Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Comer com os olhos: oito séries para abrir o apetite
Ugly Delicious
Cortesia da Netfix Ugly Delicious

Comer com os olhos: oito séries para abrir o apetite

O isolamento social não está a ser fácil para ninguém e os foodies também são gente. Esqueça os talheres: com estas séries, as experiências gastronómicas fazem-se de comando na mão.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

É verdade que os serviços de entrega de comida continuam a levar o melhor dos restaurantes às nossas casas, mas não é a mesma coisa. Ainda bem que existem séries e documentários que ajudam a matar saudades das histórias dos chefs, das paredes dos restaurantes, e muito mais. Há de tudo nesta ementa: desde clássicos modernos, como Anthony Bourdain: No Reservations e Jiro Dreams of Sushi, a fenómenos mais recentes, como Ugly Delicious. E sim, bem sabemos que o efeito destas incursões audiovisuais não é propriamente o que queremos, tendo em conta que há pouco mais a fazer do que fazer rusgas ao frigorífico. Esta lista é para comer tudo com os olhos e nada com a boca. O que já não é pouco.

Recomendado: As melhores séries de comédia na Netflix para rir em tempos difíceis

Séries para abrir o apetite

Jiro Dreams of Sushi

O documentário sobre o chef de sushi Jiro Ono, realizado por David Gelb, é magnífico. Uma meditação sobre a busca da perfeição e a obsessão com o trabalho, tão interessante para foodies como para quem é alérgico a peixe cru.

Netlfix

Chef’s Table

Criada por David Gelb, o mesmo realizador do excelente Jiro Dreams of Sushi, que ainda agora descrevemos, esta docussérie nomeada para vários Emmys acompanha e retrata grandes chefes, revelando as suas inspirações e o seu (não raramente complicado) processo criativo. Na Netflix encontram-se seis temporadas e um spin-off apenas com franceses.

Netlfix

Publicidade

Cooked

Inspirada no livro homónimo de Michael Pollan, a minissérie de Alex Gibney leva-nos numa viagem à volta do mundo e pela história da comida. Cada episódio centra-se num dos quatro elementos e nas diferentes formas como eles nos ajudam a cozinhar.

Netlfix

Foodie Love

A série escrita e realizada pela catalã Isabel Coixet, para a HBO, explora a relação entre o coração e o estômago. Uma relação antiga, aqui retratada através de um romance que começa e continua a desenvolver-se sempre de volta dos pratos.

HBO
Publicidade

Somebody Feed Phil

Phillip Rosenthal tem fominha. E ainda bem para nós que a tem. É da maneira que podemos acompanhar o criador da sitcom Everybody Loves Raymond nas suas viagens gastronómicas à volta do planeta. Para ficar de barriga cheia sem sair do sofá.

Netlfix

Samurai Gourmet

Baseada nos manga Kodoku no Gourmet, de Masayuki Qusumi e Jiro Taniguchi, esta produção da Netflix acompanha um homem que, depois de reformado, se dedica a comer e beber o que sempre quis. Ele e o seu alter ego: um samurai.

Netlfix

Publicidade

Ugly Delicious

É a melhor série gastronómica dos últimos anos. Em cada episódio, o chef norte-americano David Chang viaja pelo mundo e fala com amigos, colegas e especialistas sobre um prato (pizzas, tacos, etc.). É o ponto de partida para uma análise cultural e sociológica mais abrangente e muito calórica.

Netlfix

Anthony Bourdain: No Reservations

O último episódio de No Reservations foi para o ar em 2012 e Anthony Bourdain deixou-nos em 2018. Ainda assim, não podíamos deixar de incluir a saudosa série documental nesta lista. Afinal, continua a ser um dos melhores programas de comida. E de viagens. E de cultura.

My Cuisine, posição 622 do MEO. Qui 22.00

Mais para ver

Filmes, Shawshank
©IMDB

Os melhores filmes na Netflix

Filmes

Há drama, há comédia, há acção, histórias para rir desmedidamente, para roer as unhas, para colar ao ecrã horas a fio sem qualquer noção de vida exterior. Compilámos o que de melhor existe actualmente na plataforma de streaming para que não tenha de o fazer e damos-lhe uma boa dose de sugestões abaixo. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.

Karate Kid
©IMDB

Os melhores filmes de luta no cinema

Filmes

Há artes marciais, wrestling, boxe, luta de rua, há histórias que se constroem em torno dos punhos, há veracidade e ficção e ambas. A premissa foi combinar argumento e execução para chegar a uma obra digna, seja ela de produção megalómana Hollywoodesca ou independente, na lista que se segue tem opções para todos os gostos. Fique a conhecer os melhores filmes de luta no cinema.

Publicidade
Mid90s
Tobin Yelland/A24

Sobre rodas: filmes de skate no cinema

Filmes

No final da década de 80, a tábua faria das ruas o habitat natural e a popularização do skate foi exponencial, transformando os skaters num ponto contra-cultural que continuaria a crescer até à actualidade. Hoje, a indústria é uma das mais apetecíveis e rentáveis. Da moda ao cinema, a transversalidade acentuou-se e o que era visto como marginal subiu ao patamar da normalização. Nomes como Spike Jonze ou Jonah Hill haviam de contribuir definitivamente para a simbiose e são por isso alguns dos nomes obrigatórios nesta que é a lista dos filmes de skate no cinema.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade