A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Directors discuss Stanley Kubrick: The Shining
Photograph: Warner Bros. The Shining

Clássicos de cinema para totós: especial Terror

Tenha medo, muito medo. Estes são os melhores filmes de terror da história do cinema.

Escrito por
Rui Monteiro
Publicidade

A história do cinema de terror é uma história de inovação e inconformismo, desenrola-se em recantos estranhos e afastados do mainstream, onde ideias perigosas podem ser exprimidas, técnicas radicais exploradas, e filmes feitos por tuta e meia conseguem ter um impacto cultural significativo. Muito significativo. Não foi por acaso que, desde o início do século XX até aos dias que correm, inúmeros e talentosos realizadores se dedicaram a assustar os espectadores com monstros maquiavélicos, espíritos misteriosos e sangrias desenfreadas. E qualquer cinéfilo que se preze já viu estes clássicos de cinema de terror.

Recomendado: Clássicos de cinema para totós

Clássicos de cinema para totós: especial Terror

Lição 1: 1900-1950
  • Filmes
  • Terror

Custou um bocadinho a pegar, mas quando pegou o cinema de terror nunca mais arredou pé. Teve os seus momentos, bons e maus, mas década a década persistiu tanto como o desejo do espectador em ser assustado. A primeira metade do século XX parece, agora, inocente ou ingénua. Mas há muito escondido nas trevas.

Lição 2: 1951-2000
  • Filmes
  • Terror

A segunda metade do século trouxe a definitiva massificação do cinema de Hollywood, a queda sucessiva de tabus e praticamente o fim da censura. O que muito beneficiou o cinema de terror, que se tornou cada vez mais chocante e radical. O tempo da inocência acabou. 

Publicidade
Lição 3: 2001-2020
  • Filmes
  • Terror

Com a entrada do século o que era explícito tornou-se ainda mais explícito. Mais sangue, mais tripas ao léu, mais tortura psicológica e sobretudo física. E, também, algum regresso ao classicismo gótico, boa dose de contaminação entre géneros, e muita imaginação – o que vai mantendo o género vivo e assustador.  

Mais terror

  • Filmes
  • Terror

A história do cinema de terror já vai longa. Desde o início do século XX que inúmeros realizadores expandem e redefinem os limites do género. Esta amplitude referencial e estética está bem patente na nossa lista dos 100 melhores filmes de terror de sempre. Já a oferta de filmes de terror na Netflix é muito limitada, mas encontram-se lá clássicos absolutos como A Semente do Diabo (1968, na foto), de Roman Polanski, ou Shining (1980), de Stanley Kubrick. E uns quantos filmes mais recentes, com destaque para Um Lugar Silencioso (2018), de John John Krasinski.

Os dez melhores filmes de vampiros
  • Filmes

Existem alusões ao vampirismo há milhares de anos, da Mesopotâmia e da Índia à Grécia antiga, passando pelo Sudeste asiático, o continente africano, as Américas e, claro, o Leste europeu. Estes vampiros folclóricos eram, porém, criaturas diferentes dos vampiros em que pensamos hoje, inspirados por textos literários como O Vampiro (1819) de John Polidori, Carmilla (1872) de Sheridan Le Fanu, ou o Drácula (1897) de Bram Stoker. Foram estes autores que, directa ou indirectamente, influenciaram os melhores filmes de vampiros que ao longo das décadas assombraram o grande ecrã.

Publicidade
Os dez filmes da série ‘Halloween’ revisitados
  • Filmes

Quando em 1978 rodou Halloween – O Regresso do Mal e revolucionou o cinema de terror, John Carpenter decerto não pensaria que, 40 anos depois, estaria a produzir e a compor a banda sonora do 11º filme da série, a continuação directa do original. E que Michael Myers, o assassino sobrenatural que é o fio condutor dos Halloween, se tornaria numa das grandes figuras monstruosas do género. Nenhum dos filmes que se seguiram a Halloween – O Regresso do Mal conseguiram estar à sua altura, mas houve alguns melhores que outros, como se pode constatar nesta revisitação de todos esses títulos.

  • Filmes
  • Terror

Foram sobretudo os homens que, historicamente, se sentaram na cadeira de realizador de filmes de terror (e não só). Mas, ao longo das últimas décadas, esse desequilíbrio começou a esbater-se, o género perdeu a conotação caricata, continuou a ganhar fãs, a qualidade das produções subiu, e hoje são várias as obras assinadas no feminino que nos fazem saltar do assento. Por isso, e porque um bom filme de terror não serve apenas para engatar descaradamente, deixamos-lhe uma lista de filmes de terror realizados por mulheres. Porque a qualidade não tem género.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade