
Sete filmes de Rutger Hauer memoráveis
Do realismo de 'Delícias Turcas' à ficção científica de 'Gladiadores do Século XXIII', eis sete os melhores filmes de Rutger Hauer
Rutger Hauer costumava dizer nas entrevistas que só tinha feito dois ou três bons papéis ao longo da sua atarefada e desigual carreira, e citava o replicante Roy Batty de Blade Runner-Perigo Iminente, de Ridley Scott, como o melhor de todos. Esse papel, naturalmente, foi lembrado por todos quando da sua morte, aos 75 anos, mas a verdade é que Hauer teve várias outras interpretações dignas de nota e de realce, quase todas nos anos 80, a década em que mais brilhou. Recordamos aqui mais seis filmes de Rutger Hauer, além da do citado filme de culto de ficção científica.
Recomendado: Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Sete filmes de Rutger Hauer memoráveis
‘Delícias Turcas’, de Paul Verhoeven (1973)

‘Blade Runner-Perigo Iminente’, de Ridley Scott (1982)

‘A Mulher Falcão’, de Richard Donner (1985)

‘Amor e Sangue’, de Paul Verhoeven (1985)

‘Terror na Auto-Estrada’, de Robert Harmon (1986)

‘A Lenda do Santo Bebedor’, de Ermanno Olmi (1988)

‘Gladiadores do Século XXIII’, de David Webb Peoples (1989)
Os melhores filmes de...
Dustin Hoffman
Ganhou dois Óscares, uma data de Globos de Ouro e prémios BAFTA, foi nomeado um ror de vezes, mais de 50, e no entanto sempre pareceu um tipo discreto. Com o seu nariz, diz-se. O que lhe valeu alguns amargos, e uma integridade artística a toda a prova. Parabéns, pá. E obrigado por estes sete filmes imperdíveis.
Jeanne Moreau
Patti Smith comparou-a a “uma vedação de arame farpado em chamas.” E essa pode muito bem ser a melhor definição do trabalho de Jeanne Moreau, a actriz que se tornou ícone da nova vaga do cinema francês, mas não ficou por aí. Além do teatro, entrou em dezenas de filmes. Muitos maus, ou assim-assim. Mas nestes sete que seguem, A Moreau é sempre sublime.
Robert Redford
Ele já tinha anunciado, em 2016, a vontade de se reformar. Agora confirmou que O Cavalheiro com Arma, de David Lowery, é o último filme em que o vamos ver. Para assinalar o fim de uma longa, prestigiada e premiada carreira de actor que começou na televisão, há quase 60 anos, recordamos alguns dos melhores filmes de Robert Redford, à frente e atrás das câmara.