   João Oliveira teve dois bons motivos para ter ido para os copos na sexta-feira à noite. Primeiro, porque sempre que um desfile acaba há uma sensação de alívio para qualquer designer de moda, seja ele novato ou veterano. Segundo, porque saiu como vencedor desta edição do Sangue Novo. O júri assim o decidiu e João Oliveira levou para casa 5 mil euros e um curso de Verão na Domus Academy, em Milão. Como se já não bastasse, ainda vai ter a sua colecção à venda na The Feeting Room. Society revelou-se assim uma das colecções da noite. Foram seis coordenados de puro streetwear, marcados por silhuetas oversized, inspiradas em auto-estradas e na inversão da velocidade de quem nelas circula. De facto, assim fica difícil de acelerar.     Mariana Laurência© ModaLisboa / Fotografia: Rui Vasco   Coelhinhos, peep shows, fantasias, mas tudo no sentido menos prevertido que possa imaginar. Parece que Mariana Laurência tem tudo para construir uma boa relação com o guarda-roupa masculino, a julgar pela colecção com que estreou na ModaLisboa.   Liliana Afonso© ModaLisboa /

Ler mais
Por Mauro Gonçalves

ModaLisboa: a playlist dos desfiles #1

Os desfiles da ModaLisboa começaram esta sexta-feira na Garagem Sul do Centro Cultural Belém com os jovens talentos, David Ferreira e o veterano Ricardo Preto. Mas não é só de roupas, acessórios ou maquilhagem que se fala: cada desfile tem música própria (a condizer com a identidade das peças e do criador) e nós tivemos à escuta para lhe dar as músicas que ressoaram na enorme sala de desfiles. Ligue as colunas, meta o som no máximo e faça da sala uma passerelle improvisada.

Ler mais
Por Inês Garcia
Publicidade

ModaLisboa: quatro dias bem coordenados

À 48.ª edição, a ModaLisboa muda-se para o Centro Cultural de Belém para se reinventar. A partir de quinta-feira e até domingo, há conversas e debates, exposições e um mercado de troca de roupa abertos ao público. Em paralelo, os criadores de moda nacionais apresentam as suas colecções para o próximo Outono/Inverno.

Ler mais
Por Inês Garcia

Comentários

0 comments