A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Gladiador
©IMDBRussel Crowe em Gladiador

Filmes que ganharam o Óscar de Melhor Filme e que pode ver na Netflix

A Netflix muda o catálogo várias vezes, mas há sempre longa-metragens galardoadas com o Óscar de Melhor Filme para ver

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
e
Tiago Neto
Publicidade

Nunca é tarde para se pôr a par dos filmes que no passado foram eleitos os melhores do ano pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Todos os títulos desta lista ganharam um dia o Óscar de Melhor Filme, e há também campeões das estatuetas, que além do acima referido foram agraciados em outras categorias. Na lista que se segue encontra uma verdadeira parada de estrelas em histórias absolutamente memoráveis, e tudo à distância de um clique no serviço de streaming. Aproveite para ver ou rever agora estes filmes vencedores do Óscar na Netflix.

Recomendado: 15 filmes originais Netflix que não pode perder

Filmes na Netflix que ganharam o Óscar de Melhor Filme

'Gandhi', Richard Attenborough (1982)

A película biográfica de uma das mais marcantes figuras do século XX, Mohandas Karamchand Gandhi, venceu, ao todo, oito estatuetas douradas. Entre elas estão as distinções para o britânico Attenborough por Melhor Filme e Melhor Realizador, e para Ben Kingsley e a sua brilhante interpretação daquele que foi o líder do movimento de independência da Índia.  

'África Minha', Sydney Pollack (1985)

Um clássico dirigido por Sydney Pollack e protagonizado por Meryl Streep, no papel da aristocrata e escritora dinamarquesa Karen Blixen que usava o pseudónimo de Isak Dinesen. Blixen é casada com um barão mulherengo, mas quando se mudam para Nairóbi, no Quénia, esta acaba por se apaixonar por um caçador independente. É um dos seus melhores, mais carismáticos e representativos papéis.

Publicidade

'A Lista de Schindler', Steven Spielberg (1993)

Este foi o filme que consolidou definitivamente o sólido estatuto de Liam Neeson na indústria cinematográfica americana, abrindo-lhe portas para mais e sobretudo melhores papéis. Ele é Oskar Schindler, um industrial alemão que durante a II Guerra Mundial salvou mais de mil judeus do campo de concentração de Auschwitz. No total, o filme conquistou sete Óscares, entre os quais o de Melhor Realizador para Steven Spielberg.

'Forrest Gump', Robert Zemeckis (1994)

É provavelmente a personagem com o mais baixo quociente de inteligência na história do cinema, mas é, também, uma das mais populares. No filme de Robert Zemeckis, Hanks cria um Forrest Gump simplório que, ainda assim, conserva muitos e bons atributos, o que o leva a conhecer presidentes e, mesmo, depois de muitos e improváveis feitos e aventuras, encontrar o amor. 

Publicidade

'Beleza Americana', Sam Mendes (1999)

Se Kevin Spacey se tornou quase um tabu em Hollywood, depois das acusações de assédio sexual, não é possível falar de Beleza Americana sem mencionar o actor, que acabou por levar o Óscar para casa. O filme de Sam Mendes retrata na perfeição o falhanço do sonho americano, representado aqui pela existência confortável, conformada, vazia, da classe média suburbana. Lester Burnham (Kevin Spacey) vive uma crise de meia-idade. Está farto da mulher, do trabalho e até da própria família, mas encontra um novo sentido na vida quando conhece uma amiga da filha.

'Gladiador', Ridley Scott (2000)

O épico de Ridley Scott arrecadou cinco Óscares, um dos quais para Melhor Filme e outro para Melhor Actor, atribuido a Russel Crowe, que aqui veste a pele de Maximus Decimus Meridius, um general do exército romano que, depois de se tornar escravo, acaba por ficar com Roma aos pés. 

Publicidade

'Chicago', Rob Marshall (2002)

Foi preciso esperar mais de 30 anos para que um musical voltasse a conquistar o cobiçado Óscar de Melhor Filme, e a honra coube a esta versão tardia do original da Broadway. Chicago teve 13 nomeações para seis estatuetas ganhas. Rob Marshall dá-nos um filme musical “à antiga”, que adapta o musical da Broadway com o mesmo título, passada na Chicago dos anos 20. Duas mulheres, um artista de vaudeville e uma dona de casa, que mataram marido, irmã e namorado que as traíram, aguardam julgamento na cadeia. Elas são Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger. Richard Gere faz um advogado bem-falante. 

'The Departed: Entre Inimigos', Martin Scorcese (2006)

Para derrubar a máfia irlandesa de Boston, a polícia envia um dos seus homens para trabalhar como agente infiltrado, não se apercebendo de que a organização fez o mesmo. O filme é um remake de Infiltrados, realizado por Andrew Lau e Alan Mak em Hong Kong em 2002, mas ainda assim valeu a Martin Scorsese o Óscar de Melhor Realizador. O elenco conta com Leonardo Di Caprio, Mark Wahlberg e Jack Nicholson.

Publicidade

'Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)', Alejandro G. Iñárritu (2014)

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro González Iñárritu conta a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), uma antiga estrela de cinema que se vê confrontada com problemas financeiros ao mesmo tempo que assiste à desintegração da família e vive atormentada por dúvidas existenciais. Riggan Thomson desespera pelo regresso à ribalta e, para isso, resolve apostar tudo na Broadway.

Mais sugestões cinéfilas

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Ainda assim, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror.

  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível (mas qual é que não é?), que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Publicidade
  • Filmes

É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. São os 100 melhores filmes de ficção científica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade