
Festa do Cinema Francês: sete filmes a não perder
O cinema francês volta a fazer a festa em Lisboa, entre os dias 8 e 21 de Outubro. Se tiver de escolher, veja estes sete filmes.
O cinema francês regressa em força a Lisboa na 21.ª edição da sua festa anual, que decorre no Cinema São Jorge e na Cinemateca, entre 8 e 21 de Outubro, desta vez com mais de 20 antestreias. A novidade deste ano, ditada pela pandemia, é a transmissão de uma selecção de filmes em streaming para todo o país, em paralelo à exibição em sala. A secção Segunda Chance, por seu lado, vai recuperar fitas cuja exibição foi interrompida por causa das medidas de confinamento. A Festa do Cinema Francês 2020 irá também levar uma selecção de filmes a Almada (Fórum Municipal Romeu Correia, dias 14 a 18), Coimbra (Teatro Gil Vicente, dias 21 a 24) e Porto (Rivoli e Cine Trindade, 26 de Outubro a 4 de Novembro). Seleccionámos, de entre a programação deste ano, sete títulos e a retrospectiva.
Recomendado: Os melhores filmes de 2020
Festa do Cinema Francês: sete filmes a não perder
Agente Haxe

De Jean-Paul Salomé
Isabelle é a protagonista desta comédia policial, onde personifica uma polícia intérprete de francês e árabe adstrita à unidade de combate ao narcotráfico, e que um dia, devido a uma sucessão de peripécias, se transforma em dealer de haxixe – a Agente Haxe do título.
Miss
De Ruben Alves
No novo filme do autor de A Gaiola Dourada, Alex, um rapaz em busca da sua identidade sexual, decide tentar concretizar um sonho que tem desde muito novo: concorrer a Miss França e ser eleito. Só que tem que esconder de toda a gente que é um homem.
Nas Termas
De Guillaume Nicloux
Cinco anos após ter sido sequestrado em O Rapto de Michel Houellebecq, também de Guillaume Nicloux, o célebre escritor, acompanhado por Gérard Depardieu, está num estabelecimento de talassoterapia. E ambos procuram fintar a rigorosa dieta a que estão obrigados.
O Capital no Século XXI
De Justin Pemberton
Um documentário baseado no best-seller homónimo do economista francês Thomas Piketty, onde o realizador Justin Pemberton nos leva em viagem pelos mundos da riqueza, do poder e do trabalho, tentando provar as teses antiliberais do autor.
O Melhor Ainda Está para Vir
De Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte
Arthur (Fabrice Luchini), um professor neurótico e divorciado, e César (Patrick Bruel), boémio e engatatão, são amigos de infância. Ne sequência de um mal-entendido, cada um julga que o outro tem pouco tempo de vida. E decidem recuperar o tempo perdido e divertirem-se à grande.
A Rapariga da Pulseira
De Stéphane Demoustier
Lise tem 17 anos e vive com a família num bairro de classe média abastada. Acabou de ser aprovada nos exames finais do liceu. E está a ser investigada pela polícia, que suspeita que ela assassinou a sua melhor amiga. Melissa Guers, Chiara Mastroianni, Roschdy Zem e Anais Demoustier interpretam este drama policial.
Festa de Família
De Cédric Khan
Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Laetitia Colombani e o próprio Cédric Khan lideram o elenco desta comédia dramática em que a festa dos 70 anos da matriarca de uma família é interrompida pela chegada abrupta da filha mais velha, que não dava notícias há alguns anos. Só que com ela, vem o caos.
Mais cinema
Oito filmes românticos de Outono para (re)ver
O Outono comporta algo de profundamente poético na sua melancolia, e o cinema nunca lhe ficou indiferente. Não é que procuremos um masoquismo induzido quando os olhos se fixam no ecrã, mas fugir desse cliché soa quase a anti-natura.
12 séries para ver em Outubro
Há lá melhor altura para começar a ambientar-se aos rituais da nova estação: os dias estão mais curtos, a temperatura mais amena. Posto isto, imagine-se confortavelmente sentado no sofá. Lá fora, o lusco-fusco avança, obrigando-o a ficar a meia-luz. A televisão diante, mas paira no ar a indecisão sobre que série ver. Como já é costume, dizemos-lhe o que há de novo no mundo das séries este mês.
Os melhores filmes de 2020 até agora
Num ano vivido a meio-gás, ainda não vimos nenhum filme que merecesse mais de quatro estrelas. Mesmo assim, e tendo em conta que 2021 está quase ao virar da esquina, elaborámos uma lista com os melhores filmes que se estrearam em Portugal até agora.