Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os espaços pop-up que não pode perder em Lisboa

Os espaços pop-up que não pode perder em Lisboa

As lojas temporárias são uma das novas tendências de compras. Reunimos os espaços pop-up que não pode perder em Lisboa este mês

Kitchenette pop-up store
©Inês Félix
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Não, não estamos a falar daquelas janelas que lá vão aparecendo no nosso computador e teimamos em “Resolver mais tarde” ou mandá-las “Relembrar-me daqui a uma hora”. Não é isso, mas a essência é parecida, até porque falamos de algo que aparece e desaparece. O conceito de loja temporária ganhou largos adeptos em Lisboa nos últimos tempos: serve para conhecer novas marcas, muitas delas emergentes, ou ver de perto as que habitualmente só existem online. Mas os pop ups foram traçando outros caminhos além da moda e começaram a chegar aos restaurantes e aos bares.  

Os espaços são cuidadosamente preparados e muitos deles recebem pop ups que nada têm a ver com a função de origem – um restaurante numa galeria ou uma loja num hotel. O céu é o limite, mas só até as lojas e restaurantes desaparecerem e se mudarem para outras moradas. Estes são os espaços (e as marcas) pop-up que não pode perder em Lisboa nos próximos tempos.

Recomendado: Coisas para fazer em Lisboa este mês

Os espaços pop-up que não pode perder em Lisboa

Aconchego Carioca pop up
Duarte Drago
Restaurantes

Pop-up Aconchego Carioca no Bairro do Avillez

Bairro do Avillez, Chiado

É uma das mais icónicas e surpreendentes casas no Rio de Janeiro e é José Avillez que a acolhe num pop up no seu no Bairro do Avillez, que até 14 de Março será a mesa da chef Kátia Barbosa neste Aconchego Carioca. Bolinhos de feijoada, camarão com côco, bolinho de moqueca ou bolinho de arroz com caril são alguns dos argumentos que valeram à chef Kátia, jurada do programa de televisão "Mestre do Sabor", a distinção de um dos nomes mais respeitados da cozinha do lado de lá do Atlântico. Na carta estarão alguns dos pratos mais importantes do Aconchego Carioca do Rio e, na cozinha, a chef conta com a ajuda da filha, Bianca Barbosa. O pop-up, que terá música ao vivo às quintas, sextas e sábados, funcionará apenas no horário de jantar de terça a sexta. Aos sábados, excepcionalmente, será servida a tradicional feijoada à brasileira ao almoço.

Ona
©Inês Félix
Restaurantes

Ona at the Museum

The Art Gate, Chiado

O projecto Ona estreou-se na Costa da Caparica em Maio, na linha da praia, apresentando o formato pop up, uma espécie de residência temporária numa cozinha já existente, e uma aposta em jovens chefs. A nova residência do colectivo Ona, com um grupo de jovens chefs, é no hotel The Art Gate, no centro da Lisboa, arranca a 12 de Dezembro com jantares de degustação e dura até 12 de Fevereiro Fevereiro. Aqui apostam em jantares com menus de degustação que serão uma experiência do início ao fim. Inicialmente terão apenas jantares, com um menu de degustação servido em dois horários (19.00 e 21.30) numa mesa comum e num único horário para a mesa do chefe – é sempre obrigatório reservar, através do site. Tem, no mínimo, dez momentos (75€ sem bebida, com pairing de bebidas alcoólicas, vinhos e cocktails, e não alcoólicas disponíveis à parte), e a partir de Janeiro começam os menus de degustação de pequeno-almoço.

Publicidade
Crush donuts
©Inês Félix
Restaurantes, Hambúrgueres

Crush Doughnuts

São Sebastião

Os dónutes da Crush Doughnuts apareceram pela primeira vez em Setembro de 2018 e não deixaram ninguém indiferente. Caroline Eng, uma das donas do Ground Burger, começou a investigação sobre as melhores roscas e chegou a esta massa brioche, fermentada durante 24 horas. Já há mais de uma dezena de sabores e volta meia lançam novos. Estão disponíveis em pop-up fixo, de quinta-feira a domingo, das 10.00 até esgotar, na hamburgueria. Em breve abrem uma loja própria.

The House of Hope and Dreams
Duarte Drago
Coisas para fazer

The House of Hope & Dreams

Belém

É um abrigo criativo na Ajuda para chefs, artistas e fazedores. Além do espaço de cowork, recebe workshops de tudo e mais alguma coisa e pop ups de restaurantes. A The House of Hope and Dreams é mais um dos projectos de Gonçalo Castel-Branco, responsável por projectos como o The Presidential ou o festival Chefs on Fire, e por lá vão surgindo pop-ups gastronómicos – ou não fosse Gonçalo uma pessoa ligada a estas lides –, com vários chefs na calha. Só precisa de estar atento à agenda no site do espaço.

Publicidade
Kitchenette
©Inês Félix
Restaurantes

Kitchenette

Campo de Ourique

A montra pintada num bonito millennial pink (rosa claro) salta à vista quando nos aproximamos da Rua Correia Teles, no coração de Campo de Ourique. Lá dentro está Joana Duarte, da Cupcakes Bazaar, sempre acompanhada de mais alguém, ou não fosse a Kitchenette Pop-up Store um espaço que acolhe pop ups vários, sobretudo ligados à área da comida. Este espaço acaba por ser a parte mais visível de um projecto maior, que começa num escritório na House of Hope and Dreams, onde presta serviços de marketing a novas marcas.  A loja terá uma programação mensal, com curadoria de Joana, e uma semana antes de cada evento, as respectivas marcas anunciam o que terão disponível na loja. É estar atento às redes

Outras sugestões em Lisboa

The feeting room
Fotografia: Arlindo Camacho
Compras

As melhores concept stores em Lisboa

Não se assuste com o estrangeirismo. As concept stores são lojas com universos próprios, com espaço para moda, decoração, livros e até comida. E ninguém se chateia, nem as marcas, nem os designers, nem os artistas. Juntos, fazem destas magníficas a elite do roteiro de compras de Lisboa. Fique a conhecer as melhores concept stores em Lisboa.

Crack Kids, Taco Shop #1
Duarte Drago
Coisas para fazer

Os sítios mais instagramáveis em Lisboa

Eu instagramo, tu instagramas, nós instagramamos. A conjugação pode travar um pouco a língua mas não há mesmo volta a dar: o verbo instagramar entrou no léxico urbano e não é certo que o abandone em breve. Se já não sabe viver sem actualizar o seu Instagram, siga o nosso roteiro de recantos bem instagramáveis em Lisboa, dos museus ao restaurante da moda, passando por propriedades privadas fáceis de entrar e dar o clique. 

Publicidade