Fátima: sete filmes sobre milagres

Diz Jesus (Lucas 18:27): “O que é impossível para o homem é possível para Deus.” Acreditar em milagres é, portanto, uma questão de fé. E serve de pouco discutir com a fé. Se calhar, por isso é que há tão poucos filmes sobre milagres

©DRAgnes de Deus

Alguns não serão tecnicamente milagres. Antes acontecimentos, circunstâncias em que o espírito e a bondade humanas se revelaram resolvendo ou aliviando uma situação aparentemente sem saída. Coisas de que o cinema gosta, mas não muito, pois que há uma grande falta de filmes sobre milagres, há. E encontrar estes sete… foi quase um milagre. 

Fátima: sete filmes sobre milagres

Agnes de Deus (1985)

Por esta altura do século passado, o policial fantástico, ainda mais se metia milagres, a bem dizer, era uma raridade. Pelo que Norman Jewison, três décadas antes de Dan Brown escrever O Código Da Vinci e de Ron Howard fazer dele um êxito cinematográfico e criar mais um subgénero hollywoodiano, realizou um filme quase pioneiro. Nesta película com argumento de John Pielmeier e interpretação de Jane Fonda, Anne Bancroft e Meg Tilly, o mistério da imaculada concepção paira como um espectro sobre a investigação policial, mas principalmente psiquiátrica, às acções, ao estado de espírito e à interpretação do silêncio da irmã Agnes depois da criança que deu à luz aparecer morta.

The Third Miracle (1999)

O argumento deste filme de Agnieszka Holland é relativamente simples. Um bispo céptico envia um padre caído em desgraça investigar a possível beatificação de uma devota cuja morte fez uma estátua da Virgem Maria sangrar sobre e curar uma menina com lúpus. Com Sofia Polanska, Pavol Simon, Ivan Lukac, mas também Anne Heche e Ed Harris, no principal papel, pode assistir-se à, digamos, viagem espiritual de um sacerdote e de como essa experiência vai compor a sua vida.

Publicidade

Bruce, o Todo-Poderoso (2013)

Sem querer tirar a coisa do sério, o certo é que o realizador Tom Shadyac contratou o cómico Jim Carey (mais Jennifer Aniston e Morgan Freeman) para esta parábola sobre um obsessivo e egoísta repórter de televisão cuja jornada espiritual opera uma mudança radical no seu coração e um desejo incontrolável de pôr o seu talento ao serviço dos outros. Isto, claro, depois de se passar dos carretos ao saber que não seria o próximo apresentador do noticiário, culpar Deus e Deus resolver dar-lhe poderes.

About Miracles (2013)

Em cena está, no filme de Chris Lang, a verdadeira história de quatro milagres dos nossos dias (e não, não tem nada a ver com tecnologia), contados pelas pessoas que os viveram, o mais das vezes através de encenações baseadas nos seus testemunhos. A intenção aparente do realizador é demonstrar como numa época em que Deus já não é o centro espiritual, numa era em que se acredita mais facilmente na ciência, existem acontecimentos cuja única explicação lógica é a acção de Deus.

Publicidade

Do You Believe? (2015)

Temos então uma dúzia de almas, todas movendo-se em diferentes direcções, e todas à procura de algo mais nas suas vidas. Até que estas existências se cruzam inesperadamente e cada um começa a descobrir o poder do Cristo crucificado, mesmo, ou principalmente, se ainda não acreditam no filho de Deus. Com Mira Sorvino, Sean Astin e Alexa PenaVega, o filme de Jonathan M. Gunn usa um padre como detonador de um conjunto de acções capazes de demonstrar como há coisas apenas ao alcance de Deus.

God’s Compass (2016)

O argumentista e realizador Stephan Schultze vai direito ao assunto mal coloca Suzanne Waters (Karen Abercrombie), na noite de celebração da sua reforma, perante uma série de crises que de maneira nenhuma podia imaginar ou evitar. Porém, enquanto a família tenta sarar as feridas causadas pela tragédia sofrida, a cura de tanta aflição surge de um encontro fortuito (estranhos são os caminhos do Senhor) com um delinquente juvenil em fuga da casa de acolhimento e da polícia.

Publicidade

O Nosso Milagre (2016)

Baseado em facto real, o filme de Patricia Riggen conta a incrível e verdadeira história da família Beam, que um dia descobre que a sua filha de dez anos tem uma doença rara e incurável, e, em vez de baixar os braços, resignada, pelo contrário, torna-se um corpo firme e activo na procura de uma cura. Pelo meio a rapariga sofre um acidente estranho e é então, nesta obra com Jennifer Garner, Kylie Rogers e Martin Henderson, que se dá o milagre, ou pelo menos a cura que deixa os médicos estupefactos.

Especial 13 de Maio

13 de Maio em Lisboa. Uma peregrinação, uma festa e um festival

Fado, Futebol e Fátima, a santíssima trindade do Estado Novo, regressam este sábado de forma épica – e, vamos lá ver, desprovida de ideologia: o Papa estará em Fátima a canonizar os pastorinhos, o Benfica pode ser campeão nacional pela quarta vez e Salvador Sobral pode representar o país na final do Festival Eurovisão da Canção. Haverá dia mais português? 

Ler mais
Por Luís Leal Miranda

Fátima vista pelo cinema em seis filmes

Eis seis perspectivas cinematográficas sobre o fenómeno de Fátima, feitas entre a década de 20 do século passado e 2017, e que contemplam opiniões bem diversas sobre o que terá acontecido há 100 anos naquela localidade, e o seu efeito sobre as pessoas

Ler mais
Por Eurico de Barros
Publicidade

Comentários

0 comments