Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Clássicos de cinema para totós: especial Terror
Directors discuss Stanley Kubrick: The Shining
Photograph: Warner Bros. The Shining

Clássicos de cinema para totós: especial Terror

Tenha medo, muito medo. Estes são os melhores filmes de terror da história do cinema. Para ver no Halloween (e não só)

Por Rui Monteiro
Publicidade

A história do cinema de terror é uma história de inovação e inconformismo, desenrola-se em recantos estranhos e afastados do mainstream, onde ideias perigosas podem ser exprimidas, técnicas radicais exploradas, e filmes feitos por tuta e meia conseguem ter um impacto cultural significativo. Muito significativo. Não foi por acaso que, desde o início do século XX até aos dias que correm, inúmeros e talentosos realizadores se dedicaram a assustar os espectadores com monstros maquiavélicos, espíritos misteriosos e sangrias desenfreadas. E qualquer cinéfilo que se preze já viu estes clássicos de cinema de terror.

Recomendado: Clássicos de cinema para totós

Clássicos de cinema para totós: especial Terror

Lição 1: 1900-1950

Filmes Terror

Custou um bocadinho a pegar, mas quando pegou o cinema de terror nunca mais arredou pé. Teve os seus momentos, bons e maus, mas década a década persistiu tanto como o desejo do espectador em ser assustado. A primeira metade do século XX parece, agora, inocente ou ingénua. Mas há muito escondido nas trevas.

Lição 2: 1951-2000

Filmes Terror

A segunda metade do século trouxe a definitiva massificação do cinema de Hollywood, a queda sucessiva de tabus e praticamente o fim da censura. O que muito beneficiou o cinema de terror, que se tornou cada vez mais chocante e radical. O tempo da inocência acabou. 

Publicidade

Lição 3: 2001-2014

Filmes Terror

Com a entrada do século o que era explícito tornou-se ainda mais explícito. Mais sangue, mais tripas ao léu, mais tortura psicológica e sobretudo física. E, também, algum regresso ao classicismo gótico, boa dose de contaminação entre géneros, e muita imaginação – o que vai mantendo o género vivo e assustador.  

Mais terror

Christian Bale em American Psycho
©IMDB

Dez filmes de terror realizados por mulheres

Filmes Terror

Foram sobretudo os homens que, historicamente, se sentaram na cadeira de realizador de filmes de terror (e não só). Mas, ao longo das últimas décadas, esse desequilíbrio começou a esbater-se, o género perdeu a conotação caricata, continuou a ganhar fãs, a qualidade das produções subiu, e hoje são várias as obras assinadas no feminino que nos fazem saltar do assento. Por isso, e porque um bom filme de terror não serve apenas para engatar descaradamente, deixamos-lhe uma lista de filmes de terror realizados por mulheres. Porque a qualidade não tem género.

Os 100 melhores filmes de terror de sempre

Filmes

Depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Ainda assim, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da casa, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. Desde o mestre Stephen King a um autor como Guillermo del Toro, passando por amantes do género como Simon Pegg ou o músico Alice Cooper. O resultado é uma lista variada e, inevitavelmente, polémica. Eis os 100 melhores filmes de terror de sempre.

Publicidade

Os dez filmes da série "Halloween" revisitados

Filmes

Quando em 1978 rodou Halloween – O Regresso do Mal e revolucionou o cinema de terror, John Carpenter decerto não pensaria que, 40 anos depois, estaria a produzir e a compor a banda sonora do 11º filme da série, a continuação directa do original. E que Michael Myers, o assassino sobrenatural que é o fio condutor dos Halloween, se tornaria numa das grandes figuras monstruosas do género. Nenhum dos filmes que se seguiram a Halloween – O Regresso do Mal conseguiram estar à sua altura, mas houve alguns melhores que outros, como se pode constatar nesta revisitação de todos esses títulos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade