Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Festa do Cinema Francês: sete filmes a não perder
Miss - Festa do Cinema Francês
DR Miss - Festa do Cinema Francês

Festa do Cinema Francês: sete filmes a não perder

O cinema francês volta a fazer a festa em Lisboa, entre os dias 8 e 21 de Outubro. Se tiver de escolher, veja estes sete filmes.

Por Eurico de Barros
Publicidade

O cinema francês regressa em força a Lisboa na 21.ª edição da sua festa anual, que decorre no Cinema São Jorge e na Cinemateca, entre 8 e 21 de Outubro, desta vez com mais de 20 antestreias. A novidade deste ano, ditada pela pandemia, é a transmissão de uma selecção de filmes em streaming para todo o país, em paralelo à exibição em sala. A secção Segunda Chance, por seu lado, vai recuperar fitas cuja exibição foi interrompida por causa das medidas de confinamento. A Festa do Cinema Francês 2020 irá também levar uma selecção de filmes a Almada (Fórum Municipal Romeu Correia, dias 14 a 18), Coimbra (Teatro Gil Vicente, dias 21 a 24) e Porto (Rivoli e Cine Trindade, 26 de Outubro a 4 de Novembro). Seleccionámos, de entre a programação deste ano, sete títulos e a retrospectiva.

Recomendado: Os melhores filmes de 2020

Festa do Cinema Francês: sete filmes a não perder

Agente Haxe

De Jean-Paul Salomé

Isabelle é a protagonista desta comédia policial, onde personifica uma polícia intérprete de francês e árabe adstrita à unidade de combate ao narcotráfico, e que um dia, devido a uma sucessão de peripécias, se transforma em dealer de haxixe – a Agente Haxe do título.

Miss

De Ruben Alves

No novo filme do autor de A Gaiola Dourada, Alex, um rapaz em busca da sua identidade sexual, decide tentar concretizar um sonho que tem desde muito novo: concorrer a Miss França e ser eleito. Só que tem que esconder de toda a gente que é um homem.

Publicidade

Nas Termas

De Guillaume Nicloux

Cinco anos após ter sido sequestrado em O Rapto de Michel Houellebecq, também de Guillaume Nicloux, o célebre escritor, acompanhado por Gérard Depardieu, está num estabelecimento de talassoterapia. E ambos procuram fintar a rigorosa dieta a que estão obrigados.

O Capital no Século XXI

De Justin Pemberton

Um documentário baseado no best-seller homónimo do economista francês Thomas Piketty, onde o realizador Justin Pemberton nos leva em viagem pelos mundos da riqueza, do poder e do trabalho, tentando provar as teses antiliberais do autor.

Publicidade

O Melhor Ainda Está para Vir

De Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte

Arthur (Fabrice Luchini), um professor neurótico e divorciado, e César (Patrick Bruel), boémio e engatatão, são amigos de infância. Ne sequência de um mal-entendido, cada um julga que o outro tem pouco tempo de vida. E decidem recuperar o tempo perdido e divertirem-se à grande.

A Rapariga da Pulseira

De Stéphane Demoustier

Lise tem 17 anos e vive com a família num bairro de classe média abastada. Acabou de ser aprovada nos exames finais do liceu. E está a ser investigada pela polícia, que suspeita que ela assassinou a sua melhor amiga. Melissa Guers, Chiara Mastroianni, Roschdy Zem e Anais Demoustier interpretam este drama policial.

Publicidade

Festa de Família

De Cédric Khan

Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Laetitia Colombani e o próprio Cédric Khan lideram o elenco desta comédia dramática em que a festa dos 70 anos da matriarca de uma família é interrompida pela chegada abrupta da filha mais velha, que não dava notícias há alguns anos. Só que com ela, vem o caos.

Mais cinema

When Harry Met Sally
© DR

Oito filmes românticos de Outono para (re)ver

Filmes Romance

O Outono comporta algo de profundamente poético na sua melancolia, e o cinema nunca lhe ficou indiferente. Não é que procuremos um masoquismo induzido quando os olhos se fixam no ecrã, mas fugir desse cliché soa quase a anti-natura.

The Right Stuff Series
Nat Geo

12 séries para ver em Outubro

Filmes

Há lá melhor altura para começar a ambientar-se aos rituais da nova estação: os dias estão mais curtos, a temperatura mais amena. Posto isto, imagine-se confortavelmente sentado no sofá. Lá fora, o lusco-fusco avança, obrigando-o a ficar a meia-luz. A televisão diante, mas paira no ar a indecisão sobre que série ver. Como já é costume, dizemos-lhe o que há de novo no mundo das séries este mês.

Publicidade
Mulherzinhas (2019)
©Wilson Webb/CTMG

Os melhores filmes de 2020 até agora

Filmes

Num ano vivido a meio-gás, ainda não vimos nenhum filme que merecesse mais de quatro estrelas. Mesmo assim, e tendo em conta que 2021 está quase ao virar da esquina, elaborámos uma lista com os melhores filmes que se estrearam em Portugal até agora.

Recomendado More from Christmas

    More from Christmas

      Também poderá gostar

        Publicidade