A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Jeanne du Barry – A Favorita do Rei
DR

Festa do Cinema Francês: sete filmes a não perder

Passámos ao crivo as propostas da Festa do Cinema Francês e escolheu sete filmes, entre os quais uma fita histórica, vários dramas e um documentário sobre Godard.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

São 17 os filmes inéditos que vão ser exibidos na Festa do Cinema Francês de 2023, que decorre em Lisboa de 5 a 15 de Outubro (Cinema São Jorge), 17 a 20 (Cinema NOS Amoreiras) e em Novembro (Cinemateca). A 24.ª edição deste certame vai também passar por mais nove cidades portuguesas, de 10 de Outubro a 4 de Novembro. Este ano, há novas secções – Cinema e Memória, Pronto a Filmar e Meia-Noite em Lisboa. A realizadora Cristèle Alves Meira, autora de Alma Viva, será o destaque da secção Foco, com a exibição deste filme e das suas quatro curtas-metragens anteriores, e o consagrado documentarista Nicolas Philibert virá a Lisboa para estar presente na retrospectiva integral da sua obra na Cinemateca, ao longo do mês de Novembro. Seleccionámos sete filmes do conjunto da programação deste ano, que pode ser consultada na íntegra aqui.

Recomendado: As melhores coisas para fazer este mês

Festa do Cinema Francês: sete filmes a não perder

Jeanne du Barry – A Favorita do Rei

De Maïwenn

Johnny Depp é o rei Luís XV e a realizadora e actriz Maïwenn interpreta ela mesma Madame du Barry, última amante do monarca e sua favorita. Ela nasceu Jeanne Vaubernier, plebeia e pobre, e usou os seus encantos para ascender na escala social, tendo sido amante do Conde du Barry antes de chegar à corte, e ao leito real.

Cinema São Jorge (Lisboa). 5 de Out (Qui) 21.00

La Petite

De Guillaume Nicloux

Joseph Siprien (Fabrice Luchini) recebe uma notícia trágica: o seu filho e o companheiro dele morreram num desastre de automóvel. Joseph fica então sozinho, e sem saber bem o que fazer, com Rita (Mara Taquin), a jovem e conturbada rapariga que alugou a barriga para o casal que morreu ter um bebé. Conseguirá ele assumir o papel de avô?

Cinema São Jorge (Lisboa). 6 de Out (Sex) 19.00

Publicidade

Só Nós Dois

De Valérie Donzelli

Virginie Efira e Melvil Poupaud são os principais intérpretes desta fita sobre uma mulher, Blanche Renard, que volta a juntar-se com o ex-namorado, Gregoire, e casa com ele, acreditando que o destino os voltou a juntar por uma razão. Mas Blanche percebe que se enganou quando Gregoire se revela cada vez mais possessivo e perigoso.

Cinema São Jorge (Lisboa). 10 de Out (Ter) 21.10

No Corpo

De Cédric Klapisch

Elise, de 26 anos, é uma excelente bailarina clássica. Mas magoa-se durante um espectáculo e descobre que nunca mais poderá dançar. Aproxima-se então de uma companhia de dança contemporânea, o que lhe vai dar uma nova esperança e um novo impulso. Com Marion Barbeau, Denys Podalidès, Muriel Robin e Pio Marmai.

Cinema São Jorge (Lisboa). 11 de Out (Qua) 14.00; 13 de Out (Sex) 10.45; 15 de Out (Dom) 18.30

Publicidade

Herói de Sangue

De Mathieu Vadepied

Durante a I Guerra Mundial, Bakary Diallo (Omar Sy), alista-se no corpo de atiradores africanos do exército francês, para poder estar perto do filho de 17 anos, que foi recrutado contra a sua vontade, e tentar protegê-lo. Pai e filho vão acabar a combater juntos no Senegal, para onde a sua unidade foi enviada.

Cinema São Jorge (Lisboa). 12 de Out (Qui) 19.00

Godard Cinema

De Cyril Leuthy

Jean-Paul Belmondo, Brigitte Bardot, Macha Méril, Antoine de Baecque, Nathalie Baye e Raoul Coutard são alguns dos nomes que, em entrevistas ou imagens de arquivo, falam sobre Jean-Luc Godard neste documentário que quer revelar o realizador e o homem para além dos mitos, dos clichés e das frases feitas sobre ele e a sua obra.

Cinema São Jorge (Lisboa). 9 de Out (Seg) 17.00

Publicidade

Sur l’Adamant

De Nicolas Philibert

O grande documentarista francês Nicolas Philibert (Gestos no Silêncio, Ser e Ter) vai ter uma retrospectiva integral na Festa do Cinema Francês, a realizar na Cinemateca entre 4 e 7 de Novembro. Sur l’Adamant é o filme mais recente de Philibert, que mostra o funcionamento de um centro de tratamento psiquiátrico muito especial, já que está instalado numa barcaça de madeira situada no meio do Sena, em Paris. 

Cinemateca Portuguesa (Lisboa)

Mais cinema

  • Filmes
  • Romance

O Outono comporta algo de profundamente poético na sua melancolia, e o cinema nunca lhe ficou indiferente. Não é que procuremos um masoquismo induzido quando os olhos se fixam no ecrã, mas fugir desse cliché soa quase a anti-natura.

Publicidade
  • Filmes

Devido à pandemia e ao confinamento, e tal como havia sucedido no ano passado, 2021 tem sido um ano atípico para o cinema, com as salas encerradas durante vários meses. Mas os cinemas estão de novo abertos e as estreias sucedem-se em grande número todas as semanas, como que para compensar a ausência de filmes durante tanto tempo.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade