Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores mercados brasileiros em Lisboa

Os melhores mercados brasileiros em Lisboa

Tudo o que ficou do lado de lá do Atlântico vai chegando às prateleiras nos melhores mercados brasileiros em Lisboa.

© Duarte Drago
Por Tiago Neto |
Publicidade

Tapioca, açaí, chá matte leão, carne curada ou feijão preto são alguns dos elementos que associamos ao país da ordem e progresso. Mas, deste lado do oceano, a cozinha conta histórias diferentes, de ingredientes diferentes, e quando a saudade aperta, é preciso arranjar cura. A moqueca, o pão de queijo, o acarajé, o brigadeiro ou o pastel de vento são sempre bons remédios, é certo, mais ainda se a banda sonora ajudar, mas nada melhor do que ter à mão tudo aquilo que ficou do outro lado. O Brasil tem crescido em Portugal nas últimas décadas e, com isso, há um novo mundo a conhecer. Por isso, fique a par de todos os pedaços canarinhos que cabem nos melhores mercados brasileiros em Lisboa.

Recomendado: O Brasil cabe todo na Rua das Pretas

Os melhores mercados brasileiros em Lisboa

© Duarte Drago
Compras, Mercearia de bairro

Mercado Brasil Tropical

icon-location-pin Lisboa

Anni Broietti e Fernando Lopes pegaram no mercado Brasil Tropical há sete anos. Ela, residente em Portugal há uma década, ele, vai para duas. Trabalhavam no retalho, e foi o passado que os levou a pegar neste pedaço de Brasil em Arroios, explica Anni. “Já trabalhávamos nesta área mas, como clientes, pensávamos muitas vezes ‘que saudades deste ou daquele produto’. Então pronto, foi esse princípio, é o mercado da saudade.” Fernando fala na cozinha como argumento. “Queríamos trazer a nossa culinária, os ingredientes para feijoada, a tapioca. Acho que é importante estender a nossa culinária aos portugueses também.” E os portugueses são, aliás, uma parte importante da clientela, diz. Ao todo são já cinco lojas Brasil Tropical – Arroios, Odivelas, Cascais, Vila Franca de Xira e Porto – mas o plano, dizem, é fechar 2019 com 10.

© Duarte Drago
Compras, Mercearia de bairro

Made In Brazil

icon-location-pin Lisboa

O Made In Brazil, de Rozana Guimarães e do marido, serve de tudo um pouco aos fregueses. O espaço abriu há sete anos por vontade dos dois e, ainda que grande parte das compras seja feita por brasileiros, há cada vez mais adeptos portugueses. “O meu marido é importador de produtos brasileiros e foi daí que surgiu a ideia de abrir o supermercado.” Quanto aos produtos, há chá Matte Leão, carne curada Vapza, palmito de açaí, tapioca e caixas de Paçoquita. “Os portugueses levam muitos doces, é engraçado. Os brasileiros, claro, levam um pouco de tudo, é um pedaço do Brasil em Lisboa."

Siga neste samba

forró
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

As danças brasileiras para entrar no ritmo

Isto vai do forró ao forrobodó. Os ritmos brasileiros soam pela cidade de uma ponta à outra, e há sempre quem se queira inteirar das modalidades que o ajudam a mexer-se como um verdadeiro irmão do outro lado do Atlântico. Pode inscrever-se em aulas de forró, de samba de gafieira, sertanejo, capoeira ou zouk, e tornar-se num especialista nestas danças do Brasil.  Dizemos-lhe onde e como aprender a abanar o corpo segundo os melhores ritmos brasileiros em Lisboa, tudo para sambar na cara das inimigas. 

comida de santo, feijoada brasileira
Arlindo Camacho
Restaurantes, Brasileiro

Sítios para comer comida brasileira em Lisboa, do pão de queijo à feijoada

Diz-se no Brasil que quem tem pressa come cru. Tome o seu tempo apreciar este roteiro, carregadinho de quitutes, petiscos pequeninos para matar a fome aqui e ali, e com uma viagem pela Bahia, com os seus clássicos como o óleo de dendê, o camarão seco, os coentros ou o leite de coco. Temos também os ingredientes brasileiros que nos últimos anos ficaram na moda deste lado do Atlântico, como a tapioca ou o açaí. No total, são 11 sítios para comer comida brasileira em Lisboa onde há variedade no receituário e que estão – esperamos – a abrir caminho para mais restaurantes brasileiros em Lisboa. É que samba sem um prato à frente não enche barriga.

Publicidade
Coisas para fazer

Cinco brasileiros que dão vida a Lisboa

Os números dizem que há cada vez mais brasileiros na cidade e a Time Out tem mostrado que há cada vez melhor Brasil em Lisboa. Desta vez, decidimos ir à procura daqueles que chegaram, há mais de uma década ou há uma dezena de meses, e que se deixaram ficar – pelo amor, pelo trabalho, pelo clima, pela música. Apaixonaram-se pela capital portuguesa e todos confessam que, num futuro próximo, voltar ao país-natal não é opção. Estes são apenas cinco dos muitos brasileiros que fazem mexer Lisboa. 

Publicidade