
Sete aventuras de Aladino no cinema
Não é só a Disney que tem Aladino nos seus filmes. Ainda não falava nos filmes e este heróis já aparecia no cinema
Estreia-se esta semana a versão com actores e efeitos digitais de Aladdin, da Disney, após a animação de 1992 em que Robin Williams brilhou no papel do Génio da Lâmpada (Will Smith é agora o seu substituto). Só que Aladino já apareceu antes por várias vezes no cinema, quer em filmes de imagem real, quer noutras animações. Fomos buscar sete fitas em que o herói das Mil e Uma Noites foi protagonista – de uma produção norte-americana muda de 1917, interpretada por crianças, até três comédias francófonas, passando por uma versão feita na antiga União Soviética.
Recomendado: As sequelas e os remakes mais aguardados da Disney
Os outros Aladinos do cinema
‘Aladdin and the Wonderful Lamp’, de Chester M. Franklin e Sidney Franklin (1917)

Esta é a adaptação ao cinema mais antiga da história de Aladino, assinada pelos irmãos Chester e Sidney Franklin e com quase hora e meia de duração. A curiosidade de Aladdin and the Wonderful Lamp reside no facto da maior parte dos papéis serem interpretados por crianças, já que este era o público para o qual os Franklin o rodaram. Foi muito popular na altura, e está preservado na Biblioteca do Congresso dos EUA.
‘Aladino e a Princesa de Bagdad’, de Alfred E. Green (1945)

‘Volshebnaya Lampa Aladdina’, de Boris Rytsarev (1967)

‘Adventures of Aladdin’, de Homi Wadia (1978)

‘Les 1001 Nuits’, de Philippe de Broca (1990)

‘As Novas Aventuras de Aladino’, de Arthur Benzaquen (2015)

‘Alad’Quê?’, de Lionel Steketee (2018)

Cinema em família
Os melhores filmes para toda a família
Estes filmes não são para crianças. São filmes para toda a família. Seja pequena ou numerosa, toda a família tem de ver (ou rever) estes 18 títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Há filmes para todos os gostos e muitas décadas: do "fabuloso" technicolor de O Feiticeiro de Oz à recortada animação de Coco, passando por clássicos como Música No Coração ou Sozinho Em Casa.
Os piores e os melhores filmes da Disney
Será que os filmes da Disney são sensatos, divertidos e visualmente interessantes – perfeitos para toda a família? Ou são uma lamechice que só serve para fazer lavagem cerebral às crianças? Todas a gente tem uma opinião sobre os mais de 50 filmes de animação que foram lançados ao longo dos anos pela empresa fundada por Walt Disney, a começar pela Branca de Neve, em 1937, até à galinha dos ovos de ouro que foi Frozen: O Reino do Gelo.
Os piores e os melhores filmes da Marvel
Por muito que a gente adore o Homem-Aranha de Sam Raimi (e até ache alguma piada a O Incrível Hulk de Ang Lee), o universo cinematográfico da Marvel só começou a ganhar forma em 2008, com o Homem de Ferro de Jon Favreau. E passados mais de dez anos encontra-se em grande, com filmes como Black Panther, de Ryan Coogler, a ganharem Óscares. Mas não foi fácil chegar aqui.