‘Tampopo’, de Juzo Itami (1985)

Já está nos cinemas 'Ramen Shop – Negócio de Família', de Erik Khoo, um realizador de Singapura que tem vários filmes onde a comida desempenha um papel fundamental nos enredos. Neste, a relação entre a gastronomia de Singapura e a do Japão é essencial para uma reconciliação familiar. Elaborámos uma lista de dez filmes em que a gastronomia da Ásia está no centro das histórias e das vidas das personagens. Inclui títulos como Tampopo, de Juzo Itami (Japão), Comer Beber Homem Mulher, de Ang Lee (Taiwan), ou The God of Cookery, de Stephen Chow e Lee Lik-Chee (Hong Kong).
Recomendado: Comer com os olhos: oito séries para abrir o apetite
O Deus da Cozinha (Stephen Chow, também co-realizador e co-autor do argumento) é um brilhante e arrogante chef de Hong Kong que cai do seu pedestal quando um invejoso rival denuncia as falcatruas que ele faz na cozinha. Humilhado, o chef vai penitenciar-se e tentar reconquistar o seu título. Uma inspirada comédia com muita comida, fantasia e algum kung fu.
Uma comédia chinesa sobre quatro polícias novatos que são incumbidos pela chefia de apanhar um esquivo traficante de droga. Como têm todos jeito para a cozinha e o meliante adora comer, abrem um restaurante para servir de fachada à operação policial. Mas a deliciosa receita secreta de lagosta de um deles faz sensação e o restaurante transforma-se num grande sucesso.
Esta lista não podia ficar completa sem um filme da Coreia do Sul, e Extreme Job serve-lhe como uma luva. É uma original e hilariante comédia policial e gastronómica sobre um quinteto de detectives que se infiltram num restaurante manhoso para capturar um grupo de traficantes de estupefacientes, acabando por o transformar num lugar onde se come e chora por mais.
O cinema nipónico está muito bem representado no YouTube, onde podemos apreciar, de graça, muitos filmes dos maiores realizadores do país do sol nascente, caso de Yasujirô Ozu ou de Kenji Mizoguchi.
A mulher tem nos filmes de Kenzi Mizoguchi uma papel primordial. Um papel que reflecte as preocupações do realizador com a injustiça da sua situação secundária e, tantas vezes, humilhante.
Discover Time Out original video