
A magnética história de um americano em Tóquio
Não faltam filmes passados no Japão sobre o choque de culturas entre nipónicos e americanos. É por aqui que vai ‘Tokyo Vice’ (HBO).
★★★☆☆
Não faltam filmes passados no Japão sobre o choque de culturas entre nipónicos e americanos: O Mistério da Casa de Bambu, de Samuel Fuller, Yakuza, de Sydney Pollack, Chuva Negra, de Ridley Scott, ou O Último Samurai, de Edward Zwick. É por aqui que vai a série Tokyo Vice (HBO Max), com a particularidade de se centrar no conflito de culturas jornalísticas. O protagonista, Jake Edelstein (Ansel Elgort), vai trabalhar em Tóquio no maior jornal do Japão (a série baseia-se no livro que escreveu sobre a sua experiência ali), e além de ter muita dificuldade em adaptar-se às rígidas práticas do título, é tratado com distância (e, nalguns casos, hostilidade) por quase toda a gente.
Edelstein toma a iniciativa de começar a investigar duas mortes suspeitas, que o irão conduzir aos Yakuza, os mafiosos japoneses, e encontra um aliado no inspector Katagiri (o grande Ken Watanabe), um polícia que, como ele, não se contenta com as aparências. Michael Mann, também produtor, realiza o primeiro episódio, que incorpora a identidade visual e dramática dos seus melhores filmes, e a série tem uma história magnética, personagens robustas, muita atmosfera, e boa voltagem de tensão e acção. E que actor é Watanabe! Basta ele aparecer para Tokyo Vice ganhar logo em peso e densidade.

Mais que ver
As melhores séries da Apple TV+
A Apple TV+ é um serviço de streaming jovem (nasceu no final de 2019) e de catálogo limitado, mas ao contrário do que possa parecer isso não é uma desvantagem. Em época de abundância, os espectadores encontram aqui um porto seguro, que tenta ter uma oferta mais apostada na qualidade do que na quantidade.
As 20 melhores séries na Amazon Prime Video
O serviço Amazon Prime é um negócio imbatível, porque inclui muitas e diferentes coisas, desde entregas gratuitas de produtos comprados na loja online até um catálogo de canções, livros, filmes e séries em streaming, entre outras vantagens. Mas nas linhas que se seguem vamos concentrar-nos na Amazon Prime Video, e nas suas melhores séries.