Dez filmes de praia imperdíveis
Apareceram em finais dos anos 50 em Hollywood e ainda hoje são rodados. Eis dez dos melhores "beach movies" de sempre.

Praia, sol, raparigas e rapazes bronzeados, surf, amores, desamores e comédia. Os beach movies nasceram em Hollywood há mais de um século, e costumam situar-se na Califórnia e na Florida, mas também os há feitos na Europa e, muito naturalmente, na Austrália. Entre as dezena de filmes de praia que seleccionámos entre os muitos existentes, surgem títulos como o pioneiro Gidget, Escândalo na Praia ou o documentário surfista de culto The Endless Summer, mas também Paulina na Praia, de Éric Rohmer, O Verão do Skylab, de Julie Delpy, ou Breath, o filme de estreia como realizador de Simon Baker.
Recomendado: Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa
Dez filmes de praia imperdíveis
‘Gidget’, de Paul Wendkos (1959)

‘Bastam Dois para Amar’, de Henry Levin (1960)

‘Escândalo na Praia’, de William Asher (1963)

Este foi o primeiro de uma série de filmes série B da produtora AIP que juntavam o musical com as convenções do beach movie, interpretados pela dupla Frankie Avalon/Annette Funicello. Os veteranos Robert Cummings e Dorothy Malone interpretam um professor de Antropologia e a sua secretária, que andam pela praias da Califórnia a estudar os hábitos sociais e sexuais dos adolescentes americanos. (Curiosidade: Cummings era um exímio surfista.)
‘The Endless Summer’, de Bruce Brown (1966)

O realizador americano Bruce Brown, ele mesmo um experimentado surfista, seguiu, neste documentário, um duo de surfistas, Mike Hynson e Robert August, numa viagem por praias de todo mundo, procurando as melhores para surfar, correndo atrás do Verão (daí o título) e divulgando a modalidade por onde passavam. The Endless Summer transformou-se num clássico dos surf movies e celebrizou várias das praias percorridas por Hynson e August. Brown rodou uma continuação em 1994.
‘Homens Maduros’, de Michael Powell (1969)

‘Os Três Amigos’, de John Milius (1978)

‘Paulina na Praia’, de Éric Rohmer (1983)

‘A Praia’, de Danny Boyle (2000)

‘O Verão do Skylab’, de Julie Delpy (2011)

‘Breath’, de Simon Baker (2018)

Viva o Verão na cidade
As melhores piscinas em Lisboa
Vamos mostrar-lhe como esquecer filas, pôr-se a salvo das alforrecas, refrescar as ideias e apanhar o tão desejado sol sem fazer ondas ou tempestades de areia. Falamos das melhores piscinas em Lisboa, das exclusivas a hóspedes às que recebem visitantes de braços abertos. Muitas delas são verdadeiros oásis instalados em alguns dos melhores hotéis da cidade, desde o Altis ao Sheraton.
Dê um mergulho nestas piscinas oceânicas em Lisboa e arredores
O tempo quente pode chegar tardio, mas chega. Está na hora de se banhar de creme protector, estender a toalha na espreguiçadeira – ou onde se sentir mais confortável – e deixar que o sol e o calor façam o seu trabalho, com intervalos marcados por mergulhos aquáticos. Mas não são uns mergulhos quaisquer.
Aproveite as vistas nestas piscinas infinitas em Lisboa
As piscinas infinitas são um sucesso de Instagram. Construídas de forma a criar a ilusão de óptica de que a água se prolonga até à linha do horizonte, possuem vistas no mínimo deslumbrantes, para o Tejo, para a ponte 25 de Abril ou até para o bairro de Alfama. Se já é maravilhoso mergulhar em piscinas, sem a azáfama da praia, imagine mergulhar em piscinas que parecem não ter fim, em cima de terraços de fazer inveja.