‘Gidget’, de Paul Wendkos (1959)

Praia, sol, raparigas e rapazes bronzeados, surf, amores, desamores e comédia. Os beach movies nasceram em Hollywood há mais de um século, e costumam situar-se na Califórnia e na Florida, mas também os há feitos na Europa e, muito naturalmente, na Austrália. Entre as dezena de filmes de praia que seleccionámos entre os muitos existentes, surgem títulos como o pioneiro Gidget, Escândalo na Praia ou o documentário surfista de culto The Endless Summer, mas também Paulina na Praia, de Éric Rohmer, O Verão do Skylab, de Julie Delpy, ou Breath, o filme de estreia como realizador de Simon Baker.
Recomendado: Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa
Este foi o primeiro de uma série de filmes série B da produtora AIP que juntavam o musical com as convenções do beach movie, interpretados pela dupla Frankie Avalon/Annette Funicello. Os veteranos Robert Cummings e Dorothy Malone interpretam um professor de Antropologia e a sua secretária, que andam pela praias da Califórnia a estudar os hábitos sociais e sexuais dos adolescentes americanos. (Curiosidade: Cummings era um exímio surfista.)
O realizador americano Bruce Brown, ele mesmo um experimentado surfista, seguiu, neste documentário, um duo de surfistas, Mike Hynson e Robert August, numa viagem por praias de todo mundo, procurando as melhores para surfar, correndo atrás do Verão (daí o título) e divulgando a modalidade por onde passavam. The Endless Summer transformou-se num clássico dos surf movies e celebrizou várias das praias percorridas por Hynson e August. Brown rodou uma continuação em 1994.
Está na hora de se banhar de creme protector, estender a toalha na espreguiçadeira e deixar que o sol e o calor façam o seu trabalho, com intervalos marcados por mergulhos aquáticos. Mas não são uns mergulhos quaisquer.
Se já é maravilhoso mergulhar em piscinas, sem a azáfama da praia, imagine mergulhar em piscinas que parecem não ter fim, em cima de terraços de fazer inveja.
Discover Time Out original video