
Comédias com super-heróis que fazem rir
Com o divertido 'Shazam!' acabado de se estrear, lembramos mais comédias com super-heróis como este
Shazam vem juntar-se ao Homem-Formiga, a Deadpool e aos Guardiões da Galáxia na lista dos super-heróis com sentido de humor e que não se levam demasiado a sério. Mas o cinema tem uns quantos outros super-heróis com vocação para nos fazer rir, e muito. Nesta lista, recordamos figuras de comédia como o trapalhão Condorman, o insólito Sargento Kabukiman, o pobretanas Blankman, o inenarrável grupo dos Homens Misteriosos (onde há também uma mulher) ou ainda a ciumenta G-Girl. Todos juntos, formam uma galeria de super-heróis cujo principal superpoder é o de nos pôr às gargalhadas.
Recomendado: Os filmes de super-heróis que vamos ver até ao Verão
Comédias com super-heróis que fazem rir
‘Condorman’, de Charles Jarrott (1981)

‘The Return of Captain Invincible’, de Philippe Mora (1983)

‘Sgt. Kabukiman N.Y.P. D’., de Michael Herz e Lloyd Kaufman (1990)

Eis um dos filmes mais disparatados, anárquicos e divertidos da produtora independente Troma. Um desastrado detective da polícia de Nova Iorque vê-se possuído pelo espírito de um ancestral mestre japonês de Kabuki, o que lhe confere uma série de superpoderes. Assim como o aspecto de um intérprete desta modalidade de teatro nipónica, sempre que assume a identidade de Kabukiman. O detective vai então combater os tradicionais criminosos novaiorquinos, mas tem também que enfrentar uma poderosa e milenar entidade sobrenatural. Os dois realizadores são também os fundadores da Troma.
‘Blankman’, de Mike Binder (1994)

‘Homens Misteriosos’, de Kinka Usher (1999)

Imaginem os super-heróis mais incapazes e ridículos reunidos num só filme, e têm Homens Misteriosos. Entre eles estão um lançador de talheres, um sujeito que se torna invisível só quando ninguém está a olhar para ele, ou outro ainda cujo superpoder é estar sempre zangado. Moram na cidade imaginária de Champion City, que tem um super-herói residente, o Capitão Fantástico, e quando este é raptado pelo vilão Casanova Frankenstein, os super-heróis desastrados entram em acção. Ben Stiller, William H. Macy, Hank Azaria e Paul Rubens lideram o elenco desta fita que é um gozo pegado ao género.
‘A Minha Super-Ex’, de Ivan Reitman (2006)

‘Hancock’, de Peter Berg (2008)

Mais filmes heróicos
Os 20 melhores filmes de super-heróis
Já vêm detrás, mas não há dúvida que neste século o cinema pop é dominado por super-heróis carregados de super-poderes aditivados por efeitos especiais digitais de qualidade indesmentível e cada vez mais capazes de maravilhar. De certo modo é perfeitamente normal que num mundo complexo e conflituoso e sectário, onde muitas vezes é difícil distinguir o bem e o mal, o imaginário popular procure não uma resposta mas pelo menos o alívio que encontra na fantasia e na imaginação.
Dez filmes de super-heróis (mais ou menos) esquecidos
Não é por serem menos conhecidos, menos vistos e menos populares e comerciais que Super-Homem, Batman, Homem Aranha, Homem de Ferro, Super Mulher, os X-Men ou Flash que super-heróis mais modestos, mais discretos (e mesmo desastrados ou falhados) como Blankman, Steel, os que compõem o grupo dos Homens Misteriosos ou a Supergirl, não merecem que recordemos que também existem.
Sete séries de televisão clássicas com super-heróis
O Super-Homem apareceu na televisão nos anos 50, e nas décadas seguintes foi imitado por outros super-heróis, que também ganharam as suas séries próprias, tendo algumas delas atingido estatuto de culto. Batman, com Adam West no papel do Homem-Morcego, foi outro exemplo, assim como A Super Mulher, O Incrível Hulk ou The Flash.